Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 2 votos - 4 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Duvida sobre sistema operativo Windows
19-08-2011, 13:47 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 19-08-2011 13:52 por ElectroescadaS.)
Mensagem: #1
Windows Duvida sobre sistema operativo Windows
Chegou-me às mãos um portátil Fujitsu Siemens Prestimo Mobile v5515 para formatar e re-instalar o sistema operativo (tem o Vista). Como o aparelho é uma beca para o lento pensei no Windows XP mas sei que depois de instalar o Service Pack 3 deixa de haver actualizações... Furious

Pensei então no Windows 7 mas como tenho o hábito de instalar a versão Ultimate nos computadores fico na dúvida se será a versão mais adequada para o dito portátil. Que versão do 7 me recomendariam então? W00t Jump

O aparelho tem 1 GB de RAM e chip gráfico SIS...

Desde já agradecendo Peopleware
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
19-08-2011, 14:22
Mensagem: #2
RE: Duvida sobre sistema operativo Windows
Olá ElectroescadaS,

O que recomendo mesmo para esse portátil é mesmo o Windows XP, pois acima do Vista é praticamente difícil suportar a lentidão. Mas se quer mesmo o Windows 7, então terá de instalar a versão Home Basic e mesmo assim...
E quanto ao portátil não será Fujitsu Siemens Esprimo Mobile v5515?
[Imagem: 908bd666f5.jpg]
Uma sugestão para quem tem este portátil, colocar mais RAM. Por exemplo, o que tenho cá em casa apenas tem 768MB em vez da 1GB anunciada Rolleyes E mesmo em Windows XP SP3 este é lento quando começamos a puxar muito por ele (i.e. jogos, ver vídeos no Youtube) mas em tarefas de escritório (i.e. Office, LibreOffice, Browser, etc) é razoável!

wolfytuga
Para o que der e vier...
emachines E520 | Intel Celeron 2.0GHz | 32/64bit | RAM 2GB | HD 160GB | Intel Mobile 4 Express, 64MB → 1GB
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
19-08-2011, 14:46
Mensagem: #3
RE: Duvida sobre sistema operativo Windows
É exactamente esse o portátil em questão. O dito cujo trás 1GB de RAM mas como é memória partilhada (256 MB por defeito penso eu) com a gráfica parece que se arrasta. Eu ainda instalei ontem o Win7 Ultimate e o sacana funciona mas acho-o que numa corrida com os caracóis, estes últimos ganham... Mr Green

Ando com ideias de o pôr a fazer uns "Streams" de musica para a Net a ver se não explode com a musica que quero testar...
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
19-08-2011, 15:29
Mensagem: #4
RE: Duvida sobre sistema operativo Windows
(19-08-2011 14:46)ElectroescadaS Escreveu:  É exactamente esse o portátil em questão. O dito cujo trás 1GB de RAM mas como é memória partilhada (256 MB por defeito penso eu) com a gráfica parece que se arrasta. Eu ainda instalei ontem o Win7 Ultimate e o sacana funciona mas acho-o que numa corrida com os caracóis, estes últimos ganham... Mr Green

Ando com ideias de o pôr a fazer uns "Streams" de musica para a Net a ver se não explode com a musica que quero testar...

Sim, tem memória partilhada, o meu emachines também tem, mas no entanto o Windows reconhece as 2GB por inteiro. No entanto havia jogos que em vez de reconhecerem 64MB de VRAM, reconheciam 1GB e na RAM as mesmas 2GB Rolleyes por isso não percebo o porquê do Windows neste apenas reconhecer as 768MB. Deve ser alguma topologia diferente...

Se é apenas para streams, então o Windows XP serve bem! E nesse portátil recomendo ainda o uso de auriculares ou então umas colunas externas, pois as de origem, além de mal posicionadas (estão alojadas por baixo do touchpad, orientadas para o utilizador e para baixo), são muito fraquinhas. Quando se tem o volume acima de uma certa percentagem, obtém-se muito ruído!

wolfytuga
Para o que der e vier...
emachines E520 | Intel Celeron 2.0GHz | 32/64bit | RAM 2GB | HD 160GB | Intel Mobile 4 Express, 64MB → 1GB
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
19-08-2011, 15:56
Mensagem: #5
RE: Duvida sobre sistema operativo Windows
Boa tarde.

(19-08-2011 13:47)ElectroescadaS Escreveu:  ... instalar o Service Pack 3 deixa de haver actualizações...

EEK! Deixa de haver actualizações?...

Depois de instalares o SP3 podes sempre recorrer ao windows update, li algures que ou é até 2012, ou 2014 já não posso confirmar onde li que a microsoft dá apoio ao XP, ou seja, existem sempre novas actualizações a sair.

Cumprimentos.

Progster
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
19-08-2011, 16:48 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 19-08-2011 16:49 por ElectroescadaS.)
Mensagem: #6
RE: Duvida sobre sistema operativo Windows
(19-08-2011 15:56)Progster Escreveu:  Boa tarde.

(19-08-2011 13:47)ElectroescadaS Escreveu:  ... instalar o Service Pack 3 deixa de haver actualizações...

EEK! Deixa de haver actualizações?...

Depois de instalares o SP3 podes sempre recorrer ao windows update, li algures que ou é até 2012, ou 2014 já não posso confirmar onde li que a microsoft dá apoio ao XP, ou seja, existem sempre novas actualizações a sair.

Cumprimentos.

Bem, hoje tenho estado de volta dum Pentium 4 a 2.4GHz e depois de instalar o XP, Services Packs 2 e 3 as actualizações que possam existir só serão feitas eventualmente quando o sistema assim o requerer Mr Green se as fizeres manualmente levas um balde de água fria...Shy

Ora lê aqui sff -> http://support.microsoft.com/kb/2497281 Furious

Por isso é que estou na duvida em instalar o XP num portátil cujo tópico criei hoje aqui no fórum...
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
19-08-2011, 18:13 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 19-08-2011 18:15 por progster.)
Mensagem: #7
RE: Duvida sobre sistema operativo Windows
Amigo, tenho o XP com SP3 instalado e ainda agora fui ao windows update e funcionou. Fazer as actualizações quando o sistema as requerer? Deve-se sempre fazer as actualizações, quer o sistema as queira quer não.

EEK! Banho de água fria????..... Porque? Ainda mais com um P4 a 2.4

Já experimentas-te instalar o XP e fazer as actualizações? Wink

Ou melhor, tu por acaso leste o artigo? Furious

"You may be unable to access the..."

Sabes o que isto significa?

Progster
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
19-08-2011, 22:34 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 20-08-2011 01:28 por ElectroescadaS.)
Mensagem: #8
RE: Duvida sobre sistema operativo Windows
(19-08-2011 18:13)Progster Escreveu:  Amigo, tenho o XP com SP3 instalado e ainda agora fui ao windows update e funcionou. Fazer as actualizações quando o sistema as requerer? Deve-se sempre fazer as actualizações, quer o sistema as queira quer não.

EEK! Banho de água fria????..... Porque? Ainda mais com um P4 a 2.4

Já experimentas-te instalar o XP e fazer as actualizações? Wink

Ou melhor, tu por acaso leste o artigo? Furious

"You may be unable to access the..."

Sabes o que isto significa?

Instalaste o XP hoje com os Services Packs? Para quem se ofende como é o teu caso parece que andas armado em ventoinha mas respondendo à tua "boca foleira" por acaso não sei porque devo ser "atrasado mental" e tenho dificuldade em perceber o que as pessoas escrevem. É por isso que venho a este fórum para tentar perceber e aprender...
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
20-08-2011, 01:24
Mensagem: #9
RE: Duvida sobre sistema operativo Windows
(19-08-2011 15:29)wolfytuga Escreveu:  
(19-08-2011 14:46)ElectroescadaS Escreveu:  É exactamente esse o portátil em questão. O dito cujo trás 1GB de RAM mas como é memória partilhada (256 MB por defeito penso eu) com a gráfica parece que se arrasta. Eu ainda instalei ontem o Win7 Ultimate e o sacana funciona mas acho-o que numa corrida com os caracóis, estes últimos ganham... Mr Green

Ando com ideias de o pôr a fazer uns "Streams" de musica para a Net a ver se não explode com a musica que quero testar...

Sim, tem memória partilhada, o meu emachines também tem, mas no entanto o Windows reconhece as 2GB por inteiro. No entanto havia jogos que em vez de reconhecerem 64MB de VRAM, reconheciam 1GB e na RAM as mesmas 2GB Rolleyes por isso não percebo o porquê do Windows neste apenas reconhecer as 768MB. Deve ser alguma topologia diferente...

Se é apenas para streams, então o Windows XP serve bem! E nesse portátil recomendo ainda o uso de auriculares ou então umas colunas externas, pois as de origem, além de mal posicionadas (estão alojadas por baixo do touchpad, orientadas para o utilizador e para baixo), são muito fraquinhas. Quando se tem o volume acima de uma certa percentagem, obtém-se muito ruído!

Já agora o amigo sabe-me dizer que memorias adicionais comprou? O portátil que tenho tem uma memoria DDR 2 de 1GB 333MHz e o pouco que tenho pesquisado sobre os portáteis (nesta matéria sou um leigo) as memorias que tenho à vista à venda para 333 MHz são apenas DDR. Estou a considerar comprar mais 1GB de memória para o portátil... Mr Green
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
20-08-2011, 19:50 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 20-08-2011 19:56 por wolfytuga.)
Mensagem: #10
RE: Duvida sobre sistema operativo Windows
(20-08-2011 01:24)ElectroescadaS Escreveu:  Já agora o amigo sabe-me dizer que memorias adicionais comprou? O portátil que tenho tem uma memoria DDR 2 de 1GB 333MHz e o pouco que tenho pesquisado sobre os portáteis (nesta matéria sou um leigo) as memorias que tenho à vista à venda para 333 MHz são apenas DDR. Estou a considerar comprar mais 1GB de memória para o portátil... Mr Green

Rolleyes Eu não comprei nada, o PC continua com a suposta 1GB, apenas recomendo a adição de mais RAM e convém ser igual à que lá está! Pois quando tiver a possibilidade é o que farei ao que aqui tenho! Mas como de momento está apenas a ser usado para trabalho em LibreOffice e para navegação em Firefox 5 ou 6 (não tenho a certeza, pois o PC é do meu irmão, mas quem lhe faz a manutenção sou eu) e para o que é serve bem! Quando precisa de algo mais puxado, tipo SolidWorks, Jogos, etc... usa o PC de secretária!

--------------------
EDIT: Quanto às actualizações do XP, bem eu instalei o XP recentemente no PC de secretária e mesmo tendo o SP3 ele continua a receber actualizações (e não são poucas...). Já agora é Windows XP Home Edition, versão Original.
Também poderá ponderar num SO Linux, do tipo Lubuntu (embora tenha lá experimentado Opensuse e aquilo até bombava Tongue).

wolfytuga
Para o que der e vier...
emachines E520 | Intel Celeron 2.0GHz | 32/64bit | RAM 2GB | HD 160GB | Intel Mobile 4 Express, 64MB → 1GB
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)