Forum Pplware

Versão Completa: Versões Android. ajuda a perceber...
Está de momento a ver uma versão reduzida do nosso conteúdo. Ver versão completa com o formato adequado.
Boas ppl,

criei este tópico para que alguem me dê algumas luzes sobre o android nos smartphones.

- Existem smartphones no mercado com Android 2.1, outrs com 2.2, 2.3 e acho que o novo do google vem com 4.0 penso eu mas são só exemplos.

O que eu quero saber é o seguinte:

- eu compro um smartphone que vem com Android 2.2.
Durante os anos seguintes do tlm não posso instalar por exemplo o 2.3? ou um superior? ou terei de ficar sempre com o 2.2?

Estes updates acontecem como por exemplo updates do windows ou terei que formatar o telemovel em si, e instalar o Android 2.3 por exemplo? (como funciona isso)

- Como nos pc's , os mais antigos não conseguem funcionar bem p.e com o windows7 (por causa do hardware e tal), então é isso que acontece com os telemoveis tb?
E como é que eu sei qual o mais recente Android que o meu telemovel consegue suportar??

Gostava de ter algumas luzes sobre o assunto se não for pedir muito.

Obrigado =)))) Big Grin
Ora viva,
efectivamente, estás a abordar um assunto muito válido, e que, na realidade, reflecte o maior problema do Android.

A esse problema, dá-se o nome de "Fragmentação do Android".

Vou tentar dar-te a ideia geral sem grande nível de pormenor, e concretizar com casos concretos.

Resposta Simples: A actualização depende do dispositivo.

Resposta Completa:
A nível de distribuição e preparação de versões, o Android funciona sensivelmente da seguinte forma:
A Google disponibiliza uma versão (1.6, 2.1, 2.2, 3, 4), limpa e sem qualquer tipo de configuração para operadores ou fabricantes. A isso chamam-se as edições "vanilla".

Depois, cabe a cada fabricante, ou Operador Móvel, desenvolver as versão, para os sistemas dispositivos que fabricam.

Naturalmente, os maiores "peixes" fazem isto com a colaboração da Google, haja guito Smile

É aqui que começa o problema.

As operadoras têm interesse em mexer na versão Android, apenas o suficiente para colocar o seu Branding, os seus logotipos, as músicas dos seus anúncios, e seus programas que lhes dão lucro.
Não têm no entanto qualquer interesse, em consumir dinheiro, recursos ou ambos (quer façam o trabalho no seu interior ou paguem aos fabricantes dos telemoveis), para manter o dispositivo nas versões Android mais recente.

Pensa assim: Um telefone dá de facto mais lucro se estiver actualizado? A resposta é não. A não ser que, numa actualização Android (tipo de 1.6 para 2.1) apareçam um conjunto de funcionalidades que lhes permitam ter mais serviços. Agora se as coisas se limitam a mais velocidade, ou melhor aspecto ...

Para juntar à festa, trabalhar versões de Android, é um problema.
Ao contrário do iOS, que tem desde sempre, meia dúzia de resoluções de ecrã, e uns 2 layouts de botões, no Android, tens umas 20 resoluções possíveis, umas 20 combinações de teclas (posição, ou simplesmente teclas que não existem).
E isto são só as diferenças visíveis.
Porque escondidos, ainda estão, um sem fim de possíveis processadores, de marcas de chips GPS, de marcas de chips wifi, de marcas de chips radio. OS mais variados sensores, por exemplo uns equipamentos têm sensor para saber quando rodas o telefone e outros não têm.

Isto significa, que mesmo para os fabricantes e Operadoras, para além de ser pouco interessante, é mesmo muito trabalhoso este tipo de trabalho.

Todas estas dificuldades, têm como resultado prático o seguinte:
Marcas grandes como Samsung, HTC, e Sony, vão efectivamente lançando actualizações para os seus equipamentos. Pelo menos para os topos de gama, e mesmo assim, não é sempre.
Aqui, as operadoras têm menos peso, a competição nos fabricantes é muito grande, e têm interesse nisto.
Ainda assim, são actualizações pouco frequentes, e não andam a actualizar do Android 4.0 para o 4.0.1 ... actualizam o mínimo, para a máquina de marketing funcionar.
E a Sony ... leva tempos e tempos Wink

Mas,
passando para equipamentos vendidos com a marca das Operadoras (Optimus Boston, San Francisco, Sapo a5, Optimus Monte Carlo), ou mesmo marcas menos conhecidas, aí a "coisa" já é diferente.
Normalmente, podes até ter um update, quando o equipamento ainda está à pouco tempo no mercado, só para "disfarçar" ou para corrigir erros de lançamento.
O Boston teve do 1.6 para o 2.1
O A5 tb teve um qualquer.
O Monte Carlo creio que não teve nenhum.

Isto é a explicação, do lado "oficial".
Porque, paralelamente a esta questão, podes sempre, e praticamente em todos os dispositivos, actualizar a versão de Android Smile

É o lado bom, de ser um sistema aberto a todos.

Aquilo que mencionei no inicio, das versões "vanila", lembras-te ainda?
Pois bem, o código fonte é quase sempre disponibilizado publicamente.
Isso significa que um "monte" de carolas, cria as suas próprias versões, adaptadas a equipamentos específicos, e, quase sempre mais velozes do que as versões oficiais.

São as chamadas versões da comunidade ou cooked Roms.
Tens várias muito conhecidas como a Cyanogen Mod, e a Miui.
E depois, comunidades, que pegam nestas versões, e vão fazendo alterações específicas "a gosto".

http://www.cyanogenmod.com/
http://miuiandroid.com/community/
http://www.miuiportugal.pt/

Epá, olha, saiu longo, espero que não tenha saído confuso, hoje tive um dia infernal e estou estourado.

Cumps,
JP
FOD*S**** - resposta brutal !!!!! a serio.... Smile
Smile
Ainda bem que a explicação saiu bem.

Epá, mas edita a mensagem e mete aí uns *** na "coisa" Wink
ja esta hehe

olha, agr tenho outras duvidas..

eu ate tava a ensar comprar um optimus san francisco ou monte carlo na proxima promoçao deles que vem desbloqueados por isso as minhas questoes..

ja tive a pesquizar os sites que me disseste e achei as mods brutais.

por isso mal comprasse um iria fazer isso, nao tenho e a certeza se da...

Por curiosidade andei a ver alguns no ebay e vi la clones do iphone com android. sera que esses tb se pode fazer as mods ou nao dao em todos os equipamentos??
porque na pagina do "cyanogenmod" eles tem la uma lista de equipamentos especifica. sera que so da pra esses?

(responde so qd tiveres tempo, nao te quero chatear mt com isto)
abraço
Viva,
entre o San Francisco e o Monte Carlo ... Monte Carlo sem qualquer dúvida.

É um dos que tenho agora.
Trabalha a 800MHz em vez do 600MHz do SanFrancisco
Tem um ecrã muito maior.

E tem pelo menos uma Rom "especial" que está mesmo muito bem conseguida.
http://android.modaco.com/topic/352645-r...03-12-new/
Mas, lê bem ... aquilo não é assim, "copy&paste e já tá"
Se bem que compensa, e muito.

Relativamente à Cyanogen, há duas situações, que na realidade se aplicam a todas as roms:
1 - Precisas conhecer o nome pelo qual o equipamento conhecido, que normalmente é o nome Original do fabricante, ou o nome que a Operadora que vende mais, lhe dá. Por exemplo o Monte Carlo é na realidade o zte skate. o SanFranciso e o Sapo A5 são clones e são o ZTE Blade, o Boston é conhecido por z71, embora o nome original seja Gigabyte G1305 Codfish.
2 - Por vezes, a Cyanogen pode não suportar o teu dispositivo, mas suportar um parecido, e depois um "gajo" sozinho, adapta essa versão ao teu dispositivo, chama-se a isso fazer um PORT de uma versão.

Para estes casos, aconselho a dares uma volta pelo site que dei agora, e pelo fórum dos XDA
http://www.xda-developers.com/

Clones de iPhone com Android, foge disso.
Pode até haver algum decente, mas do que tenho visto, metem-te processadores de 400 ou de 450MHz, aquilo arrasta-se, são baratos, mas n pegues nisso.

PS: à bocado esqueci-me de uma coisa importante.
As Roms da comunidade, têm um beneficio extra para equipamentos de gama baixa.
Normalmente, a maior limitação destes equipamentos, é a capacidade de armazenamento.
E a maioria destas roms, introduz suporte para aplicações que permitem utilizar parte do cartão de memória para instalar programas (ex: app2sd, link2sd)

Cumps,
JP
URL's de Referência