Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Wake on Lan Automático
21-05-2011, 20:19
Mensagem: #1
Wake on Lan Automático
Olá a todos,

Eu possuo um NAS da Qnap modelo TS-110 em que o seu sistema operativo é derivado do Linux.

Este NAS alem de permitir configurar uma hora para o seu encerramento, também permite que se agende a sua posterior auto-activação (uma espécie de Wake on Lan por agendamento feita sozinha através do próprio aparelho).

Pergunto se alguém sabe como configurar uma situação igual a esta no Linux (penso que isto no Linux também seja possível porque o sistema operativo do NAS é um derivado do Linux)?

Obrigados
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
21-05-2011, 21:52
Mensagem: #2
RE: Wake on Lan Automático
Boas!

Acho que esse tipo de serviço tem que ser configurado na Bios do pc.

A algumas bords que suportam, wake on lan, wake on ring, e wake after shutdown..

Se existe maneira de fazer isso com o SO eu desconheco..

Espero ter ajudado.

alex

[Imagem: linuxuser.png]
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
21-05-2011, 22:41
Mensagem: #3
RE: Wake on Lan Automático
Olá Alexandre!

Sim isso é um dos requisitos obrigatórios, ou seja, o Wake on Lan tem de ser suportado pela Placa de Rede e activado na BIOS da Matherboard. Alem disto, ele também tem de ser activado no driver da Placa de Rede.

Agora a minha grande curiosidade é como activar um Computador ou NAS através de uma configuração própria e não através de uma mensagem de rede (Magic Packet) como é normal??!!
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
21-05-2011, 22:57
Mensagem: #4
RE: Wake on Lan Automático
Hum..

Vou investigar, depois se tiver novidades eu digo.. Smile

abr
Alex

[Imagem: linuxuser.png]
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
21-05-2011, 23:22
Mensagem: #5
RE: Wake on Lan Automático
Obrigado Smile
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
23-05-2011, 11:05 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 24-05-2011 18:04 por Apaxe.)
Mensagem: #6
RE: Wake on Lan Automático
Andei a estudar melhor a coisa e descobri o seguinte:

O meu NAS não utiliza o WOL para se auto-activar porque a resposta ao comando "ethtool eth0" é a seguinte:

# ethtool eth0
Settings for eth0:
Supported ports: [ TP MII ]
Supported link modes: 10baseT/Half 10baseT/Full
100baseT/Half 100baseT/Full
1000baseT/Half 1000baseT/Full
Supports auto-negotiation: Yes
Advertised link modes: 10baseT/Half 10baseT/Full
100baseT/Half 100baseT/Full
1000baseT/Full
Advertised auto-negotiation: Yes
Speed: 100Mb/s
Duplex: Full
Port: MII
PHYAD: 8
Transceiver: internal
Auto-negotiation: on
Supports Wake-on: pumbag
Wake-on: d
Link detected: yes

Se reparares ao fundo a linha " Wake-on: d" indica-nos que o WOL está desactivado no driver da placa de rede eth0.

Pelo que descobri isto é configurado nas opções ACPI Real Time Clock (RTC) da BIOS da Matherboard, através de uma opção com o nome "Power ON By RTC Alarm". Fiz uma experiência através de um computador pessoal e isto funcionou correctamente, ou seja, ele auto-ligou-se à hora programada na BIOS.

Parece que é possível configurar o ACPI Real Time Clock (RTC) da BIOS também através do próprio Linux, porque é isso que o meu NAS faz.
Se descobrires como se faz através do próprio Linux avisa Smile

Obridado
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
27-05-2011, 19:58
Mensagem: #7
RE: Wake on Lan Automático
Vamos la ver se consigo salvar a pátria e fazer aqui um tutorialzinho Tongue !

1.
Código:
sudo ethtool eth0
Este comando de forma a dar toda a informação tem que ser executado com premissões administrativas (ou com sudo ou subindo a root). Dentro de todo o output dado procurem a linha que diz 'Wake-on:'. Seguindo disto tem uma ou duas letras (ou mais possivelmente). No meu esta:
Código:
Wake-on: g
O g segundo o man do 'ethtool' indica que suporta 'wake on magickpacket' ou seja que com o envio do magicpacket conseguimos ligar a maquina! Caso não tenham o 'g' é porque a placa em principio não suporta (ou pode estar mal configurado na bios).
Nota: no comando utilizei eth0, mas pode ser eth1, e por ai fora.. verifiquem com o comando 'ifconfig' qual a placa que pretendem.

2.
Código:
sudo ethtool -s eth0 wol g
Com este comando conseguimos entao activar o wake on lan. Para que tudo funcione, é necessário que este corra a cada boot portanto o melhor será coloca-lo num local que corra quando o SO inicia. Aconselho portanto a por no ficheiro /etc/rc.local que corre tudo o que esta no seu conteúdo no final do init do SO.

3.
Código:
sudo vim /etc/rc.local
Colocar a seguinte linha
Código:
ethtool -s eth0 wol g &
Aqui já não é preciso 'sudo' pois o script corre sempre com as permissões necessárias.


Espero que seja útilWink

cumps!

[Imagem: 32545946.gif]
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
27-05-2011, 21:17
Mensagem: #8
RE: Wake on Lan Automático
Muito Bom!!

Já aprendi algo novo Smile

Abr
Alex

[Imagem: linuxuser.png]
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
28-05-2011, 17:56 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 28-05-2011 17:57 por Apaxe.)
Mensagem: #9
RE: Wake on Lan Automático
Guilherme, obrigado também pela atenção, e obrigado pelo esclarecimento sobre o WOL.

Apesar do titulo deste tópico referenciar indevidamente o WOL, o que eu pretendo é activar o computador a uma hora especifica sem ser pelo WOL.

Pelo que eu descobri isto pode ser efectuado através de uma opção da BIOS que pode ter normalmente um dos seguintes nomes: "Wake on Timer", "Resume on Alarm", "RTC Alarm Resume", "Power ON By RTC Alarm", ou outras.

Também descobri que esta mesma configuração da BIOS pode ser efectuada através do próprio Linux da mesma forma como acontece no meu NAS. Como no meu NAS esta configuração é efectuada através do acesso Web dele, pergunto quais os comandos ou configurações necessárias para configurar este parâmetro da BIOS através do próprio Linux.

Obrigado
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)