Forum Pplware

Versão Completa: Guia de substitutos de aplicações Windows.
Está de momento a ver uma versão reduzida do nosso conteúdo. Ver versão completa com o formato adequado.
Páginas: 1 2 3 4 5 6 7 8 9
Saudações

Todos os utilizadores recentes de linux, podem dar aqui uma espreitadela, para se orientarem. Conto com sugestões os utilizadores mais experientes de linux para me ajudarem a completar a seguinte lista o máximo possível.

A ideia é pegar numa aplicação muito usada por utilizadores em Windows, enquadrá-la numa categoria, e arranjar um substituto de qualidade para esta, que corra em Linux. É preferível caso não haja já nenhuma aplicação que faça o mesmo, escolher uma aplicação que haja tanto em Windows como em Linux, para facilitar a transição dos novos utilizadores. Claro que esta última sugestão pode ser ignorada no caso da aplicação em Linux, ser bastante superior â de Windows. Com base nas vossas sugestões, irei actualizando esta lista.


Internet

Internet Explorer > Mozilla Firefox

Windows Live Messenger, Yahoo Messenger, ICQ, IRC, Google Talk > Pidgin

Skype > Skype

uTorrent > Transmission

LimeWire Pro> FrostWire

Emule > aMule

soulseek > nicotine plus

Filezilla > Filezilla

Produtividade

Microsoft Office > OpenOffice

Microsoft Outlook > Evolution

InDesign > Scribus


Desenvolvimento

Dreamweaver > Kompozer

Microsoft Visual Studio > MonoDevelop


Multimédia

Photoshop > GIMP

iTunes > AmaroK

Vlc > Vlc para Linux

Winamp > Audacious

Utilitários

Winrar ou Winzip > Peazip

Nero Burning rom > Brasero Disc Burning

Ultra ISO > ISO Master

Daemon Tools > Furius ISO

Outras

Rocket Dock > Avant Window Navigator
Internet

Internet Explorer > Opera

Filezilla > Filezilla

Produtividade

InDesign > Scribus

Dreamweaver > Kompozer

Microsoft Outlook > Mozilla Thunderbird

Utilitários

Ultra ISO > ISO Master

Daemon Tools > Furius ISO

Rocket Dock > Cairo Dock
Obrigado Oflodor Smile, algumas das tuas sugestões já tinham equivalente, mas as que não tinha tomei liberdade de acrescentar Wink
emesene e kmess são duas propostas muito válidas para o protocolo msn.

para além de muito intuitivas, o emesene é utilizado por muitos utilizadores windows.

sugerindo o evolution, creio que se poderá incluir o kmail.
nenhum dos dois funciona em windows, mas, contando com as integrações do kmail, acabam por ser ambos mt interessantes.

quem gosta muito de usar o Utorrent em windows, seguramente que não vai desgostar do deluge ou ktorrent...(o transmission é igualmente bom, mas talvez demasiado simplista para muitos dos recém-chegados).

e sempre podem optar por continuar a utilizar o adobe reader como o leitor de pdf's por defeito...
Nero Burning Rom - K3b Smile
Eu utilizo o Limewire em Linux e corre melhor que o Frostwire. Este último traz imensos bugs... Confused

Em vez do Transmission também optei pelo Deluge, muito bom mesmo!

Tenho por aqui mais algumas mas, uma vez que ainda estou a preparar alguns artigos para o Peopleware, não vou revelar para já! Smile
(09-12-2008 21:35)m4n_in_bl4ck Escreveu: [ -> ]Eu utilizo o Limewire em Linux e corre melhor que o Frostwire. Este último traz imensos bugs... Confused

Em vez do Transmission também optei pelo Deluge, muito bom mesmo!

Tenho por aqui mais algumas mas, uma vez que ainda estou a preparar alguns artigos para o Peopleware, não vou revelar para já! Smile

Depois de escreveres os tais artigos não te esqueças de contribuir para a lista Smile. E ricardo o Limewire que usas é a versãos standard, com velocidade limitada. O Frostwire é equivalente ao Limewire Pro que é pago, que inclui velocidades superiores, como eles chamam "Turbo charged".

Eu optei pelo Transmission porque é o usado por exemplo no Macos, e é provavelmente dos cliente de BT mais popular depois do uTorrent.

Atenção, como construí a lista nem todas as sugestões podem ir para lá, pois para uma aplicação existem inúmeras alternativas, eu apenas estou a dar uma alternativa por cada aplicação, mas vocês podem responder com as vossas alternativas (e devem Big Grin) para enriquecerem ainda mais este tópico.
Sim racoq, eu sei que o Frostwire é a versão "sem filtros" do Limewire. Em Windows usava-a. Mas no Ubuntu surgem-me imensos bugs e a diferenças de velocidade/resultados entre as duas aplicações não é assim nada de extraordinário.

O Transmission será o mais utilizado porque já vem na própria distribuição! No entanto acho o Deluge muito mais completo e ainda assim bastante leve, à semelhança do uTorrent. Além disso, acho-o um pouco mais rápido que o Transmission...
Boa tarde,

E agora uma questão:

Photoshop > GIMP

Há outro programa tipo GIMP?
(Sem ser Picassa que não gosto de trabalhar lá)..
Visto que acho também um pouco "complicado" trabalhar no GIMP. :?


iTunes > AmaroK

E em termos de aplicações para o iPod Touch, este Amarok, ou o SharePod que conheço do Pplware, permitem ou como poderei colocar aplicações? (sem ser via Wi-Fi, obviamente, porque assim dá).
(10-12-2008 17:39)Paranoiasnfm Escreveu: [ -> ]Boa tarde,

E agora uma questão:

Photoshop > GIMP

Há outro programa tipo GIMP?
(Sem ser Picassa que não gosto de trabalhar lá)..
Visto que acho também um pouco "complicado" trabalhar no GIMP. :?


iTunes > AmaroK

E em termos de aplicações para o iPod Touch, este Amarok, ou o SharePod que conheço do Pplware, permitem ou como poderei colocar aplicações? (sem ser via Wi-Fi, obviamente, porque assim dá).

Quanto ao Gimp, infelizmente não há mais alternativas, mas o GIMP é uma questão de hábito, e a versão 2.61 mesmo assim está muito melhor que as anterior.

Quanto ao AmaroK, não sei em relação ao Ipod Touch, mas as gerações anteriores são todas suportadas. Aconselho-te a se testares o AmaroK versão 2.0 RC1


Tens no seguinte link o endereço de repositório para testar:

http://www.kubuntu.org/news/amarok-2-rc-1

(Assumindo que tens Ubuntu 8.10, para outras distribuições existirá métodos semelhantes de instalar o amarok 2)
Páginas: 1 2 3 4 5 6 7 8 9
URL's de Referência