Forum Pplware

Versão Completa: Pirataria: Prejuízos de 60 milhões de euros no sector livreiro
Está de momento a ver uma versão reduzida do nosso conteúdo. Ver versão completa com o formato adequado.
A cópia ilegal de livros causa cerca de 60 milhões de euros de prejuízo por ano para o sector livreiro em Portugal, disse à agência Lusa o secretário-geral da Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL).

Este é um dos primeiros dados definitivos de um estudo encomendado pela APEL ao Instituto Superior de Ciências do Trabalho e Empresa (ISCTE) sobre o sector da edição e das livrarias e sobre o impacto económico da pirataria.

O estudo, encomendado em 2011, revela que a pirataria, a cópia ilegal de livros técnicos e literários, em papel e em digital, causa um prejuízo de 60 milhões de euros anuais ao Estado, a editores e autores.

"Nós tínhamos uma previsão inicial de cerca de 40 milhões de euros de danos económicos, mas esse valor já foi actualizado e é um dos primeiros dados deste estudo", referiu Miguel Freitas da Costa.

A elaboração deste estudo, coordenado pelos investigadores Pedro Dionísio e Maria do Carmo Leal, foi anunciada em Outubro passado, quando a APEL organizou nos Açores o I Congresso do Livro, no qual se debateram os desafios do sector livreiro perante as novas tecnologias e as questões relacionadas com a pirataria.

Nesse congresso foram revelados outros dados preliminares, nomeadamente sobre a existência de mais de 500 postos de venda de cópias ilegais de livros em Portugal.

Fonte:http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/notici...r-livreiro
Só pensam é em lucros e agora com o ACTA e afins, tudo o que acontece é culpa da pirataria.

Deviam era baixar os precos dos livros. Os portugueses comprariam mais, o que causaria um maior lucro para as companhias e uma maior cultura para o país.
Precisamos é de um «Steve Jobs», para criar uma espécie de itunes. Wink
ebooks..kindle..já existem..e se comprares livros no amazon fica bem a metade do preco..é só chupar dinheiro..é por isso que estou magro..estou sempre a ser chupado.....
(02-03-2012 15:01)brunoantunes Escreveu: [ -> ]ebooks..kindle..já existem..e se comprares livros no amazon fica bem a metade do preco..é só chupar dinheiro..é por isso que estou magro..estou sempre a ser chupado.....

LOL Tu e todos nós...
E se os livreiros continuarem a ignorar os ebooks isto é só é o começo.
É cada uma... e logo os livros ... que é brutal a número de pessoas que considera que ler um livro em formato electrónico não tem o mesmo prazer na leitura...

Para eles, cada cópia sacada, é prejuízo directo.
Não fazem ideia se a pessoa tem o livro em papel e quis o digital.
Não fazem ideia se a pessoa depois de ler o digital, comprou a versão em papel.
Nem fazem ideia, se a pessoa que sacou o digital, caso não conseguisse, alguma vez iria comprar a versão em papel.

Estes gajos, fazem uma contas engraçadas, é como as contas do parlamento, que bebe água da torneira saia 30 vezes mais cara, do que água engarrafada...contavam com não sei quantos funcionários para lhes encher as garrafinhas, e mais não sei quantos para lavar as garrafas ....
É tão simples ... "não há garrafinhas, nem o raio que os parta, quem quiser que leve a sua"
End of story.

Agora anda tudo a empolar estes números para fazer lobby e empurrarem a lei para aprovação.
(02-03-2012 18:01)JPedrosa Escreveu: [ -> ]É cada uma... e logo os livros ... que é brutal a número de pessoas que considera que ler um livro em formato electrónico não tem o mesmo prazer na leitura...

Opah, tinhas de tocar nesse ponto..eu prefiro ler um livro em papel do que um ebook (a excepcao dos livros tecnicos)..Para mim o prazer em comprar um livro em papel, folhear o mesmo, sentir o cheiro a novo, nao tem comparacao em ler um livro em formato digital...E depois adoro ver uma prateleira carregada de livros..

Em formato digital...é muito impessoal Tongue
URL's de Referência