Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 1 votos - 5 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Mia Couto - Geração à Rasca - A Nossa Culpa
13-09-2015, 00:36
Mensagem: #30
RE: Mia Couto - Geração à Rasca - A Nossa Culpa
Com exemplos destes, pode-se mesmo dizer Geração à Rasca.

Especialistas defendem que o horário escolar deve ser adaptado ao relógio biológico dos alunos para melhorar o rendimento.

Quem lida com adolescentes, provavelmente, já os ouviu queixarem-se da hora a que começam as aulas. Demasiado cedo, na opinião de muitos, que reivindicam mais horas de sono. Esta reclamação ganhou força esta semana, depois de um grupo de cientistas do Reino Unido, que se prepara para testar a ideia, ter dito que seria mais benéfico para os adolescentes que as aulas começassem às 10.00. O DN quis saber o que pensam pais, diretores de agrupamento e especialistas na área da saúde em Portugal e a maioria aplaude a proposta, embora considere que já seria razoável se as aulas tivessem início por volta das 09.00.
Os padrões de sono tornam-se mais irregulares na adolescência. "Há na maioria dos adolescentes um atraso na hora de dormir, que tem que ver com aspetos biológicos (o sono chega mais tarde e o cansaço diurno é melhor tolerado) e sociais, como ver programas que dão a horas mais tardias, maior rendimento no estudo noturno ou estar preso a qualquer ecrã, num ritmo muito diferente do de uma criança", explica o pediatra Mário Cordeiro.
Como os adolescentes se deitam mais tarde, "o sono precisa de se prolongar também até mais tarde. O ritmo circadiano já não produz "pardais madrugadores" como em idades infantis". Por isso, começar as aulas mais tarde é, para o pediatra, uma boa proposta. " Todavia, ter horários só da parte da tarde já é errado, porque não sobra depois tempo para estudar, ter atividades desportivas ou culturais ou simplesmente "estar", ao fim do dia. Defendo que as aulas comecem às 10.00 e terminem o mais tardar às 17.30, 18.00", afirma, lamentando que "quem desenha os horários raramente pense nas diferentes necessidades de saúde e características dos vários grupos etários".

In DN

Progster
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Mensagem neste Tópico
RE: Mia Couto - Geração à Rasca - A Nossa Culpa - progster - 13-09-2015 00:36

Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)