[C#] Jogo 4 em Linha
|
10-04-2011, 16:52
Mensagem: #1
|
|||
|
|||
[C#] Jogo 4 em Linha
Boas,
estou actualmente num curso de programação e costumo ter alguns trabalhos práticos para fazer, e recentemente recebi um trabalho que não estou a conseguir desenvolver, trata-se do clássico jogo "4 em linha" e decidi vir postar aqui no fórum o enunciado do trabalho prático. Queria só referir que o trabalho é feito em C# Console Application. Enunciado: Citar:Pretende-se que implemente um programa em C# que simule o tradicional jogo de Deixo desde de já aqui o meu agradecimento aos que me conseguirem ajudar no desenvolvimento do trabalho |
|||
10-04-2011, 17:30
Mensagem: #2
|
|||
|
|||
RE: [C#] Jogo 4 em Linha
Seria melhor postares qual a tua duvida em concreto, pois ninguém virá aqui fazer te o trabalho..
De forma a dar-te um empurrão vou sugerir algumas coisas que terás que implementar: 1. Para armazenar o tabuleiro o melhor é utilizares uma matriz com as dimensões pretendidas. Fazes as marcações do jogo com uma letra por exemplo.. X para o jogador1 e O para o jogador2 (por ex). 2. Cria métodos que com base numa dada posição verifiquem através de posições relativas se esta feito um 4 em linha ou não. 3. Cria um contador de jogadas 4. A cada jogada verificas se o numero de jogadas efectuada atingiu o limite, e em caso afirmativo terminas o jogo. Caso contrario Aplicas os métodos criados no paço 2. Caso nenhum deles te diga que se fez 4 em linha, então pedes a jogada ao próximo jogador. 5. Relativamente à queda das peças, é fácil.. Inicias a matriz inicial com um carácter qualquer.. vamos supor '_'. Quando um jogador mete numa determinada coluna uma peça, esta vai caindo ate encontrar um carácter diferente de '_'. No momento em que encontrar um carácter diferente de '_' metes na posição a cima. [_ _ _ _ _ _ _] [_ _ _ _ _ _ _] [_ _ _ _ _ _ _] [_ _ X1 _ _ _ _] [_ _ _ X _ _ _] [_ _ _ _X_ _ _] [_ _ _ _ X _ _] Com base no exemplo a cima para verificares as posições relativas à jogada X1(posição xy 4, 3), um dos métodos seria verificares a posição (X1.y -1, X1.x + 1), (X1.y -2, X1.x + 2) ... e por ai fora. Espero que tenha ajudado cumps! |
|||
10-04-2011, 17:49
Mensagem: #3
|
|||
|
|||
obrigado Guilherme de Sousa ;D
vou tentar desenvolver com base nessa explicação. |
|||
10-04-2011, 17:54
Mensagem: #4
|
|||
|
|||
Para as posições relativas a melhor forma é optares por fazer recursão que o codigo fica mais pequeno
cumps! |
|||
10-04-2011, 18:37
Mensagem: #5
|
|||
|
|||
Queria pedir-te só uma coisa... podias-me arranjar só o código do tabuleiro?
|
|||
11-04-2011, 00:36
Mensagem: #6
|
|||
|
|||
Como assim o codigo do tabuleiro? É definires uma matrix e inicializa-la..
Em c# nao sei como é que se faz, pois não é uma linguagem que utilizo, mas se googlares encontras. cumps |
|||
11-04-2011, 20:29
Mensagem: #7
|
|||
|
|||
ok, obrigado na mesma pela dica
|
|||
06-03-2012, 11:53
Mensagem: #8
|
|||
|
|||
Eu também tive esse trabalho para fazer mas nós tínhamos de usar classes.
http://www.mediafire.com/?egzzm56yd89r487 aqui está a minha class se quiseres dar uma vista de olhos. tens de fazer a Form e para por a funcionar e só chamar as funções: para jogar basta chamar a função jogar e enviar a coluna em que joga (numero entre 1 e 7) para verificar basta chamar a função verifica e enviar a coluna em que jogou (numero entre 1 e 7) A função verifica retorna 1 se o jogador 1 ganhar, 2 se o jogador 2 ganhar e 3 em caso de empate para reiniciar basta chamar a função reinicia o tabuleiro esta numa matriz publica chamada tabuleiro (6 linhas, 7 colunas) |
|||
« Mais Antigo | Mais Recente »
|
Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)