Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Como começar?
24-08-2011, 10:41 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 24-08-2011 10:42 por w0cmpt.)
Mensagem: #1
Como começar?
Bom dia a todos os que frequentam este forum.

Já lá vai o tempo em que comecei a desenhar uns websites em photoshop, principalmente ligados à área "eSports"/"gaming", mas nunca consegui oferecer mais que isso aos ditos clientes, uma vez que não tenho quaisquer conhecimentos na área do "code". Ou seja, os "big bucks" ficavam (e ficarão) sempre para o coder.

No entanto comecei a pensar e apercebi-me que ao longo dos próximos meses vou ter mais tempo livre, uma vez que acabo de entrar na faculdade, e juntamente com o meu irmão (que vai iniciar o mestrado), começámos a pensar em aventurar-mos-nos nisto do código. Pensámos que se nos atirássemos os dois, provavelmente conseguiríamos chegar mais longe e ajudar-nos/motivar-nos. Investigámos aqui e ali, mas o facto de não sabermos nada à cerca de HTML/PHP/CSS/AJAX/ETC E TAL faz com que procuremos bastante à toa, sem os devidos resultados. Daí estarmos agora a recorrer a todos vocês!

Basicamente o que nós gostaríamos de entender é onde procurar ou que informação procurar. Não se trata de sermos preguiçosos, mas simplesmente, nós procuramos aquilo que achamos correcto, mas ainda assim perdemos-nos e não nos tem levado a caminho algum Dando um exemplo. Vamos imaginar que o meu irmão faz um design para a "organização A" e tem um documento com as funcionalidades que vai querer que o site tenha.

1) Qual o primeiro passo? (será o chamado "slice"?) Se sim, como funciona isso de do slice (podem me indicar bons tuts?)

2) Uma vez que estes sites tem sempre conteúdos dinâmicos (ex: notícias, torneios, jogos, etc), o site deverá ser construído em PHP, e ter um back-office. Contudo presumo (se calhar erradamente) que já existam toneladas de linhas de código que uma pessoa pode usar/adaptar certo? Por exemplo já ouvimos falar de ruby on rails que estará na base deste site.

O que é em concreto o Ruby On Rails (ou outros similares, e já agora quais)?. São os tais "CMS"?

Vamos supor que tínhamos este layout (usei o primeiro exemplo à mão) quais seriam os conselhos iniciais?

Como podem ver isto ainda está muito confuso na nossa mente, se nos pudessem apontar um caminho agradecíamos! Sabemos que não será de hoje para amanhã que vamos aprender tudo, mas temos força/perseverança suficiente para conseguirmos. Mesmo que nunca ganhemos nada (material) com isso, será sempre uma boa experiência.

Espero não ter sido confuso, mas se me forem apontando coisas talvez me consiga explicar melhor.

EDIT: Já agora, ouvi dizer que se "criam" servidores virtuais nos computadores para ir vendo o desenvolvimento do site, e que depois é só fazer o upload para um ftp. Tentei pesquisar no google, mas só me apareceram VPS etc. Alguem me pode indicar quais os termos concretos que devo procurar?

Abraço
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
24-08-2011, 13:42
Mensagem: #2
RE: Como começar?
A primeira coisa que terás que aprender é HTML e CSS. O HTML será a estrutura básica do teu site, o CSS ira dar aquela forma que tu pretendes aos teus sites. Mas com HTML e CSS os teus sites ficaram estáticos não ponderam recolher nem interpretar dados para isso precisas de PHP,Ruby on Rails ou de Django. Ruby on Rails e Django sao frameworks de Ruby e Python respectivamente. Se quiseres ler mais sobre CMS vê a pagina da wikipedia(http://en.wikipedia.org/wiki/Content_man..._system).A questão da linguagem tem muito a ver com a própria pessoal. Como tu ainda não sabes programar penso que Python seria uma boa opção e posteriormente podias evoluir e aprender Django que te iria proporcionar as tais paginas dinâmicas que tu queres.

#Tutoriais

##Html/CSS
http://htmldog.com/

##Python/Django
http://greenteapress.com/thinkpython/thinkpython.html
http://academy.dei.uc.pt/page
https://www.djangoproject.com/

Em PHP E Ruby não te posso ajudar.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)