Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
PC Desliga-se
30-03-2011, 00:41
Mensagem: #1
PC Desliga-se
Boas pessoal... Um colega meu do trabalho, pediu-me para resolver um problema com o computador dele que não acedia a Internet. E Quando eu ligo PC vejo que está instalado um antivírus chamado XP total security 2011 e que depois de uma breve pesquisa na Internet descobri que era um falso antivírus. Só que, o PC Tem outro problema que é o de desligar-se sozinho. O PC é um portátil Acer Aspire 9100. também andei a pesquisar na net como resolver o problema e vi que algumas pessoas tinham o mesmo problema com computadores da acer embora, não tenham mencionado o mesmo modelo. Dizem que é uma configuração da BIOS que faz com que a ventoinha do processador gire a uma velocidade inferior a recomendada fazendo-o aquecer demasiado e consequentemente deitando o sistema abaixo. Alguém sabe como actualizar a BIOS? se puderem me ajudar em alguma coisa, fico muito grato.
Muito obrigado
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
30-03-2011, 10:26
Mensagem: #2
RE: PC Desliga-se
(30-03-2011 00:41)Leonardo Escreveu:  Boas pessoal... Um colega meu do trabalho, pediu-me para resolver um problema com o computador dele que não acedia a Internet. E Quando eu ligo PC vejo que está instalado um antivírus chamado XP total security 2011 e que depois de uma breve pesquisa na Internet descobri que era um falso antivírus. Só que, o PC Tem outro problema que é o de desligar-se sozinho. O PC é um portátil Acer Aspire 9100. também andei a pesquisar na net como resolver o problema e vi que algumas pessoas tinham o mesmo problema com computadores da acer embora, não tenham mencionado o mesmo modelo. Dizem que é uma configuração da BIOS que faz com que a ventoinha do processador gire a uma velocidade inferior a recomendada fazendo-o aquecer demasiado e consequentemente deitando o sistema abaixo. Alguém sabe como actualizar a BIOS? se puderem me ajudar em alguma coisa, fico muito grato.
Muito obrigado

Aconselhava-te a procurar primeiro assistência junto de uma loja de reparações, porque actualizações da BIOS são perigosas e falo por experiência própria, têm tudo para correr mal...se nunca fizeste nenhuma, não o deves fazer.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
30-03-2011, 10:38
Mensagem: #3
RE: PC Desliga-se
Se é uma configuração na BIOS, talvez a consigas modificar sem sequer ter que actualizar, não?
Se decidires realmente actualizá-la, poderás conseguir a actualização correcta para o modelo em questão aqui: http://support.acer-euro.com/drivers/downloads.html
Antes de te lançares a actualizar isso às cegas, informa-te antes dos procedimentos correctos.
Boa sorte.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
30-03-2011, 11:42
Mensagem: #4
RE: PC Desliga-se
Boas outra vez... quando eu acedia a bios o pc ia abaixo... Todas as vezes que eu executava uma ferramenta de remoção de vírus o pc ia imediatamente abaixo e ficava muito quente. tentei executar o Mlwarebytes, mas nem se quer instalou. Instalei o spybot S&D e quando fazia o scan o pc desligava-se... Depois tentei com o combofix e Desligava-se na mesma. Então resolvi experimentar o antivirus da Microsoft e ele fez o scan completo a maquina e já está ligado ha mais de 3 horas e ainda não foi abaixo... Gostava também de vos dizer que o antivirus detectou 3558 ameaças no computador. neste momento está a tentar remover as ameaças, mas o pc já não está a aquecer como aquecia. Curioso não? Será que o virus interfere com a BIOS?
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
30-03-2011, 14:07
Mensagem: #5
RE: PC Desliga-se
Já la vai o tempo em que os virus atacavam a BIOS. Pelo menos acho que esse tipo de ameaças já não existe.

Quanto ao problema mais em questão.. Que tens viroses é um facto, mas apesar de estas ajudarem a que o PC se desligue, não são estas o grande problema. Um pc com boa refrigeração nunca teria esse problema de aquecimento pois o máximo que o virus pode estar a fazer é por o teu cpu a full load... se ele aquece o suficiente para se desligar é porque primeiro que tudo tens problemas de temperaturas.

Tenta limpar a caixa por dentro de forma a remover o máximo pó possível. Um compressor é bastante bom, desde que não utilizes pressão a mais que pode danificar algum componente. Troca a massa térmica do CPU, e se tiveres em condições de fazer um pequeno investimento, troca de cooler. Verifica também se o sobreaquecimento vem do CPU ou do GPU(grafica), pois pode ser esse o caso.

cumps!

[Imagem: 32545946.gif]
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
30-03-2011, 17:08
Mensagem: #6
RE: PC Desliga-se
Podes sempre executar um programa que te coloque os coolers sempre no máximo.

Podes utilizar o programa SpeedFan para o fazer.

Cumps,
Manuel Rocha

[Imagem: pplware_staff.png]
Licenciado em Informática para a Saúde pela ESTG Leiria
Mestrado em Informática - Especialização em Sistemas de Informação na Universidade Portucalense
Especialização em Design Gráfico
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
30-03-2011, 18:32
Mensagem: #7
RE: PC Desliga-se
hi there!
Provavelmente o facto de ele se desligar nem é tão grave como parece... já te lembras te de fazer uma simples limpeza ao cooler? É que se não há ventilação... é natural que o portatil fique quente e desligue...
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
31-03-2011, 18:03
Mensagem: #8
RE: PC Desliga-se
Boas! vou tentar fazer uma limpeza e não conhecia este programa das ventoinhas... Por isso vou testar aqui. MUito obrigado pessoal!
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
01-04-2011, 11:54
Mensagem: #9
RE: PC Desliga-se
Boas... Voltei. Instalei o speedfun mas, ele só informa a temperatura do disco... tentei com o everest mas também não informa a temperatura do processador. Quando o pc arranca, a utlização do cpu vai para 100% e só passados 5 minutos é que tudo volta ao normal. Quando eu tento aceder a bios o computador vai sempre abaixo.
Já tentei formatar mas vai sempre abaixo também. Ele só se aguenta quando arranca com o windows xp. Alguém já viu isso alguma vez?
Muito obrigado
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
01-04-2011, 13:00
Mensagem: #10
RE: PC Desliga-se
Nunca me lembro de ter visto um caso destes, no entanto posso especular um bocado.
Quando as temperaturas estão muito altas, acho que é a própria bios que manda o sistema a baixo, logo pode acontecer que mal entres na bios ela faça o check às temps e te desligue o pc, ao contrario de entrares no xp, pode ser que não faça logo o dito check.

De qualquer das formas já sabes que o problema não é virus.. se ainda não arrancaste o XP e ele tem esse comportamento...

Como já disse anteriormente, faz uma limpeza, troca a massa térmica do cpu, e da gráfica também se possível.

cumps

[Imagem: 32545946.gif]
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)