Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
CPU cai para 0% aleatoriamente
29-03-2011, 16:51 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 29-03-2011 16:53 por Raicuparta.)
Mensagem: #1
Windows CPU cai para 0% aleatoriamente
HP Pvillion dv6-1330ep
Windows 7 x64
Intel Mobile Core 2 Duo T6600 @ 2.20GHz
RAM 4.0GB DDR3
ATI Mobility Radeon HD 4650
IDT High Definition Audio CODEC

Estou com um problema, ao que parece lá de vez em quando o CPU baixa para 0% durante uns segundos, sem razão aparente. Nos jogos, isto faz com que o jogo esteja constantemente a prender, mas sem nenhum padrão constante. Quando tento assistir vídeos, com qualquer media player, também acontece o mesmo, a imagem e o som sempre a prender.

Mas isto só acontece no Windows, neste caso Windows 7, ainda não experimentei com outra versão. No Ubuntu, não tenho problemas relacionados com isto, os vídeos correm perfeitamente, e até um dos jogos que prende no Windows (Minecraft) corre sem problemas no Ubuntu.

O portátil está na garantia, mas tenho um problema. Sem querer desfragmentei a partição de recuperação, o que fez com que esta deixasse de funcionar, e quando precisei de formatar tive de instalar outra versão do Windows. Será que há alguma diferença entre os sistemas operativos, apesar de serem os dois x64? Sei que o da partição de recuperação vinha com os drivers, mas já instalei tudo o que está na página da HP.

Obrigado.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
29-03-2011, 17:50
Mensagem: #2
RE: CPU cai para 0% aleatoriamente
Pois, convém nunca usar os drivers que o Windows define automáticamente, normalmente essas falahs de performance acontecem quando se usa esses drivers.

Os drives que instalaste da HP, são os do Audio, Chipset e Video?

[Imagem: pplware_moderator.png]
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
29-03-2011, 18:30
Mensagem: #3
RE: CPU cai para 0% aleatoriamente
O de áudio era o da HP, mas depois o Windows Update actualizou-o. O de vídeo já não era o da HP, porque quando tento instalar nem sequer me permite instalar o driver, só o software Catalyst. O que fiz foi instalar uma versão adaptada aos portáteis do mais recente driver de vídeo da AMD. O do Chipset, se não me engano, foi do site da HP também. Mesmo assim, vou tentar desligar a instalação automática de drivers do Windows (sei como fazer) e instalar novamente os drivers.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
29-03-2011, 18:41
Mensagem: #4
RE: CPU cai para 0% aleatoriamente
Sim, convém mesmo porque aposto que são eles que estão a fazer esse "bootleneck" ao CPU.

Já me aconteceu isso em vários portáteis com Win7 (e vista) e quando punha drivers oficiais até mesmo dos próprios fabricantes (nvida ou ATI) invés da marca do portátil.. os problemas ficaram resolvidos.

[Imagem: pplware_moderator.png]
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
29-03-2011, 18:45
Mensagem: #5
RE: CPU cai para 0% aleatoriamente
(29-03-2011 18:41)aFriend Escreveu:  Sim, convém mesmo porque aposto que são eles que estão a fazer esse "bootleneck" ao CPU.

Já me aconteceu isso em vários portáteis com Win7 (e vista) e quando punha drivers oficiais até mesmo dos próprios fabricantes (nvida ou ATI) invés da marca do portátil.. os problemas ficaram resolvidos.
Agora fiquei confuso, devo instalar os drivers que estão no site da HP ou os mais recentes da ATI?

Muito obrigado pela ajuda.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
29-03-2011, 19:13 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 29-03-2011 19:19 por aFriend.)
Mensagem: #6
RE: CPU cai para 0% aleatoriamente
Se possível tenta mesmo directamente da ATI... normalmente são mais actuais do que aqueles que a própria HP deve ter. ( http://www.amd.com/us/products/notebook/...-4600.aspx )

No caso do problema persistir, o ideal será deinstalar esses e instalar os da HP. Há certos pormenores de chipset ou até mesmo firmwares que são alterados que fazem com que certos drivers nativos não tenham o melhor desempenho. Não sei ao certo se poderá ser o caso desse modelo, mas fica a dica "just in case" Wink

Um pequeno aparte que acredito que já tenhas feito, antivirus, scan.. tudo actualizado e limpo certo?

[Imagem: pplware_moderator.png]
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
29-03-2011, 19:53
Mensagem: #7
RE: CPU cai para 0% aleatoriamente
A HP não desenvolve esses drivers, limita-se a certificar que determinada versão, depois de testada, é compatível com o seu hardware.

Em muito casos é aconselhável usar os da marca do portátil ou os certificados pela Microsoft via MS update.

Mas testar os da ATI não pode fazer mal nenhum...

Redes e Servidores - Tendências e tecnologias de redes e servidores

O Útero Trémulo - Gestação de ideias para um mundo melhor Tongue
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
29-03-2011, 19:55
Mensagem: #8
RE: CPU cai para 0% aleatoriamente
Eu basicamente já testei todos os possíveis, por isso não me parece que o problema esteja aí.
Não há maneira de tentar identificar o que está a causar o CPU a 0%?
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
29-03-2011, 22:14 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 29-03-2011 22:15 por aFriend.)
Mensagem: #9
RE: CPU cai para 0% aleatoriamente
Se o computador estiver "limpo" sem bichos pelo meio, os drivers não resolverem a situação... poderá ser alguma falha do próprio Windows que talvez só mesmo com uma re-instalação resolva...

É de facto estranho, esses "sintomas" todos já me aconteceram em várias máquinas (todas elas portáteis) e ficava sempre resolvido com os drivers da gráfica... especialmente.

[Imagem: pplware_moderator.png]
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
29-03-2011, 22:54
Mensagem: #10
RE: CPU cai para 0% aleatoriamente
Por momentos parecia-me que tinha resolvido com um update dos drivers do chipset, mas parece que foi só o efeito placebo afinal -.-

Quero experimentar o Windows XP, mas para isso preciso ter os drivers SATA primeiro, se não me engano. O meu problema é saber onde arranjar esses drivers, para o sistema que tenho,
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)