Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 1 votos - 5 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Fabricados para não durar
16-03-2011, 16:50
Mensagem: #1
Fabricados para não durar
Um excelente documentário que não trás nenhuma novidade para muitos, mas sempre importantes de serem divulgados. Fala sobre a fraca duração de vida dos produtos actuais, como carros, electrodomésticos, informática, etc... e dos seus esquemas de consumismo.

http://www.rtve.es/noticias/20110104/pro...2498.shtml

(O Link acima contém o video)

Quem não se lembra dos pais ou avós terem TV's de duravam 20 anos.... e carros que superavam (e ainda superam) de longe a longevidade dos actuais?

Quem não acha ridiculo campanhas do Governo enviar carros com 8 a 10 anos para abate, quando eles são perfeitamente funcionais e podem servir várias gerações?

[Imagem: pplware_moderator.png]
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
16-03-2011, 17:31
Mensagem: #2
RE: Fabricados para não durar
Pois... mas TODAS as empresas que fabricavam coisas boas, ou foram à falência ou mudaram drasticamente... Ao fazer do bom, ou se vende caro, ou vai-se à falência, pois chega a uma altura em que as vendas param... tbm podem fazer varios projectos atras uns dos outros, mas isso ficaria em mais despesa. Por outro lado, se fizerem porcaria, venderem barato, estarao sempre a vender e ganhar pois o que fizeram ja esta no lixo, e o consumidor precisa de um novo...

Ou se escolhe honestidade, ou se escolhe Negócio Big Grin
Porque achas que a china tem tanto poder de compra? porque só fazem m****.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
17-03-2011, 12:50
Mensagem: #3
RE: Fabricados para não durar
Tens o grande exemplo das marcas "Famel" e "Casal", marcas portuguesas de motorizadas que denotavam grande qualidade na construção de motores e que simplesmente se foram... o pessoal começou a comprar a chinesada que começou a apareçer Wink
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
17-03-2011, 15:53
Mensagem: #4
RE: Fabricados para não durar
Há outros grandes exemplos no dia a dia... de marcas que já foram boas e já não o são, porque viraram-se para a produção em massa de fraca qualidade.

Quem nunca reparou na primeira geração da Renault Clio, que ainda circula sem dar grandes problemas, e os novos é só vê-los encostados às boxes, ou porque partiram o radiador, ou porque as correias isto ou aquilo... e vamos a ver as peças são de fraca qualidade com acabamentos em plastico? ...

Quem não se lembra de comprar portáteis que duravam anos, autêntico material de guerra... e hoje em dia é só vê-los a avariar passado 2 anos... baterias que ficam viciadas em menos de 2 anos, plasticos a partir pelos cantos.. etc...

Vivemos numa Era onde as coisas são descartáveis e o consumismo reina... espero que um dia as mentalidades mudem. E atenção ao barato... por vezes é o que saí mais caro.

[Imagem: pplware_moderator.png]
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
17-03-2011, 16:25
Mensagem: #5
RE: Fabricados para não durar
aFriend, tocas num grande ponto é verdade mas...

Cada vez mais nós queremos mais, mais e mais e para agravar mais barato...

Falas-te dos carros,
Quem é que a 20anos atrás tinha carro?Pois...e quem tinha, tinha um...contra mim falo que em minha casa para duas pessoas existem 3carros...
Cada vez mais queremos mais por menos e isso vai reflectir-se na qualidade final...
A 20anos atrás, compravas um carro para te poderes deslocar e essa compra era feita para "a vida", hoje em dia compras um carro e passados uns meses sai um novo modelo, como é obvio já começas logo a pensar na troca...obvio que para te facilitar isso o carro tem de ser mais barato, e ao ser mais barato vai ter qualidade inferior.

Falas-te nos portáteis...
Quanto te custava um portátil a 10anos atrás?
Eu comprei um Compaq já deve de ter a volta dos 10anos por 300Cts...ou seja o equivalente a 1500€...e nada se comparava a um topo de gama.
Hoje em dia, por 299€ já compras um portátil...
Baixaram o preço...obvio que vão ter de baixar a qualidade...

Outro dos graves problemas para isso acontecer, é a concorrência que todos dizem que é bom...e eu digo...é bom sim, mas da forma como a utilizamos e queremos utilizar...é bom uma treta...
Por mais barato que faças alguma coisa, há sempre um cromo qualquer disposto a ganhar menos uns cêntimos que tu...logo o que é que acontece...tu ou baixas também ou então ninguém te compra...e como vais ter de baixar ainda mais o preço que o teu concorrente vais ter de retirar qualidade ao que estás a vender...Por isso meus amigos é que digo...
Baixar os preços, nunca...aumentar a qualidade do que faço?sim!
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
22-03-2011, 19:11
Mensagem: #6
RE: Fabricados para não durar
Algo que todos já notávamos a algum tempo...
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
22-03-2011, 20:15
Mensagem: #7
RE: Fabricados para não durar
(17-03-2011 16:25)RaCcOn Escreveu:  aFriend, tocas num grande ponto é verdade mas...

Cada vez mais nós queremos mais, mais e mais e para agravar mais barato...

Falas-te dos carros,
Quem é que a 20anos atrás tinha carro?Pois...e quem tinha, tinha um...contra mim falo que em minha casa para duas pessoas existem 3carros...
Cada vez mais queremos mais por menos e isso vai reflectir-se na qualidade final...
A 20anos atrás, compravas um carro para te poderes deslocar e essa compra era feita para "a vida", hoje em dia compras um carro e passados uns meses sai um novo modelo, como é obvio já começas logo a pensar na troca...obvio que para te facilitar isso o carro tem de ser mais barato, e ao ser mais barato vai ter qualidade inferior.

Falas-te nos portáteis...
Quanto te custava um portátil a 10anos atrás?
Eu comprei um Compaq já deve de ter a volta dos 10anos por 300Cts...ou seja o equivalente a 1500€...e nada se comparava a um topo de gama.
Hoje em dia, por 299€ já compras um portátil...
Baixaram o preço...obvio que vão ter de baixar a qualidade...

Outro dos graves problemas para isso acontecer, é a concorrência que todos dizem que é bom...e eu digo...é bom sim, mas da forma como a utilizamos e queremos utilizar...é bom uma treta...
Por mais barato que faças alguma coisa, há sempre um cromo qualquer disposto a ganhar menos uns cêntimos que tu...logo o que é que acontece...tu ou baixas também ou então ninguém te compra...e como vais ter de baixar ainda mais o preço que o teu concorrente vais ter de retirar qualidade ao que estás a vender...Por isso meus amigos é que digo...
Baixar os preços, nunca...aumentar a qualidade do que faço?sim!

Atenção... falando em relação à grande generalidade dos produtos, isso não é verdade!
E o melhor exemplo vem da gasolina:
http://www.jornaldenegocios.pt/home.php?...&id=474401
Não baixa porque não querem! Aliás, as marcas têm cerca de 7/10 cêntimos de margem para baixar... é a crise, é a crise, vendem menos mas... apresentam mais lucros! Porque será?
Talvez por nunca baixarem o mesmo valor que subiram? Isto, por vezes em duas três semanas... o barril está a x e sobe para y, a gasolina sobe 5 cêntimos... o barril volta ao x e a gasolina desce 2 cêntimos!
É a ganância do lucro. É o monopólio da GOLPE!
Isto é um exemplo!
Outro... um amigo meu lida com Spas, clínicas de beleza, etc. Uma marca de aparelhos de laser para depilação custa, vinda do fabricante, entre 0s 100/500 euros, dependendo das suas funcionalidades. É comercializada no nosso mercado à volta dos 40.000 euros. 40.000 euros... sim! Só porque o mercado da beleza e da vaidade assim o permite?
E é equipamento que em dois anos fica ultrapassado!
Mesmo em informática... nós sabemos perfeitamente que se um pc de marca com certas especificações custa 800 euros, nós conseguimos montar um com as mesmas ou melhores especificações por bem menos!
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
22-03-2011, 21:09 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 22-03-2011 21:12 por aFriend.)
Mensagem: #8
RE: Fabricados para não durar
@BladeRunner

"Mesmo em informática... nós sabemos perfeitamente que se um pc de marca com certas especificações custa 800 euros, nós conseguimos montar um com as mesmas ou melhores especificações por bem menos!"

Depende muito mesmo... há obviamente um abuso nos preços, mas normalmente as marcas que vendem mais caro apresentam mais qualidade.. nessas marcas destaco Apple e Sony... são dos computadores que me passaram nas mãos (meus e de amigos) que vi durarem mais tempo.

Ao passo de outras ditas marcas que reclamavam ter o mesmo por dentro... por menos dinheiro, nem sempre apresentam uma qualidade tão longinqua...

Um breve exemplo.. Já tive portáteis de várias marcas e todos eles rondaram os 800-900 euros... a duração média de vida deles foi entre os 3 anos...

Primeiro, começou o desgaste na carcaça. Tintas a saltar... ficar escuro.. botões a quebrar...a ficarem com o tempo cada vez mais "maleáveis" e barulhentos.

Depois, baterias a morrer com média de 1... 2 anos... assim como desligamentos do nada, sem causas aparentes. Por fim motherboards a morrer ao ponto de que a compra de uma vale quase o preço do portátil nessa altura, o que não compensa o arranjo.

Desde que passei a investir um pouco mais, desde Sony's a Apple's... ou seja, dos 900 euros que gastava em media, passei a gastar 1200 a 1400.... passei a ter computadores que me duravam muitos mais anos e nenhuma dessas falhas se apresentaram até hoje. Continuam "robustos" desde o primeiro dia de compra... falhas embora haja (afinal são máquinas e nenhuma está isenta) são coisas simples. Nada que se compara aos restantes (e tive desde Toshibas, a HP's, ASUS, ACER, Compaq.. etc..)

Há mesmo um conjunto de factores, que por vezes justificam o preço.. por isso dizer-se que por menos pode-se comprar o mesmo, nem sempre é assim. Isso sim, é válido nos Desktop PCs... agora portáteis nem por isso.

Depois há outros pormenores, que é na encomenda dos próprios chips. Nem todas as marcas exigem dos fabricantes parametros de qualidade elevada, e os mesmos chips (Sejam Nvidia, sejam Intel.... etc... ) passam por parametros diferentes de aprovação. Mas atenção, não é um caso isolado na informática... é mesmo em toda a industria, que normalmente existem fabricas generalistas para produtos de várias marcas, mas dentro dessas próprias fabricas há diferentes exigências e há como que "clientes premium" onde os próprios trabalhadores quando sabem que estão a tratar de encomendas para essas fabricas, sabem que a margem de erro para dar o certificado ao produto, é mais curta.

Aqueles chips mais "marados" normalmente acabam sempre em máquinas de baixo custo. Se tiverem oportunidade de falar isto com pessoal que tenha ligações a fabricas, podem confirmar mesmo isso.

Não estou com isto a querer dizer que não haja muito desajuste de preços, porque há... mas nem sempre as coisas são tão lineares quanto parecem. E falo por longa experiência própria que se fosse a contabilizar os produtos que já comprei, de várias marcas... assim como aqueles de familiares, conhecidos e amigos, confirma-se que a tendência de avarias para produtos ditos "mais baratos" é elevada. Mas lá está.. hoje em dia os produtos são feitos para as massas, e os esquemas destas marcas rentabilizarem o que vendem é mesmo aquilo que fala no documentário... há como que um estudo que "programa" estas máquinas a avariar em curto tempo (de preferencia fora da garantia) para estas empresas continuarem a lucrar.

Aquelas que já vendem caro, não precisam tanto dessas manobras, mas usam outras.. que é aliciar os clientes com novos produtos e puxar pelo nosso consumismo. Mas nesse aspecto, só vai na convesa quem quer. Eu tenho actualmente 2 macbook's com 3 anos, ainda estão como novos, sinto-me tentado aos novos mas como sei que ainda dão para os gastos não caio na tentação.

[Imagem: pplware_moderator.png]
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
22-03-2011, 21:25
Mensagem: #9
RE: Fabricados para não durar
Por isso referi os PCs... não falei em portáteis.Wink
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)