Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Computador desliga enquanto é utilizado
14-05-2011, 15:45
Mensagem: #1
Computador desliga enquanto é utilizado
Boa tarde.

Foi-me entregue há uns dias um computador portátil INSYS com o Windows Vista. Segundo me foi reportado pelo seu utilizador, o computador caiu e, desde o impacto que, após alguns minutos de utilização, o computador desligava automaticamente.

Verifiquei as memórias, corri alguns testes e não obtive qualquer erro. Corri testes ao CPU e também não obtive indicações de erro. Finalmente, corri testes ao disco rígido e obtive um conjunto de erros em alguns sectores do componente.

Consegui corrigir alguns desses erros, mas outros permanecem no disco, o que me leva a crer que, devido ao impacto, o disco está fisicamente danificado.

Por outro lado, também tive situações, com este mesmo computador, em que correndo aplicações desde o Hiren's BootCD, este acabou por se desligar também.

A minha questão é: na vossa visão deste problema, o computador desliga-se devido aos danos do disco ou haverá outro problema além deste, nomeadamente na motherboard ou na ligação do disco com a board?

Espero ter-me feito entender e agradeço desde já a vossa disponibilidade para análise desta questão.
Bruno Anacleto
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
14-05-2011, 17:45
Mensagem: #2
RE: Computador desliga enquanto é utilizado
Pode eventualmente haver mais algum problema com a máquina.
Dá ecrã azul antes de se desligar ou outro tipo de erro?


O melhor é mesmo procurares um profissional que te possa ajudar.
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
14-05-2011, 18:01
Mensagem: #3
RE: Computador desliga enquanto é utilizado
Não, não dá qualquer tipo de erro nem surge ecrã azul. Desliga-se, simplesmente...
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
15-05-2011, 10:25
Mensagem: #4
RE: Computador desliga enquanto é utilizado
aconselhava antes de mais a dares uma olhadela pelo event viewer para veres se consegues alguma informação que te guie sobre o problema.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
15-05-2011, 21:52
Mensagem: #5
RE: Computador desliga enquanto é utilizado
verifica se o ventilador está a funcionar.
É o sintoma característico desta avaria (embora tenha dado o tombo e o problema possa ser outro).
Como o PC aquece, chega a uma temperatura limite e desliga.
Vai dando feedback.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
16-05-2011, 09:44
Mensagem: #6
RE: Computador desliga enquanto é utilizado
Bom dia.

Bem, estive a fazer algumas verificações depois do que aqui foi escrito: a refrigeração está a ser feita de forma correcta, a temperatura mantém-se num intervalo estável e o computador aguenta-se relativamente bem quando utilizado a partir de um Live CD, por exemplo. Nesta circunstância, apenas desligou quando corri uma ou outra aplicação de teste ao disco rígido.

Passei pelo Event Viewer e não estão registados erros graves: não há erros de hardware reportados e apenas surgem algumas indicações de pequenas e "comuns" falhas nalguns processos e aplicações que ocorrem de forma esporádica.

Contactando com o proprietário do computador, este esclareceu que a máquina apenas desligava quando utilizada, ou seja, se o computador ligar e não for realizada qualquer actividade (processar texto, navegar na internet, etc.), este permanece ligado, desligando apenas quando se regista alguma actividade.

Constatei, ainda, que após a correcção de alguns sectores do disco, outros permaneceram com falhas, notando, ainda, que, por vezes, o disco não é detectado na BIOS, como se o contacto entre todo o computador e o referido componente fosse perdido.

Pronto, são estas as 'novidades'. Espero que vos possam dar mais algumas luzes sobre a questão e me possam dar mais algumas dicas.

Cumprimentos a todos.
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
30-05-2011, 10:49
Mensagem: #7
RE: Computador desliga enquanto é utilizado
Pelas dicas penso que é mesmo por causa do disco.
O meu portátil maior parte das vezes que liga, mal acaba de ligar, desliga, mas depois volto a ligar e já esta a funcionar, isto por causa de uma pancada que lhe dei.

Pelos "sintomas" que tu referes acho mesmo que é o disco.
Podes realizar mais dois testes, 1º quando ligares o computador esta atento ao disco e repara se ele faz algum barulho estranho, ou então arranja outro disco para testares se o computador liga e funciona normalmente.

Cumprimentos.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
16-06-2011, 21:17
Mensagem: #8
RE: Computador desliga enquanto é utilizado
Se tiveres 2 memórias no pc, faz testes! tiras uma e trabalhas com a outra, vê se continua a fazer o mesmo (trabalha durante o dia com essa memoria para ver se continuas com o mesmo problema), se continuar tiras essa e repões a outra que tiraste e mais uma vez trabalha com ela durante o dia...

Se só tiveres 1 memória tenta arranjar um amigo que te possa emprestar uma memória e exprimenta, se mesmo assim isso continuar a ir abaixo, tirar o teu disco e testa com outro!

abraço
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
01-07-2011, 03:21
Mensagem: #9
RE: Computador desliga enquanto é utilizado
A partida será mesmo do disco, retira o disco fora e se possivel corre um live OS por USB (pen ou assim), se ficar estável durante algum tempo, é porque é mesmo do disco.

Vai dando novidades.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
05-07-2011, 00:17
Mensagem: #10
RE: Computador desliga enquanto é utilizado
Boas,

Muito provavelmente será problemas na motherboard, já me passaram 3 casos de Insys e todos eles com o mesmo problema... Por vezes só com o pc ligado sem nada demais a correr ele desliga...

Nuno Corrêa
Macintosh Technician
:Droplab & i9tech
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)