Forum Pplware

Versão Completa: Malware com crescimento “explosivo”
Está de momento a ver uma versão reduzida do nosso conteúdo. Ver versão completa com o formato adequado.
Relatório trimestral da McAfee aponta que está a aumentar o número de programas troianos especializados no roubo de passwords.

Os criadores de malware andam ocupados. É isso que mostra um relatório de segurança revelado pela empresa de antivírus McAfee.
A empresa registou o maior aumento no número de malware activo em quatro anos, apenas durante o primeiro trimestre de 2012. O número chegou a um total de 83 milhões de diferentes tipos de código malicioso.
Falsos programas antivírus perderam o posto de mais populares e os softwares com falsas assinaturas de segurança, rootkits e troianos do tipo ‘roubo de senhas’ aumentaram. Este último bateu a marca das 200 mil novas variantes.
Os troianos são programas que se instalam no sistema e permitem o acesso remoto a ele. Os “rootkits” são programas invisíveis, projectados para permitir o acesso privilegiado ao computador.
O relatório afirma que os “rootkits” são “um dos piores tipos de malware”. O Koutodoor foi o malware que se espalhou mais rapidamente no último trimestre. O software é “assinado” por uma fonte que diz aos utilizadores ser seguro instalar aquele programa.
Os utilizadores estão mais propensos a confiar na Microsoft ou na McAfee, por exemplo, do que noutra fonte desconhecida e é aí que está o truque. O malware forja uma assinatura digital esperando que o antivírus a interprete como legítima, autorizando a instalação e garantindo o sucesso da invasão.
Os investigadores em segurança começaram a alertar sobre malware com assinaturas falsas após o sucesso do Stuxnet e do Duqu.
O relatório da McAfee também aponta um aumento elevado no volume de malware que ataca dispositivos móveis com o sistema operativo Android.
Neste caso, o o valor subiu 1.200% no primeiro trimestre. O total de ameaças identificadas saltou de 600 no fim do ano passado para mais de 7 mil em Março deste ano. Em todas as plataformas móveis, o número de novas ameaças chegou às 8 mil.
(IDG News Service/IDG Now!)

Fonte:http://www.computerworld.com.pt/2012/05/...explosivo/
URL's de Referência