Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Macbook Pro aquece mais de um lado
23-06-2011, 15:43
Mensagem: #1
Mac Macbook Pro aquece mais de um lado
Boas, pessoal.

Há uns tempos que tenho andado para perguntar isto. É normal o meu Macbook Pro (13'' de Maio de 2010) aquecer mais do lado esquerdo do que do lado direito?

Cumprimentos a todos!
lfspaulo
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
23-06-2011, 23:08
Mensagem: #2
RE: Macbook Pro aquece mais de um lado
Boas,

Sim é normal. Todos os Macbooks aquecem mais do lado onde está a entrada Magsafe (carregador).
É também onde está internamente situado um dos coolers. Wink

[Imagem: pplware_moderator.png]
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
24-06-2011, 08:08
Mensagem: #3
RE: Macbook Pro aquece mais de um lado
(23-06-2011 23:08)aFriend Escreveu:  Boas,

Sim é normal. Todos os Macbooks aquecem mais do lado onde está a entrada Magsafe (carregador).
É também onde está internamente situado um dos coolers. Wink

É o que eu desconfiava. No entanto, há outra coisa que reparei que é a principal causa para o enorme aquecimento do lado esquerdo: o teclado retroiluminado. Assim que desliguei a iluminação, isto começou a arrefecer de uma forma brutal até valores aceitaveis (que poderão ser causados pelo que disseste) ;-)
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
24-06-2011, 13:05
Mensagem: #4
RE: Macbook Pro aquece mais de um lado
Estranho ter baixado a temperatura por teres desligado o teclado retroiluminado...
Vou testar Smile
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
24-06-2011, 17:17
Mensagem: #5
RE: Macbook Pro aquece mais de um lado
Por acaso nunca reparei nesse factor mas é natural que aconteça, fazendo um julgamento pela lógica... os LEDS gerem calor Smile

E talvez seja outro dos motivos do MacbookAIR não ter teclado retro-iluminado. ( Calor + Energia = Menos autonomia )

[Imagem: pplware_moderator.png]
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
25-06-2011, 09:47 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 25-06-2011 09:48 por lfspaulo.)
Mensagem: #6
RE: Macbook Pro aquece mais de um lado
(24-06-2011 17:17)aFriend Escreveu:  Por acaso nunca reparei nesse factor mas é natural que aconteça, fazendo um julgamento pela lógica... os LEDS gerem calor Smile

E talvez seja outro dos motivos do MacbookAIR não ter teclado retro-iluminado. ( Calor + Energia = Menos autonomia )

Claro, faz todo o sentido. Eu é que nunca me tinha lembrado que este sintoma poderia ser pelo simples facto do meu teclado estar sempre iluminado, pois tinha essa funcionalidade ligada e uso o computador sempre numa zona com "meia-luz" e então o teclado ilumina-se sempre...
(24-06-2011 13:05)RaCcOn Escreveu:  Estranho ter baixado a temperatura por teres desligado o teclado retroiluminado...
Vou testar Smile

Acredita que sim... O lado esquerdo aquecia mesmo bastante... Desliguei a funcionalidade e começou a arrefecer para uma temperatura bem mais aceitável... ;-) Há que ter em conta que o meu teclado estava quase sempre iluminado!
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
25-06-2011, 23:07 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 25-06-2011 23:09 por aFriend.)
Mensagem: #7
RE: Macbook Pro aquece mais de um lado
Mas olha mesmo com o teclado iluminado o aquecimento também não pode ser extremo.

Poderás ter o cooler um pouco sujo e não dissipar com a melhor das eficiencias Wink

Outro ponto, sempre muita atenção se a entrada de ar não fica coberta com algo. Por vezes só o facto de ter o portátil no colo é motivo para tapar a unica entrada/saida de ar e fazer a máquina aquecer um pouco. Acontece-me bastante isso e as vezes a máquina nem está muito quente (internamente) mas externamente sente-se... afinal de contas, eles são de aluminio Big Grin

[Imagem: pplware_moderator.png]
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
26-06-2011, 14:03
Mensagem: #8
RE: Macbook Pro aquece mais de um lado
(25-06-2011 23:07)aFriend Escreveu:  Mas olha mesmo com o teclado iluminado o aquecimento também não pode ser extremo.

Poderás ter o cooler um pouco sujo e não dissipar com a melhor das eficiencias Wink

Outro ponto, sempre muita atenção se a entrada de ar não fica coberta com algo. Por vezes só o facto de ter o portátil no colo é motivo para tapar a unica entrada/saida de ar e fazer a máquina aquecer um pouco. Acontece-me bastante isso e as vezes a máquina nem está muito quente (internamente) mas externamente sente-se... afinal de contas, eles são de aluminio Big Grin

Obrigado! Por acaso uso SEMPRE o portátil em cima de secretária...

Bem, que grande confusão... Depois de me ter lembrado do que tinha andado a fazer aquando da detecção do sobre-aquecimento do lado esquerdo do portátil, decidi fazer alguns testes, ou replicar algumas situações das quais me lembrava. Reparei, então nos seguintes pormenores:
  1. Tinha utilizado o macbook pro sem carregador durante umas três horas. Como estava com uns 65% de bateria decidi pô-lo a carregar. Reparei então que aquele sobre-aquecimento do lado esquerdo (até quase ao trackpad) voltou. Depois de chegar mais ou menos aos 95% ce carregamento a temperatura voltou a estabilizar e não voltou a sobre-aquecer até mesmo depois de estar carregado e esteve assim durante umas duas horas;
  2. Decidi depois correr o iPhoto '11 para editar umas fotos que aqui tinha e reparei que as altas temperaturas do lado esquerdo regressaram. Fui ao iStat e vi que o CPU estava nos 80º. Fui ao Monitor de Sistema e reparei que o iPhoto estava a consumir quase 100% do processador. Assim que fechei o iPhoto '11 passado uns 3 ou 4 minutos já estava com a temperatura normal.

Conclusão: a iluminação do teclado poderá ter sido coincidente com o facto de há dois dias atrás eu estar a carregar a bateria ao mesmo tempo. O facto de ter desligad a iluminação e a temperatura baixar, poderá ter sido coincidente com a bateria ter acabado de carregar.

Agora, não tinha era noção deste efeito do iPhoto :-( Só acontece com a versão '11 ou com a '09 também acontecia? É que nunca tinha reparado!!!
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
26-06-2011, 17:51
Mensagem: #9
RE: Macbook Pro aquece mais de um lado
É natural que use o CPU a 100%... pois as apps todas (especialmente as mais recentes) já usam os Cores todos e do iPhoto 11 não tenho a certeza mas penso que já está a 64-bit... ou seja, aproveita os cpus ao máximo dos máximos...

Mas mesmo assim... 80º parece-me um bocado puxado no iPhoto. No iMovie ou Final Cut sei que é natural pois usa processos de renderização em tempo real em background.. no iPhoto mesmo o 11 não se justifica tamanho aquecimento...

Por exclusão de partes... o iPhoto estava a correr "sozinho" ou tinha apps abertas por trás... (ex: browser... conteúdo flash...etc.) ?

[Imagem: pplware_moderator.png]
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
26-06-2011, 19:34
Mensagem: #10
RE: Macbook Pro aquece mais de um lado
Bem que estava a achar estranho o teclado iluminado fazer com que a temperatura aumentasse assim tanto.
No meu caso testei e não verifiquei qualquer alteração (significativa) de temperaturas.
E sim a carregar a temperatura aumenta um pouco.

No meu caso reparei foi com isto que agora está a aparecer-me a informação de "Reparar Bateria" GRRR...

Já tentei calibrar e parece que não resolveu!Parece que vou ter de trocar de bateria, mas...315Ciclos e a vida a 73% não me parece muito normal ...
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)