Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 1 votos - 4 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Meu Desktop (HP Pavilion Elite m9475pt) não arranca
12-07-2011, 11:02 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 14-07-2011 18:56 por PPkuim.)
Mensagem: #1
Meu Desktop (HP Pavilion Elite m9475pt) não arranca
Boas pessoal,


Desde à uns tempos o meu Desktop (HP pavilion) tem estado com algumas dificuldades em arrancar Sad

Como não percebo muito de computadores (principalmente no que diz respeito ao hardware), irei de seguida explicar o problema na esperança que alguém me consiga dar algumas dicas sobre o eventual problema.

À cerca de um ano qd ia para ligar o PC tudo parecia estar a correr normalmente contudo o PC não arrancou! O ecra ligou-se, mas passado alguns segundos desligou-se (penso que não receber sinal). O único aspecto anormal, e que provavelmente é a causa do problema, é o facto de a ventoinha (penso que da gráfica) continuar a trabalhar a elevadas rotações, quando o normal seria ficar silenciosa após 1 ou 2 segundos.
Na altura, resolvi abrir desligar todos os cabos, abri caixa, soprei um pouco para remover algum pó, voltei a ligar e o problema parece ter desaparecido!!

Esta situação voltou a acontecer mais algumas vezes, mas repetindo o processo tudo voltava a funcionar.Wink

Contudo, à uns dias atrás, quando tentei ligar o PC após uma suspensão, o mesmo tentou arrancar mas não conseguiu. A ventoinha ligava-se, ficava a elevadas rotações durante alguns segundos e depois o PC tentava reiniciar. A única forma de interromper este ciclo era desligar directamente da corrente. Ligando novamente à corrente e tentando ligar o PC acontecia o mesmo (ficava constantemente a tentar reiniciar)!!!Confused

Alguém me consegue explicar o que poderei fazer tentar descobrir qual a causa do problema?

Obrigado.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
12-07-2011, 14:42
Mensagem: #2
RE: Meu Desktop (HP pavilion) não arranca
Boa tarde, consegue aceder há bios? Se sim experimente ver as temperaturas do CPU.
Se estiverem elevadas a solução é remover o Cooler do CPU, limpar a pasta térmica que tem e meter pasta térmica nova.

Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
14-07-2011, 10:48
Mensagem: #3
RE: Meu Desktop (HP pavilion) não arranca
Viva,

O PC não chega a arrancar! Como faço para medir a temperatura da BIOS?

Obrigado.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
14-07-2011, 11:22
Mensagem: #4
RE: Meu Desktop (HP pavilion) não arranca
Então o computador liga (as ventoinhas funcionam) mas não passa imagem para o ecrã é isso?

Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
14-07-2011, 14:39
Mensagem: #5
RE: Meu Desktop (HP pavilion) não arranca
É um problema comum nos pavillion.
É problema da placa gráfica (muito provavelmente).
Esses modelos aquecem muito e tendem a "rebentar" com a gráfica.
Ou seja, se ainda estiver a funcionar, tenta limpar bem a ventoinha de maneira a que ele faça a refrigeração da melhor maneira. Se puderes arranjar uma daquelas bases refrigeradoras, melhor. Toda a maneira que puderes arranjar para arrefecer esse pc ajuda.
Se a placa já estiver mesmo nas "lonas", o melhor mesmo é levares a uma casa para ta repararem e tenta tratá-la melhor da próxima vez.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
14-07-2011, 16:03
Mensagem: #6
RE: Meu Desktop (HP pavilion) não arranca
Viva,

Exacto. O computador liga (as ventoinhas começam a trabalhar) mas não passa disso. Passado alguns segundos (4 ou 5) desliga-se e volta a arrancar automaticamente!! A única forma de interromper este processo é desligar a ficha da tomada.

Como posso verificar se o problema é mesmo da gráfica e se esta está de facto avariada?
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
14-07-2011, 16:11
Mensagem: #7
RE: Meu Desktop (HP pavilion) não arranca
Se não passa nenhuma imagem para o monitor, experimente tirar a memória RAM, limpar com uma borracha branca (se não tiver borracha branca não limpe) volte a colocar as memórias, mas desta vez troque de slot (por exemplo se tiver 2 memórias, tem a memória 1 ligado no slot 1 e a memória 2 ligado no slot 2, depois de limpar ligue a memória 1 no slot 2 e a memória 2 no slot 1).
Faça o mesmo com a placa gráfica, retire, limpe e volte a ligar.
Desligue e ligue os cabos da fonte de alimentação que ligam na Board.

Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
14-07-2011, 17:00
Mensagem: #8
RE: Meu Desktop (HP pavilion) não arranca
Viva,

Já testei esse procedimento apenas com a diferença de não ter limpo as RAMs nem a gráfica e de não ter trocado as RAMs de slots. Quando liguei o PC o resultado infelizmente foi o mesmo!!

Fiz tb uma outra experiência que foi ligar o PC sem as RAMs e o resultado foi o mesmo...

Obrigado.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
14-07-2011, 17:05
Mensagem: #9
RE: Meu Desktop (HP pavilion) não arranca
Experimente ligar o computador apenas com uma memória RAM instalada, se voltar a não passar imagem, troque a memória e volte a ligar apenas com uma memória instalada.

Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
14-07-2011, 17:36
Mensagem: #10
RE: Meu Desktop (HP pavilion) não arranca
As memórias são fáceis de tirar e trocar para testar. Não custa nada testar isso.

No entanto, a placa gráfica está no "cú de judas". É preciso desmontar literalmente o pc todo para chegar a ela. Além disso, a placa está soldada (não é bem uma placa, é mais um "chip"), por isso recomendaria levar mesmo a um técnico experiente.

Eu tenho um pavillion que teve o problema da placa gráfica (não é garantido que esse problema seja o mesmo, mas é para aí que estou a "atirar"). A solução passava por trocar a motherboard (incluindo a gráfica) ou trocar a gráfica (coisa que já não me atreveria sozinho). Esta última já era a um preço aceitável.

Fui a uma casa que me fez um orçamento. O valor ainda era algo elevado, mas uma vez que o computador também é bastante caro, e ainda por cima ofereciam garantias pelo trabalho, resolvi arriscar. Já lá vão uns bons meses e até ver está tudo bem. A verdade é que também já não é "esforçado" como antes, mas até agora valeu bem o dinheiro.

Há vários vídeos sobre o assunto no iutubi, é só procurar.
http://www.youtube.com/watch?v=bnkQNmKauEc
este mostra uma "solução".
No entanto, e pelo que me apercebi entretanto, esta solução é apenas temporária, mas mostra o trabalhinho que te espera se te resolveres a aventurar.
Ao fim de alguns meses, o problema regressa, por isso recomendaria mesmo a troca do chip gráfico ou de toda a motherboard.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 2 Visitante(s)