Forum Pplware

Versão Completa: Aplicações para Android e iOS podem aceder às fotografias dos utilizadores
Está de momento a ver uma versão reduzida do nosso conteúdo. Ver versão completa com o formato adequado.
Novas falhas identificadas nos dispositivos baseados em iOS, o sistema operativo móvel da Apple, e Android, da Google, indicam que as aplicações para ambas as plataformas podem aceder às fotografias dos utilizadores
A informação é avançada pelo New York Times (NYT), que começou por revelar a existência de uma falha no iOS através da qual seria possível aos programadores de aplicações para a plataforma acederem às fotografias e vídeos dos utilizadores.

De acordo com o diário norte-americano, tal acontece quando os utilizadores dão acesso às aplicações para enviarem dados de localização, o que permite também aceder às imagens gravadas no dispositivo.

Para comprovar a existência da vulnerabilidade, o NYT falou com um programador que desenvolveu uma aplicação que conseguia aceder às fotografias do utilizador, depois deste aceitar as condições de utilização.

O diário refere que esta vulnerabilidade já era conhecida pela comunidade de programadores, mas não se sabe se tem sido aproveitada ou não.

Dias depois, uma outra investigação feita pelo jornal nova-iorquino indica que também a plataforma Android sofre de uma falha semelhante, sendo que neste caso as aplicações nem sequer necessitam de autorização dos utilizadores para acederem às fotografias gravadas nos seus aparelho.

Tal como no caso do iOS, não se sabe se esta vulnerabilidade está ou não a ser utilizada pelas aplicações.

Fonte:http://sol.sapo.pt/inicio/Tecnologia/Int...t_id=42997
Pedida investigação à Apple e Google devido à polémica das aplicações que acedem a fotos

Um senador norte-americano quer que a polémica em torno das aplicações para os sistemas operativos móveis iOS, da Apple, e Android, da Google, que podem aceder às imagens dos dispositivos dos utilizadores seja investigada
O pedido de investigação foi feito pelo senador Charles Schummer à Federal Trade Commission (FTC) e surge na sequência de uma série de artigos publicados pelo New York Times.

De acordo com o diário nova-iorquino, as aplicações para ambas as plataformas podem aceder às fotografias gravadas nos dispositivos, sem que os utilizadores saibam.

Além de referir os artigos sobre a polémica das fotografias, o mesmo senador alude, numa carta enviada à FTC citada pela agência Reuters, a um caso recente que envolveu aplicações para dispositivos iOS que acediam e gravavam a agenda de contactos dos utilizadores do iPhone e iPad.

Na altura esta questão levou a Apple a rever as suas políticas de privacidade para evitar casos semelhantes no futuro, o que não levou Charles Schummer a considerar na missiva que «estas utilizações vão muito para além do que um utilizador normal se apercebe do que é dar o seu consentimento quando permite a uma aplicação para aceder aos dados do telefone para que a aplicação funcione».

Para o senador este tipo de práticas deve ser investigada porque «não é claro se ou como estes termos de utilização [das lojas de aplicações] estão a ser postos em prática ou monitorizados».

Na sua carta à FTC Charles Schummer defende ainda que os fabricantes de smartphones devem ter estas questões em atenção, para proteger a privacidade dos utilizadores, ao sublinhar que «quando alguém tira um fotografia privada, num telemóvel privado, esta deve continuar a ser assim: privada».

Fonte:http://sol.sapo.pt/inicio/Tecnologia/Int...t_id=43174
URL's de Referência