Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Formulário com Query (Dinamico)
31-05-2011, 17:34
Mensagem: #1
Formulário com Query (Dinamico)
Boa tarde

Estou a construir um formulário com estes campos:

Nome Da Obra
Nome do Artista
Upload Do Trabalho-Imagem Original
Upload Do Trabalho-Imagem Pequena
Descrição da Obra
Distrito
Curriculum Vitae - Resumido
Website
Metadados


E preciso de fazer primeiro uma verificação se o nome do artista já existe, caso exista não quero que apareça o campo Distrito e o WEBSITE.

Alguém me pode ajudar? Como faço isto com javascript ou ajax?
Com javascript que código devo usar?
Com Ajax que código devo usar?


Cumps.,

Obrigado.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
31-05-2011, 17:53
Mensagem: #2
RE: Formulário com Query (Dinamico)
Boas EToS,

Antes de mais, acho que deverias ler e compreender um pouco melhor sobre o que é JavaScript e AJAX, antes de começares a trabalhar em algo que não compreendes muito bem o conceito.

JavaScript é uma linguagem de programação que será interpretada pelo browser (client-side), pelo que nunca te deves fiar apenas no JavaScript, mas também em PHP, por exemplo (ou Perl, ou Python ou qualquer outra linguagem de programação server-side), pois o browser do cliente pode nem interpretar JavaScript.

AJAX é JavaScript assíncrono, ou seja, fazes um pedido e não ficas à espera que termine para poderes continuar a navegar/utilizar o site.

Dito isto, para utilizar JavaScript mais facilmente, deves considerar a utilização de uma framework, que já inclui vários tipos de comandos/funções que podes executar de forma fácil, como o jQuery.

Finalmente, tens exemplos de pedidos de AJAX através de jQuery aqui: http://api.jquery.com/jQuery.ajax/

Para saberes fazer aparecer/desaparecer campos, podes utilizar o .hide() e .show() de jQuery.

Isto serve?

BrunoBernardino.com
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
01-06-2011, 12:35
Mensagem: #3
RE: Formulário com Query (Dinamico)
Podes fazer a verificação de campos sem fazer reload da página usando o .ajax() em jQuery, é a mesma coisa que o XMLHTTPRequest em Ajax (Javascript).

Deixo aqui o excerto de como usar o .ajax() para o teu caso:
Não esquecer antes disto fazer as devidas verificações de campos vazios, etc
Citar:$.ajax({
type: "POST",
url: "pagina_verificacao_artista.php", // Aqui dentro desta página tens o devido código para fazer a verificação se existe ou não o artista (vai devolver algo como 1 e 2, 1 para existe, 2 para não existe)
data: "artista=" + $('#idCampoArtista').value(),
success: function(msg){
if(msg == 1){
$('#campoHide1').hide();
...
}
}
});


É impossível fazer isto sem uma linguagem de programação server side, pois não tens forma de aceder a uma base de dados via Javascript.

Deixo aqui um excerto em PHP, para caso seja esta a linguagem que estás a usar como server side e como consequente uma base de dados mysql:
Citar:<?php
$ligacao=mysql_connect("localhost", "user", "pwd") or die ("Erro ao ligar à BD");
mysql_select_db("minha_BD", $ligacao) or die ("Erro ao ligar à BD");


$artista=$_POST("artista");

$query=mysql_query("SELECT * FROM [tabela] WHERE artista='" . $artista . "'");

$resultado=mysql_fetch_assoc($query);

if(isset($resultado["artista"]) || $resultado["artista"] == ""){
echo 2; // Não existe
}
else{
echo 1; // Existe
}
?>



Eu não testei isto, portanto, pode haver a situação de teres de corrigir algo.
Mas mesmo que não uses os excertos que fiz, pelo menos ficas com a ideia de como terás de fazer para fazeres o que queres.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)