Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 1 votos - 5 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Mia Couto - Geração à Rasca - A Nossa Culpa
06-12-2015, 11:10
Mensagem: #31
Mia Couto - Geração à Rasca - A Nossa Culpa (comentario de 2012-09-12)
Coloco neste forum, o mesmo comentário que coloquei na página onde vi pela primeira vez esta "critica mordaz, porquanto inegavelmente precisa" do consagrado Mia Couto.


Não encontro em mim suficiente gabarito intelectual, para emitir comentários acerca deste
excelente artigo, que exprime duma forma sublime, algo que também me aflige.
Não poderia estar mais de acordo, com o merecido puxão de orelhas aos Papás,
mentalmente impreparados, chauffeurs particulares desta geração, crescida na coqueluche
dos seus lares, transformados em hotéis de 5 estrelas, onde nada pode faltar ao menino e à
menina.

Estes pequenos ditadores, vão-se habituando a dar ordens aos seus progenitores, com uma
libertinagem descontrolada, oriunda da revolução dos cravos.
Ainda assim, atrever-me-ia a perguntar se não seria justo afirmar: "a culpa não é só deles",
na parte final do seu texto.

O "só" seria aplicado, à deficiente Auto-regulação (no sentido da capacidade para
disciplinarem o seu próprio comportamento) com que esta Geração-Z parece estar
afectada.
Como profissional na área das novas tecnologias, sendo a formação uma das actividades
exercidas, cumpria-me alertar os formandos para os perigos da Informática, dos quais
destaco o livro: "O Segundo Eu - Os Computadores e o Espírito Humano", onde se alerta
para a tendência das pessoas se isolarem numa relação cada vez mais íntima com a
máquina, passando esta a ser uma projecção do seu próprio Eu.

Excluindo a desculpabilização total, até que ponto não se deveriam incluir as vicissitudes das novas tecnologias, na perturbação da geração em apreço ?

12 de Setembro de 2012 às 02:37
Cândido M. Rodrigues
Smile
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Mensagem neste Tópico
Mia Couto - Geração à Rasca - A Nossa Culpa (comentario de 2012-09-12) - cmrodrig - 06-12-2015 11:10

Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)