Forum Pplware

Versão Completa: Cientistas criam a "des-impressora"
Está de momento a ver uma versão reduzida do nosso conteúdo. Ver versão completa com o formato adequado.
Na Universidade de Cambridge, um grupo de investigadores afinou um método para apagar o toner impresso nas folhas, tornado o papel reutilizável.

Os investigadores de Cambridge explicam que o objetivo é apagar completamente os vestígios da impressão e manter o papel em boas condições para ser reutilizado. «Repetimos o processo de impressão / des-impressão até três vezes com bons resultados (…) o normal é que, quantas mais vezes se repetir, mais degradado fica o papel, ficando amarelado», explica David Leal-Ayala, um dos cientistas envolvidos, citado na New Scientist.

O processo envolve raios laser afinados para vaporizarem a tinta impressa, mantendo as fibras do papel para que possa ser reaproveitado.

Recorde-se que a Toshiba apresentou uma máquina que removia tinta do papel, mas só se tivesse sido utilizado um tinteiro especial.

Na Universidade de Cambridge, espera-se que o primeiro protótipo deste sistema entre em fase comercial e possa ajudar a baixar 80% as emissões de dióxido de carbono no processo de reciclagem.

Fonte:http://exameinformatica.sapo.pt/noticias...z1tHbe8fXW
URL's de Referência