Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Criar circuito de vigilância (urgênte)
15-09-2011, 00:26 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 15-09-2011 00:29 por redefoca.)
Mensagem: #1
Criar circuito de vigilância (urgênte)
Olá a todos!

Venho pedir a vossa ajuda e opinião

Estou a tentar criar um circuito de rede de vigilância com 2 câmaras (em principio aquelas pequenas webcam) para um espaço fechado. O problema remete-se no seguinte, o pc onde tem instalado o software de vigilância vai estar noutro edifício onde essas webcam não vão estar. Ou seja:

No edifício 1 vai estar 2 câmaras de vigilância
No edifício 2 o pc a monitorizar.

A distancia é mais ao menos 50 metros (entre o pc e as camaras)

Pensei ligar isto tudo sem fios, mas não sei fazer isso... Talvez usando um router mas como ligava as 2 camaras?


Pedia a quem soubesse que me explicasse, não sei se será possível ligar estas câmaras a um dispositivo e esse dispositivo não ter o pc ao lado mas uma ligação sem fios que apanha-se o pc a 50 metros, isto é uma ideia, aceito outras sugestões desde que tenha como base que as câmaras estarão afastadas do pc 50 metros num terreno que não possibilita fios.

A Segunda questão: A escolha das web cam ou outras, pedia que me ajudassem a escolher, os que entendessem do assunto, preciso de camaras que tenham a capacidade de ver sem iluminação, o local não é muito iluminado, as câmaras serão nocturnas, preocupa-me os preços mas falem deste assunto mesmo que os preços sejam altos, dêem exemplos que eu tratarei de ver qual melhor se adequa.

Uma vez mais agradeço a vossa ajuda! Smile
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
15-09-2011, 10:29
Mensagem: #2
RE: Criar circuito de vigilância (urgênte)
Viva,

Podes ligar as duas camaras por cabo a um router wireless (podera ser tambem um accesspoint) e depois configurar um pc para aceder ao router (ou accesspoint).
A configuracao das camaras podera ser feita atraves do software das mesmas (umas tem de se ligar primeiro ao pc para configurar ip e afins, outras poderao ser ligadas directamente ao router visto que trabalham com ip dinamico)

Por questoes de seguranca, convem que a ligacao wireless esteja com broadcast desactivo e com proteccao WPA (isto no minimo, podera ser mais complexa)

Sobre os modelos ja nao te poderei ajudar visto que nao estou a par do que anda no mercado.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
15-09-2011, 22:38 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 15-09-2011 23:15 por redefoca.)
Mensagem: #3
RE: Criar circuito de vigilância (urgênte)
@ brunoantunes

Obrigado pela ajuda!

Não sei se terei a pedir-te muito, mas não consegues fazer um mini tutorial com instruções? Se dar muito trabalho é na boa, já a tua informação contida neste tópico já ajuda Smile
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
16-09-2011, 10:40
Mensagem: #4
RE: Criar circuito de vigilância (urgênte)
A configuracao de exemplo vai ficar com IP na gama 192.168.1.xxx (X representa o ip individual de cada periferico) e o router/AP ficara com ip 192.168.1.254

Nota: Nao irei indicar passo a passo visto que nao tenho equipamentos para me guiar, irei apenas mostrar a configuracao geral, poderas seguir depois no manual.

Perifericos:
2 camaras de rede
1 Router (ou 1 Accesspoint + 1 switch/hub)
2 cabos de rede directos/straight (ou 3 cabos se estivermos a falar da solucao com accesspoint)
1 pc com acesso wireless

1' Passo:
Ligar o pc ao router e desactivar o DHCP.
Visto o DHCP estar desactivo a configuracao de ip's sera sempre manual.

2' Passo:
Ligar o pc a uma das camaras (normalmente as camaras de rede possuem um firmware e ja vem com um IP pre-configurado), e configurar o pc de acordo com o IP da camara (ex: 10.0.0.1):

Endereco IP: 10.0.0.5
Mascara de rede: 255.0.0.0
Gateway: 10.0.0.1

3'Passo:
Para configurar a camara sera necessario acedermos a sua configuracao.
Via browser vamos usar como endereco, o IP da propria camara, 10.0.0.1, e configurar com os seguintes valores:

Endereco IP: 192.168.1.1
Mascara de rede: 255.255.255.0
Gateway: 192.168.1.254

Apos gravarmos a configuracao o pc vai perder ligacao com a camara, visto estarem em redes diferentes, caso queiras aceder a camara sera necessario voltar a configurar o pc:

Endereco IP: 192.168.1.100
Mascara de rede: 255.255.255.0
Gateway: 192.168.1.1

Para a segunda camara bastara seguir os passos 2 e 3, alterando APENAS o endereco IP da camara2, ou seja:

Endereco IP: 192.168.1.2

4' Passo:
Ligar as camaras ao Router e ligar o router ao pc.
Ou se usarmos a solucao com AP as ligacoes ficam:
Camara->Switch/Hub->AP->PC

5' Passo:
Configurar o wireless.
Atraves do pc vamos aceder a configuracao do router/AP atraves do IP do mesmo, 192.168.1.254, novamente, usando o browser.

A configuracao do wireless consiste basicamente no nome da rede, broadcast, encriptacao, canal wireless.

Recomendacoes:
Broadcast - pessoalmente sugiro que esteja desactivo. Esta opcao vai permitir que outros pc's visualizem a rede wireless.
Canal Wireless - Verifica se existem mais redes wireless na zona e escolhe o canal menos usado (entre 1 e 11).
Encriptacao - A mais usual e mais que suficiente para proteccao sera WPA-PSK (ja se comeca a usar a segunda versao deste protocolo, a partida os perifericos usados ja suportam esta versao e a sua configuracao e' identica). A chave consiste em usar mais que 10 caracteres entre A..Z e/ou 0..9 e/ou caracteres especiais £,$,%,@.

Nota2: Apos a configuracao da rede, o software das camaras devera ser suficiente para programar o que se pretende, gravacoes, fotos, backup, etc..

Obs: Esta solucao e' considerada um CCTV(circuito fechado de televisao) visto que nao existe acesso externo. Como tal sugiro deixar um pc ligado a esta rede com um disco razoavel para guardar imagens ou mesmo video, mediante aquilo que pretendes fazer.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
16-09-2011, 17:53
Mensagem: #5
RE: Criar circuito de vigilância (urgênte)
Muito Obrigado, irei tentar seguir os teus passos de forma a ter sucesso. Esclarece-me só uma coisa, o router não fica ligado ao pc através de fios pois não? Essa parte não entendi ("4' Passo:
Ligar as camaras ao Router e ligar o router ao pc")
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
16-09-2011, 17:57
Mensagem: #6
RE: Criar circuito de vigilância (urgênte)
Isso e' somente a parte da configuracao..depois disso e' retirar o cabo e ligar via wireless..

Ter em atencao que se for desligado o Broadcast do router a ligacao wireless tera de ser criada manualmente no pc..
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
16-09-2011, 22:25
Mensagem: #7
RE: Criar circuito de vigilância (urgênte)
ok. Obrigado pela ajuda bruno, se não conseguir algum passo volto a perguntar...

5 ESTRELAS Smile
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)