Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
[URGENTE] Problema cabo de rede?
13-09-2011, 17:54 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 13-09-2011 18:00 por stlkr.)
Mensagem: #1
[URGENTE] Problema cabo de rede?
Boas pessoal, estou com uma dúvida...

Tenho dois routers cá em casa para partilhar via wireless internet. Ora, eu liguei-os via cabo e estão +/- distânciados. O problema é que tenho um cabo de rede prai com 7metros e com esse cabo nunca consigo ter net pelo 2º router. se mudar de cabo para um mais pequeno consigo. Pensei ser o cabo danificado, mas testei ligar o portatil ao cabo directamente e ele teve net. A minha dúvida é:

Existe algum limite de metros de cabo para ligar de um router a outro? é que eu sei que existe limites nos cabos mesmo para ligar de pc ao router/modem.

Acho estranho, está tudo a funcionar bem à excessão desse cabo que não consigo passar a net para o outro router. Já se for um mais pequeno não tenho problema nenhum

Alguma ajuda/dica?

EDIT: Vi agora, o cabo grande é da categoria 5

Os restantes são da categoria 5E

Quase de certeza que é disso :x
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
13-09-2011, 18:36 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 13-09-2011 19:30 por progster.)
Mensagem: #2
RE: [URGENTE] Problema cabo de rede?
Boa tarde.

(13-09-2011 17:54)stlkr Escreveu:  ... O problema é que tenho um cabo de rede prai com 7metros e com esse cabo nunca consigo ter net pelo 2º router. se mudar de cabo para um mais pequeno consigo. Pensei ser o cabo danificado, mas testei ligar o portatil ao cabo directamente e ele teve net...

Não sei se percebi.

São mesmo dois router, ou é um modem e um router?

Então o teu problema é que se ligares o cabo de rede com 7 metros do segundo router a um portátil, não tens net, mas se ligares um cabo de rede mais pequeno do segundo router a um portátil, já tens net. É isso?

O cabo de rede de 7 metros se o ligares do primeiro router a um portátil tens net?

Já experimentas-te ligar o cabo de 7 metros entre o primeiro e o segundo router, e se sim, que entradas utilizas (WLAN, LAN)?

Cumprimentos.

Progster
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
13-09-2011, 19:24
Mensagem: #3
RE: [URGENTE] Problema cabo de rede?
Boas...vou ver se me consigo explicar melhor

Tenho:
- Router Asus Wl-520GU
- Router SMC não sei das quantas (recebi da cabovisão)

Então como tenho os dois routers e como vivo numa casa grandita, tenho dificuldades em ter internet na cozinha no andar de baixo. Então decidi aproveitar o router da cabovisão para extender mais a rede. Ora configurei o router e tal e com um cabo de rede prai de 2 metros (cat 5e utp) os dois routers funcionam bem, o Asus funciona perfeitamente, o SMC que está a extender a rede também...mas como ficam relativamente perto um do outro, não usufruo de grande vantagem. Então arranjei um cabo bastante grande (cerca de 7 metros - cat 5 utp) e lá afastei mais o router. O problema é que deixei de ter acesso à net sempre que o pc se ligava ao router de SMC...achei estranho e liguei o pc ao cabo e obtive logo internet. Mas quando ligo ao router não tenho hipótese e não funciona o SMC...É estranho. Depois pus-me a relembrar as minhas aulas de redes e lembrei-me que havia um limite qualquer de comprimento dos cabos para chicotes e por aí fora e lembrei-me que poderia ser disso, ou então poderia ser o cabo ser da cat5 e não cat5e

Então fiz o teste final. Liguei o portatil ao router SMC e com o cabo de 7 metros o router não funcionava, mudava de cabo para um mais curto e funcionava logo...fiz isso duas vezes e acontecia sempre o mesmo.

Resumindo:

Router asus (1º) ------- ligado router SMC (2º - DHCP desligado). Ambos configurados com segurança, encriptaçao de dados e filtragem MAC

Se:
cabo que liga do router Asus ao SMC = 7metros... = problema

Se:
cabo que liga do router Asus ao SMC = 2metros... = Solução

Não sei se me consegui expressar bem, se não peço desculpa :x

Cumps e obrigado
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
13-09-2011, 19:45 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 13-09-2011 19:49 por progster.)
Mensagem: #4
RE: [URGENTE] Problema cabo de rede?
Boa tarde.

Quanto aos cabos o que interessa é que sejam RJ45.

O Pc não liga ao router SMC, liga é ao outro, assumindo que estás a utilizar o router como switch.

Experimenta ligar o cabo em questão a uma das entradas Lan de ambos os routers.

Cumprimentos.

Progster
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
14-09-2011, 13:30
Mensagem: #5
RE: [URGENTE] Problema cabo de rede?
Boas...

sim eu sei. o SMC está a funcionar com switch e o cabo de rede é sempre ligado nas portas lan dos dois routers. Mas com o cabo grande não dá de maneira nenhuma.

Como disse, se ligar o cabo grande a ambos os routers na porta lan e devidamente configurados não funciona. Troco o cabo e ele funciona e ligando na mesma porta (Lan)

Se ligar o cabo grande ao router "padrão" e ligar directamente ao pc tenho internet, o que me leva a pensar que o cabo está perfeitamente em condições. Estranho :x
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
14-09-2011, 13:41
Mensagem: #6
RE: [URGENTE] Problema cabo de rede?
Boa tarde.

Estive a fazer uma pesquisa na diagonal, e penso que é possivél aumentar a distancia de alcance wireless do router, sugiro que dês uma vista de olhos no manual do mesmo e que complementes com alguma pesquisa online.

Por curiosidade então se entre os router's se utilizando um cabo mais pequeno dá, e se utilizares também um cabo mais pequeno entre o SMC e um Pc tens internet?

Cumprimentos.

Progster
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
14-09-2011, 13:55
Mensagem: #7
RE: [URGENTE] Problema cabo de rede?
sim...basicamente consigo internet de todas as formas à excessão de quando uso o cabo grande de 7 metros para ligar router a router nas portas lan.

se usar esse mesmo cabo numa porta lan e ligar ao pc tenho internet. se ligar no smc também tenho internet. Apenas não tenho quando faço a ligação de router a router com o cabo grande. O que me leva a pensar que se deva à categoria do cabo. Vou ver se consigo arranjar um cabo grande também mas agora cat5e

cumps
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
14-09-2011, 14:00 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 14-09-2011 14:00 por progster.)
Mensagem: #8
RE: [URGENTE] Problema cabo de rede?
Boa tarde.

Certifica-te é que é um cabo RJ45.

Testa com outro cabo, e guarda o que tens actualmente para desenrascar qualquer eventualidade no futuro.

Cumprimentos.

Progster
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
14-09-2011, 17:23 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 14-09-2011 17:28 por brunoantunes.)
Mensagem: #9
RE: [URGENTE] Problema cabo de rede?
Viva,

A distancia teorica e' de 100metros (apartir dos 90metros comeca a perder sinal).
Posto isto nao tens que te preocupar com a distancia do teu cabo com 7metros.

Existem 2 tipos de cabos:
Crossover cable ou cabo cruzado
Straight cable ou cabo directo - a traducao da palavra "straight" para "directo" nao e' a mais intuitiva, pessoalmente prefiro usar a palavra "normal" para este tipo de cabo, visto que e' mais "normal" usar este tipo de cabo para redes domesticas.

Diferencas:
Basicamente o primeiro tipo de cabo e' usado para ligar 2 equipamentos iguais (isto e', ligar router com router, switch com switch, pc com pc, etc), o segundo tipo de cabo e' para ligar equipamentos diferentes (ou seja, ligar um pc a um router, um switch a um router, um pc a um hub, etc)

Posto isto, estou a assumir que o teu cabo grande e' um cabo normal (straight) e o teu cabo pequeno sera um cabo cruzado e por isso e' que nao consegues ter internet.

Ve os links que eu coloquei sobre artigos do pedro pinto que explicam muito bem as diferencas.

Nota: Cat5e, tem a ver com a caracteristica do cabo em si (isto e', velocidade, isolamento, etc) ve tambem este artigo, tambem do pplware.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
14-09-2011, 18:44
Mensagem: #10
RE: [URGENTE] Problema cabo de rede?
ah ok...já não tenho redes à uns anos e o que sabia foi-se esquecendo. Já percebi então o problema.

Se tivesse um alicate de cravar, tratava do assunto, mas como não tenho talvez tente arranjar algum emprestado.

Obrigado a ambos pela ajuda

cumps Wink
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)