Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Archlinux vs Ubuntu vs other
17-05-2011, 14:33 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 17-05-2011 14:44 por Guilherme de Sousa.)
Mensagem: #2
RE: Archlinux vs Ubuntu vs other
Se não queres as coisas out of the box, ou se pelo menos não fazes questao que assim seja, aconselho-te realmente archlinux.

É a distribuição que uso já faz 2 anos (ou pelo menos quase), e não me vejo a mudar tão cedo.. alias só mudo se realmente houver grandes mudanças ou da parte do arch (mudanças que não me agradem), ou que surja outro sistema totalmente diferente e inovador.

É verdade que perdes algum tempo a por as coisas a gosto, mas pessoalmente não considero isso uma desvantagem, muito pelo contrario. Depois de teres tudo a funcionar como queres a verdade é que serão poucas as vezes que terás que te chatear com o que quer que seja. As alterações que vão sendo feitas (não tanto a nível da distribuição em sim mas mais a nível de actualizações das apps que utilizas) de forma gradual e bastante mais lentas (leia-se gradual) do que no ubuntu.

Em vez de teres uma grande mudança de 6 em 6 meses, sofres essa mudança forma nivelada ao longo do período o que faz com que qualquer problemazinho que tenhas, o possas resolver pois percebes facilmente de onde é que este surge. Não há scripts de detecção de hardware e afins, e por isso és tu que configuras tudo. Vantagens? Configuras uma vez e esta tudo tratado. No ubuntu se passado 6 meses alterarem os scripts corres riscos de o hardware deixar de ser detectado, pois o universo de configurações (hw) é demasiado vasto para o pessoal da canonical o conseguir testar todo.

Em termos de aplicações,vais ter acesso a T U D O. Não há necessidade de adicionar repositórios pois os repos oficiais são mesmo muito completos. O que não houver nos oficiais(controlados pelo staff do arch) está no AUR (arch user repository) que é um repositório para utilizadores como a sigla indica. Aqui todos podem inserir pacotes e há para todos os gostos, logo a percentagem de aplicações não existentes para a distribuição é ~0%.

No que toca a documentação é a melhor que podes encontrar provavelmente (acho que a de gentoo não é tao completa). Tens uma wiki com a explicação para tudo o que possas imaginar.
O forum não é tão populado como o do ubuntu, mas em termos de 'know how' podes crer que é bem superior.. O facto de ter menos pessoas não é um ponto negativo, pelo contrário, pois não há aprendizes de feiticeiro a atirarem 'bitaites' para o ar sem saberem do que estão a falar.

Se quiseres instalar a distribuição aconselho-te a seguir o begginers guide que está na wiki que é a melhor documentação para o fazeres (tem os steps todos sem excepção).

Para o blog já escrevi dois artigos sobre o arch, se quiseres ler acho que te tirará algumas duvidas:


Introdução/Review

FAQ


Em alternativa podes sempre instalar debian que também é uma excelente distribuição.

Qualquer duvida que tenhas posta ai que terei todo o gosto em ajudarWink Se depois tiveres alguma duvida mais complicada ou qualquer coisa, envia PM e posso dar-te o meu mail.

cumpsWink

[Imagem: 32545946.gif]
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Mensagem neste Tópico
RE: Archlinux vs Ubuntu vs other - Guilherme de Sousa - 17-05-2011 14:33

Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)