Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Portátil para a faculdade
10-09-2011, 21:07
Mensagem: #1
Portátil para a faculdade
Olá!

Vou este ano para a universidade e estou a pensar em comprar um portátil. Porém, não me consigo decidir entre estes dois:

HP ENVY 14-2020ep Beats Edition:
[Imagem: hp_envy-14-beats-edition.jpg]
  • Processador: Intel Core i7-2630QM, 2 GHz, 6 MB de cacheL3
  • Memória: 8 GB DDR3
  • Discos Duros: 750 GB SATA (7200 rpm)
  • Drive: SuperMulti DVD±R/RW com suporte para camada dupla
  • Ecrã: BrightView Infinity HP LED de alta definição 36,8 cm (14,5 polegadas)
  • Resolução do ecrã: 1366 x 768
  • Placa Gráfica: AMD Radeon HD 6630M (DDR3 dedicada de 1 GB)
  • Placa de Rede: LAN Ethernet Gigabit 10/100/1000 Integrada
  • Wireless: Intel 802.11 b/g/n
  • Bluetooth
  • Bateria: Iões de Lítio (Li-Ion) com 8 células
  • Peso: 2,52 Kg

HP Pavilion dv6-6196ep:
[Imagem: 328-673-large.jpg]
  • Processador: Intel Core i7-2630QM, 2 GHz, 6 MB de cacheL3
  • Memória: 8 GB DDR3
  • Discos Duros: 750 GB SATA (5400 rpm)
  • Drive: SuperMulti DVD±R/RW com suporte para camada dupla
  • Ecrã: BrightView HP LED de alta definição 39,6 cm (15,6 polegadas)
  • Resolução do ecrã: 1366 x 768
  • Gráficos: AMD Radeon HD 6770M (GDDR5 dedicada de 2 GB)
  • Placa de Rede: LAN Ethernet Gigabit 10/100/1000 Integrada
  • Wireless: Intel 802.11 b/g/n
  • Bluetooth
  • Bateria: Iões de Lítio (Li-Ion) com 6 células
  • Peso: A partir de 2,91 kg
  • Leitor de impressões digitais Surprised

Ambos os portáteis têm ainda uma gráfica integrada (HD3000) e trazem de fábrica o Windows 7 Home x64.

Eu queria um portátil capaz de correr programas gráficos pesados (autocad, solidworks,...), um ou outro jogo ocasionalmente. Também não queria um portátil demasiado grande nem pesado (não quero ter de carregar peso a mais), mas com um ecrã suficiente (visto provavelmente ter de passar horas em frente ao monitor). Uma coisa essencial é uma boa bateria (não peço nada de estonteante, mas pelo menos umas 3 ou 4 horas).

Por um lado, gosto do Envy, pois, para além de ser mais leve e compacto, parece-me ter melhor qualidade e o trackpad parece-me engraçado (um só botão, tipo mac). Ah, e a drive de DVD é tipo a de um mac, não é como a dos portáteis "tradicionais". Mas por outro, temo que a bateria não dure muito (nos fóruns, há opiniões muito díspares: tanto há quem diga que o portátil só dure 1:30 numa utilização normal como também há quem diga que dura 3-4 horas na boa).

O Pavilion DV6 tem uma gráfica melhor, mas um disco com menos rotações. É mais pesado que o Envy, mas também tem um ecrã maior. Em termos de bateria, não faço ideia. No site da HP dizem "até 5.5 horas" (e para o Envy dizem "até 6 horas"), mas todos sabemos que esses testes são um pouco "aldrabados".

Então, o que acham?
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
10-09-2011, 21:39
Mensagem: #2
RE: Portátil para a faculdade
Boa noite.

Apesar de ambos os portáteis serem bastante semelhantes, de acordo com a informação que aqui tens,

Citar:...Eu queria um portátil capaz de correr programas gráficos pesados (autocad, solidworks,...), um ou outro jogo ocasionalmente. Também não queria um portátil demasiado grande nem pesado (não quero ter de carregar peso a mais), mas com um ecrã suficiente (visto provavelmente ter de passar horas em frente ao monitor). Uma coisa essencial é uma boa bateria (não peço nada de estonteante, mas pelo menos umas 3 ou 4 horas)...

sugiro o HP Pavilion dv6-6196ep, porque o ecrã apesar da diferença ser pouca sempre é maior, e a placa gráfica a longo prazo é capaz de compensar o investimento.

Do ponto de vista estético também compreendo o teu ponto de vista o HP ENVY 14-2020ep Beats Edition é "agradavél" ao olhar, e a diferença para com o HP Pavilion dv6-6196ep não é muito grande, mas para mim só pela gráfica fica automáticamente para segunda opção.

No final tudo vai depender daquilo que tu queres resumindo-se nas seguintes perguntas:

- Para é que quero o portátil ?

- Qual a utilização que lhe vou dar ?

Cumprimentos.

Progster
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
10-09-2011, 21:57
Mensagem: #3
RE: Portátil para a faculdade
A gráfica do Envy até pode ser um bocado pior, mas os dois portáteis são capazes de correr o que quero.

Citar:e a placa gráfica a longo prazo é capaz de compensar o investimento.

Por acaso o Pavilion é mais barato Big Grin

Eu vou utilizá-lo para trabalhos de grupo, para usar autocad e solidworks e Internet, principalmente, mas talvez um pouco para jogar quando tiver tempo.

Eu gostava mesmo era de ouvir opiniões acerca da bateria de ambos os portáteis, pois é algo importante. Big Grin
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
10-09-2011, 22:04 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 10-09-2011 22:11 por progster.)
Mensagem: #4
RE: Portátil para a faculdade
Boa noite.

Apesar da relação preço/qualidade ser importante, não era ai que eu queria chegar, a longo prazo, com novas aplicações, novo software, novas actualizações sempre a sair, uma placa gráfica dedicada de 2 GB é bem melhor do que uma placa de 1 GB.

Sobre as baterias? Já experimentas-te o google? Smile

Cumprimentos.

Progster
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
11-09-2011, 10:46
Mensagem: #5
RE: Portátil para a faculdade
(10-09-2011 21:07)master123 Escreveu:  Eu queria um portátil capaz de correr programas gráficos pesados (autocad, solidworks,...), um ou outro jogo ocasionalmente.

Só esta tua frase levava ao ponto de ser escusado colocar aqui este tópico o que colocaria como única opção o HP Pavilion dv6-6196ep. Esta escolha é devido somente a uma spec que encosta o outro. Essa spec é: Gráficos: AMD Radeon HD 6770M (GDDR5 dedicada de 2 GB). O poder de processamento gráfico é muito importante quando se pensa em programas gráficos. O processador também é algo a ter em conta mas neste caso não se aplica, visto ambos o portátil terem o mesmo modelo de processador.

A rotação do disco só influencia, no teu caso numa situação, que é o carregar inicialmente o programa ou então a instalação. Depois do programa estar na memória o acesso ao disco é reduzido o que raramente irias sentir a diferença das rotações.

Quanto à bateria não me preocuparia muito com isso. Visto que vais usar a maior parte das vezes em trabalhos de grupo na universidade ou em casa de alguém há sempre uma ficha por perto que te resolve a coisa. Além do mais programas gráficos e jogos nunca deves trabalhar com os mesmos via bateria visto que levas o processamento do computador (tanto de dados como gráfico) fica mais lento, mesmo colocando o sistema em alto desempenho.

Se fosse eu escolheria sem sombra de dúvidas o HP Pavilion dv6-6196ep.

Agora é contigo, deves escolher aquele com que te sentes melhor. Eu só olharia para a bateria como um critério de desempate no caso das restantes specs serem iguais, mas com um critério como o que deste a bateria não seria certamente, no meu caso, um fundamento para a escolha. Baseava-me mais rapidamente no ecrã do que na bateria.

Cumps,
Manuel Rocha

[Imagem: pplware_staff.png]
Licenciado em Informática para a Saúde pela ESTG Leiria
Mestrado em Informática - Especialização em Sistemas de Informação na Universidade Portucalense
Especialização em Design Gráfico
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
11-09-2011, 19:55
Mensagem: #6
RE: Portátil para a faculdade
Sim, em termos gráficos há, sem margem para dúvida, uma enorme vantagem para o Pavilion.

Citar:Sobre as baterias? Já experimentas-te o google?

Já, já experimentei, mas as opiniões são contraditórias... Tanto há quem diga que a bateria dura 4 horas numa utilização normal ou 5 em poupança de energia (o que, no meu caso, será praticamente impossível) como há quem diga que dura pouco mais de uma hora, sem fazer nenhum uso "pesado" dele...

Citar:A rotação do disco só influencia, no teu caso numa situação, que é o carregar inicialmente o programa ou então a instalação. Depois do programa estar na memória o acesso ao disco é reduzido o que raramente irias sentir a diferença das rotações.

Sim, isso já sabia, mas para além disso não há grande diferença, pois não? E também ouvi dizer que os discos a 7200 rpm gastam mais bateria e tendem a durar menos... Se pudesse trocava era este disco de 750GB por um SSD de 265GB...

Mas acho que me vou ficar pelo Pavilion, porque para além de ter umas características melhores, é mais barato.

Obrigado. Cumps Big Grin
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)