Forum Pplware

Versão Completa: Pais já podem espiar o que os filhos fazem no Facebook
Está de momento a ver uma versão reduzida do nosso conteúdo. Ver versão completa com o formato adequado.
Páginas: 1 2 3 4
O problema é que ao espiares alguém terás que deduzir determinadas informacoes por ti próprio visto que ninguém gosta de saber que o/a andas a espiar.
E o ponto foca-se mesmo aqui..se queres saber algo sobre a vida de alguém terás dizer algo sobre a tua própria vida. O respeito comeca aqui.

(25-01-2012 13:36)Progster Escreveu: [ -> ]
(25-01-2012 13:35)Dogzilla Escreveu: [ -> ]Eu estou de acordo com o brunoantunes. Sempre tive uns pais bastante liberais e nunca precisei de lhes esconder nada porque EU não queria, e não porque eles me vigiavam.

Se calhar fazes isso devia á educação que recebeste/recesbes não?... Wink

Felizmente tenho pais que sao relativamente liberais, todavia, havia algo que nunca gostei deles e que sempre o fizeram, entrar no quarto que me foi assignado sem a minha autorizacao. Ora, eu sempre fui apologista de "se queres que faca algo entao tens de dar o exemplo" - e aqui criamos confianca. Obviamente que é preciso atender ah idade do menor.

Eu tenho actualmente um filho com 3 anos de idade e sempre que amigos/familiares me vem com ele perguntam: "porque tratas o teu filho como se fosse um adulto", ao que eu respondo "eu trato o meu filho de acordo com a idade que ele tem. Só porque ele tem 3 anos nao quer dizer que nao tenha as suas proprias necessidades". E é isto que eu quero que as pessoas entendam, todos nós temos necessidade de ter privacidade. Esta privacidade TEM QUE SER controlada por nós e nao por outras pessoas.

Se vais espiar um menor com 16 anos (que tem as hormonas todas ao saltos) da mesma forma que espias uma crianca de 10 anos vais-te dar mal com isso.
(25-01-2012 14:34)brunoantunes Escreveu: [ -> ]O problema é que ao espiares alguém terás que deduzir determinadas informacoes por ti próprio visto que ninguém gosta de saber que o/a andas a espiar.

Percebo o que queres dizer, mas penso que a palavra "espiar", não é adequada para este tipo de situação entre pais e filhos. Aliás nem sequer deveria de ser aplicada, e muito menos existir dentro deste contexto, por motivos já explicados no post anterior.

(25-01-2012 14:34)brunoantunes Escreveu: [ -> ]E o ponto foca-se mesmo aqui..se queres saber algo sobre a vida de alguém terás dizer algo sobre a tua própria vida. O respeito comeca aqui.

Concordo, mas em que é que isto se adapta á interacção entre pais e filhos? No dia a dia, mesmo entre estranhos se queres saber alguma coisa doutra pessoa, não tens que dar a saber, nem que seja uma coisa minima acerca da tua vida?. Wink

(25-01-2012 14:34)brunoantunes Escreveu: [ -> ]Felizmente tenho pais que sao relativamente liberais, todavia, havia algo que nunca gostei deles e que sempre o fizeram, entrar no quarto que [b]me foi assignado sem a minha autorizacao.[/b] Ora, eu sempre fui apologista de "se queres que faca algo entao tens de dar o exemplo" - e aqui criamos confianca. Obviamente que é preciso atender ah idade do menor.

Lá está aquilo que referi também no post anterior, ou seja, enquanto se viver em casa dos pais e se estiver a ser sustentado por eles, há que viver de acordo com as regras, o quarto nunca era teu no sentido literal da palavra.

(25-01-2012 14:34)brunoantunes Escreveu: [ -> ]Eu tenho actualmente um filho com 3 anos de idade e sempre que amigos/familiares me vem com ele perguntam: "porque tratas o teu filho como se fosse um adulto", ao que eu respondo "eu trato o meu filho de acordo com a idade que ele tem. Só porque ele tem 3 anos nao quer dizer que nao tenha as suas proprias necessidades". E é isto que eu quero que as pessoas entendam, todos nós temos necessidade de ter privacidade. Esta privacidade TEM QUE SER controlada por nós e nao por outras pessoas.

Deixa-o-lá crescer, que logo vês Big Grin

Sem querer/estar a menosprezar a educação/exemplo que estás a dar ao teu filho pergunto: O que é que uma criança de 3 anos sabe acerca de privacidade, ou melhor para que é que uma criança de 3 anos precisa de privacidade?

(25-01-2012 14:34)brunoantunes Escreveu: [ -> ]Se vais espiar um menor com 16 anos (que tem as hormonas todas ao saltos) da mesma forma que espias uma crianca de 10 anos vais-te dar mal com isso.

Respondo citando algo que já tinha respondido anteriormente:

Citar:]Porque "nem 8, nem 80"?
Por mais que se queira proteger um filho/filha, irá sempre cair e nem sempre lá estaremos para os apanhar, mas e se se puder "moldar" a maneira como se vão levantar?

Ou achas que é preferível chegarem ao ponto, entre várias outras possibilidades, do Rodolfo e companhia?

Wink

E adiciono só que também é preciso saber "jogar"...
A palavra "espiar" tem de ser levada no sentido literal..Se estas a procura de informacoes sobre uma pessoa as escondidas entao estas a espiar. Nao interessa se a pessoa é familiar ou nao.

Existe muito a ideia que uma relacao entre pais/filhos é sempre de pai para filho. Errado - uma relacao entre pais/filhos é entre pai E filho, ou seja, tanto sao os pais a ensinar como também os filhos tem de ensinar o pais. Temos é de dar tanta importancia quanto o seu grau de consciencia (do filho). Se uma crianca te diz que o médico recomendou uma fruta por dia nao é igual a ser um adulto a dizer a mesma informacao. A crianca pode ainda nao ter o grau de consciencia necessario para perceber o que esta a dizer.

Perguntas-me qual a privacidade que uma crianca de 3 anos precisa...E um jovem de 16 anos?e um adulto de 23 que vive em casa dos pais? Achas que é diferente?
O "espaco" que das a uma pessoa é diferente, a privacidade em si nao (tenha ela 3 anos ou 93 anos).
É dentro da tua propria privacidade que te vais descobrir, que vais fazer experiencias sobre a tua propria pessoa..Para uma crianca de 3 anos é igual (mesmo a crianca nao tendo consciencia disso)..A crianca vai querer brincar sozinha, vai querer comecar a interagir com outras pessoas mediante aquilo que esta a apreender, por vezes vai ser educada outras vezes vai dizer algo ofensivo..para isso acontecer precisa de ter o seu proprio espaco para explorar..

Nao sei quem é o "rodolfo e companhia" Confused mas posso dizer-te o seguinte..se estiveres sempre presente para apanhares o teu filho entao estas a ser um mau pai..o jovem tem de aprender a cair quando ainda é novo para quando for mais velho saber como se levantar..e isso só acontecerá se o deixares cair a tua frente e assim conseguires "molda-lo".

Edit: E se o quarto me foi assignado, entao eu tenho direito a ter o meu proprio espaco, sem ter de ser invadido por pessoas "curiosas", senao, já que o espaco é publico, podia dormir na sala que nao fazia diferenca..No meu espaco eu chamo quem eu quiser, quem eu confio..Se eu confiar nos meus pais porque razao lhes vou esconder algo??!!nao é necessario..
(25-01-2012 16:30)brunoantunes Escreveu: [ -> ]A palavra "espiar" tem de ser levada no sentido literal..Se estas a procura de informacoes sobre uma pessoa as escondidas entao estas a espiar. Nao interessa se a pessoa é familiar ou nao.

Não me interpretes mal, mas acho que andas a ver filmes a mais não? Big Grin

(25-01-2012 16:30)brunoantunes Escreveu: [ -> ]Existe muito a ideia que uma relacao entre pais/filhos é sempre de pai para filho. Errado - uma relacao entre pais/filhos é entre pai E filho, ou seja, tanto sao os pais a ensinar como também os filhos tem de ensinar o pais. Temos é de dar tanta importancia quanto o seu grau de consciencia (do filho). Se uma crianca te diz que o médico recomendou uma fruta por dia nao é igual a ser um adulto a dizer a mesma informacao. A crianca pode ainda nao ter o grau de consciencia necessario para perceber o que esta a dizer.

Neste ponto uma vez que não sou pai, deixo a questão em aberto a ser debatida por outros que o sejam.

Não sei se percebi o exemplo que estás a utilizar.

(25-01-2012 16:30)brunoantunes Escreveu: [ -> ]Perguntas-me qual a privacidade que uma crianca de 3 anos precisa...E um jovem de 16 anos?e um adulto de 23 que vive em casa dos pais? Achas que é diferente?
O "espaco" que das a uma pessoa é diferente, a privacidade em si nao (tenha ela 3 anos ou 93 anos).

Sim.
Seja para uma criança de 3 anos, para um adolescente de 16 anos, para um adulto de 23 ou 93 anos é uma questão completamente diferente, por razões já referidas anteriormente. Aliás para estas idades, "espaço" e "privacidade" vai mudando ao longo do tempo e experiência de vida.

(25-01-2012 16:30)brunoantunes Escreveu: [ -> ]É dentro da tua propria privacidade que te vais descobrir, que vais fazer experiencias sobre a tua propria pessoa..Para uma crianca de 3 anos é igual (mesmo a crianca nao tendo consciencia disso)..A crianca vai querer brincar sozinha, vai querer comecar a interagir com outras pessoas mediante aquilo que esta a apreender, por vezes vai ser educada outras vezes vai dizer algo ofensivo..para isso acontecer precisa de ter o seu proprio espaco para explorar..

O que é que uma criança de 3 anos sabe acerca de "espaço para explorar", ou melhor o que é que tu entendes por "espaço"?

O "espaço" onde a criança brinca em casa, seja no quarto, seja na sala na presença dos pais não será já um bom espaço para ir começando a aprender qualquer coisa?.

(25-01-2012 16:30)brunoantunes Escreveu: [ -> ]Nao sei quem é o "rodolfo e companhia"

O tipo que filmou a agressão á rapariga, e colocou no facebook.

(25-01-2012 16:30)brunoantunes Escreveu: [ -> ]mas posso dizer-te o seguinte..se estiveres sempre presente para apanhares o teu filho entao estas a ser um mau pai..o jovem tem de aprender a cair quando ainda é novo para quando for mais velho saber como se levantar..e isso só acontecerá se o deixares cair a tua frente e assim conseguires "molda-lo".

Foi exactamente isso que eu disse em:

Citar:Por mais que se queira proteger um filho/filha, irá sempre cair e nem sempre lá estaremos para os apanhar, mas e se se puder "moldar" a maneira como se vão levantar?

(25-01-2012 16:30)brunoantunes Escreveu: [ -> ]Edit: E se o quarto me foi assignado, entao eu tenho direito a ter o meu proprio espaco, sem ter de ser invadido por pessoas "curiosas", senao, já que o espaco é publico, podia dormir na sala que nao fazia diferenca..No meu espaco eu chamo quem eu quiser, quem eu confio..Se eu confiar nos meus pais porque razao lhes vou esconder algo??!!nao é necessario..

Discordo, por motivos já referidos anteriormente, mas pronto são opiniões e cada um lá sabe de si, seja pai ou não.
(25-01-2012 14:34)brunoantunes Escreveu: [ -> ]O problema é que ao espiares alguém terás que deduzir determinadas informacoes por ti próprio visto que ninguém gosta de saber que o/a andas a espiar.
E o ponto foca-se mesmo aqui..se queres saber algo sobre a vida de alguém terás dizer algo sobre a tua própria vida. O respeito comeca aqui.

(25-01-2012 13:36)Progster Escreveu: [ -> ]
(25-01-2012 13:35)Dogzilla Escreveu: [ -> ]Eu estou de acordo com o brunoantunes. Sempre tive uns pais bastante liberais e nunca precisei de lhes esconder nada porque EU não queria, e não porque eles me vigiavam.

Se calhar fazes isso devia á educação que recebeste/recesbes não?... Wink

Felizmente tenho pais que sao relativamente liberais, todavia, havia algo que nunca gostei deles e que sempre o fizeram, entrar no quarto que me foi assignado sem a minha autorizacao. Ora, eu sempre fui apologista de "se queres que faca algo entao tens de dar o exemplo" - e aqui criamos confianca. Obviamente que é preciso atender ah idade do menor.

Eu tenho actualmente um filho com 3 anos de idade e sempre que amigos/familiares me vem com ele perguntam: "porque tratas o teu filho como se fosse um adulto", ao que eu respondo "eu trato o meu filho de acordo com a idade que ele tem. Só porque ele tem 3 anos nao quer dizer que nao tenha as suas proprias necessidades". E é isto que eu quero que as pessoas entendam, todos nós temos necessidade de ter privacidade. Esta privacidade TEM QUE SER controlada por nós e nao por outras pessoas.

Se vais espiar um menor com 16 anos (que tem as hormonas todas ao saltos) da mesma forma que espias uma crianca de 10 anos vais-te dar mal com isso.

Não entendo a que te referes... com a palavra "assignado". Isso é a forma anterior de "assinado"...

Controlar, espiar, vigiar...
Infelizmente, nos dias que correm, estes são termos que usamos com mais frequência.
Mas cada um de nós é que sabe os fulhos que tem. E eles são o nosso reflexo... eu confio na minha, mas uma coisa é confiar nela, outra... é confiar em tudo o que a rodeia, sejam os amigos, a informação, a Internet, etc.
O respeito... é devido e tem dois sentidos, mas na minha casa, além de respeito existe obediência! E isso é independente da idade, se bem que se vá moldando conforme esta evolui, a idade e a responsabilidade.
Confiança é o termo, conceito, chave. Mas sempre em função do respeito e obediência!
Refiro-me a: associado a, algo atribuido, lugar temporario para repouso..enfim, semantica..Nao quis mencionar a palavra dado visto que nao sao os menores a terem a palavra final, mas julgo que assim me faco entender..

Obediencia..uma palavra que se enquadra bem no que estava a tentar dizer..usamos esta palavra quando exigimos mais que respeito..para educar um menor é preciso obediencia..

Confianca e respeito sao usados para troca de informacoes..quando queremos saber algo do menor, quanto mais próximos estivermos deles mais informacoes obteremos, nao necessitando de espiar para obter essa mesma informacao..

Este triangulo de palavras sao as chaves necessarias para sabermos o que precisamos de saber sobre o menor..

EDIT: Progster..Continuo sem saber quem é o Rodolfo (nao vi, nem me lembro de ouvir falar sobre essa noticia) mas pelo que descreves nao me parece um jovem porreiro...
Dá uma vista de olhos em:

http://forum.pplware.com/showthread.php?tid=10364

E complementa com uma pesquisa no google... Wink
Menor seduzida e violada após encontro marcado no Facebook

Uma menor de 14 anos, de Sesimbra, terá sido seduzida, repetidamente violada e vítima de inúmeras agressões físicas e psicológicas, na sequência de encontros naquela localidade do distrito de Setúbal, entre Agosto e Setembro de 2011, com um homem de 22 anos, acusado da prática daqueles crimes, com quem estabeleceu contacto através da rede social Facebook.

O alegado agressor, detido pela GNR após denúncia, num dia em que aguardaria a menor para dar continuidade às práticas sexuais ilícitas, foi constituído arguido e mantido desde Setembro em prisão domiciliária, e é agora acusado pelo Ministério Público da prática de cinco crimes de violação agravada e de outros cinco por ofensas à integridade física, coacção e ameaça.

De acordo com o despacho de acusação, datado de 12 de Janeiro, para além daqueles crimes o arguido é acusado de “acesso ilegítimo” e de provocar danos a programas e dados informáticos, e de gravações e fotografias ilícitas, segundo comunicado da Procuradoria-Geral Distrital de Lisboa.

A investigação levada a cabo pela Polícia Judiciária de Setúbal, que inclui testemunhos da menor e provas de perícia forense informática (ao abrigo da Lei da Cibercriminalidade) validados pelo despacho de acusação do Ministério Público de Sesimbra, concluiu que a sequência dos alegados crimes ter-se-á iniciado com uma primeira violação sexual da jovem após o encontro combinado através dol Facebook.

Sustenta a acusação do Ministério Público que a menor terá sido, a partir de então, continuadamente ameaçada com a divulgação dos actos e, assim, forçada a outros encontros e à prática de novos actos sexuais. É também descrito na nota da PGDL que o agora arguido obrigou a vítima à divulgação da sua palavra-passe do Facebook, a quem terá alterado o perfil, filmando-a em práticas sexuais, exigindo-lhe a cedência de fotografia desnudada e para a ameaçar de revelar naquela rede social na Internet todos os actos a que a coagira a praticar.

FONTE
(25-01-2012 16:30)brunoantunes Escreveu: [ -> ]Edit: E se o quarto me foi assignado, entao eu tenho direito a ter o meu proprio espaco, sem ter de ser invadido por pessoas "curiosas", senao, já que o espaco é publico, podia dormir na sala que nao fazia diferenca..No meu espaco eu chamo quem eu quiser, quem eu confio..Se eu confiar nos meus pais porque razao lhes vou esconder algo??!!nao é necessario..

(26-01-2012 15:18)brunoantunes Escreveu: [ -> ]Refiro-me a: associado a, algo atribuido, lugar temporario para repouso..enfim, semantica..Nao quis mencionar a palavra dado visto que nao sao os menores a terem a palavra final, mas julgo que assim me faco entender..

Não sei se reparas-te nas tuas próprias palavras... Wink
Se é um lugar temporário (pelo menos até arranjares um que seja teu), onde os menores não têm a última palavra, que direito é que tens sobre o quarto, ou melhor que direito é que tu tens a limitar a entrada no quarto?. É ai um dos pontos onde queria chegar.

(27-01-2012 03:12)BladeRunner Escreveu: [ -> ]Menor seduzida e violada após encontro marcado no Facebook

Uma menor de 14 anos, de Sesimbra, terá sido seduzida, repetidamente violada e vítima de inúmeras agressões físicas e psicológicas, na sequência de encontros naquela localidade do distrito de Setúbal, entre Agosto e Setembro de 2011, com um homem de 22 anos, acusado da prática daqueles crimes, com quem estabeleceu contacto através da rede social Facebook.

O alegado agressor, detido pela GNR após denúncia, num dia em que aguardaria a menor para dar continuidade às práticas sexuais ilícitas, foi constituído arguido e mantido desde Setembro em prisão domiciliária, e é agora acusado pelo Ministério Público da prática de cinco crimes de violação agravada e de outros cinco por ofensas à integridade física, coacção e ameaça.

De acordo com o despacho de acusação, datado de 12 de Janeiro, para além daqueles crimes o arguido é acusado de “acesso ilegítimo” e de provocar danos a programas e dados informáticos, e de gravações e fotografias ilícitas, segundo comunicado da Procuradoria-Geral Distrital de Lisboa.

A investigação levada a cabo pela Polícia Judiciária de Setúbal, que inclui testemunhos da menor e provas de perícia forense informática (ao abrigo da Lei da Cibercriminalidade) validados pelo despacho de acusação do Ministério Público de Sesimbra, concluiu que a sequência dos alegados crimes ter-se-á iniciado com uma primeira violação sexual da jovem após o encontro combinado através dol Facebook.

Sustenta a acusação do Ministério Público que a menor terá sido, a partir de então, continuadamente ameaçada com a divulgação dos actos e, assim, forçada a outros encontros e à prática de novos actos sexuais. É também descrito na nota da PGDL que o agora arguido obrigou a vítima à divulgação da sua palavra-passe do Facebook, a quem terá alterado o perfil, filmando-a em práticas sexuais, exigindo-lhe a cedência de fotografia desnudada e para a ameaçar de revelar naquela rede social na Internet todos os actos a que a coagira a praticar.

FONTE

Aqui está outro exemplo...
Quando alugas um quarto num hotel, o mesmo nao te foi dado certo?foi-te atribuido temporariamente para repousar, todavia, tens direito a tua privacidade e o dono/gerente do hotel só vai invadir essa privacidade quando existem razoes para o fazer..

O que me refiro é que os pais apesar de nao terem dado um quarto, deveriam respeitar a privacidade do menor. Nao quer isto dizer que nao devem estar atentos ao que o menor faz..Fazer uma simples questao "o que fizeste hoje?" permite ao jovem ganhar confianca nos pais/educadores e com isto partilhar algo mais intimo. Nao é dificil fazer isso certo?!!

Quanto á situacao da jovem, o texto está fora de contexto..a culpa nao é do facebook..a culpa nao pode ser associada apenas ao pais ou á jovem..a sociedade também influencia a forma como os jovens interagem...é preciso entender que os adolescentes tem necessidades para conhecer novas pessoas e essas mesmas necessidades estao fora de controlo.

O Bill Gates, antes do lancamento do windows 7, referiu que o seu novo sistema operativo era o mais seguro do mundo..em segundo comunicado descobriu-se que esse mesmo sistema nem sequer estava ligado á internet..ora o que eu quero dizer com isto..querem proteger o jovem de algo mau fechem a porta a chave e ninguem sai a rua..o unico mal que pode acontecer é o prédio cair..

Infelizmente estamos rodeados por pessoas que vivem na nossa sociedade com mas intencoes..nao é facil criar um jovem nesses meios e por isso é que reforco que antes de invadir a privacidade tentemos criar uma relacao..estando em harmonia tudo funciona de forma diferente..
Páginas: 1 2 3 4
URL's de Referência