Forum Pplware

Versão Completa: Portugueses criam modelo de programação que funciona em várias arquiteturas
Está de momento a ver uma versão reduzida do nosso conteúdo. Ver versão completa com o formato adequado.
Um investigador da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra e outro do Instituto Superior Técnico deram a conhecer uma metodologia de programação de software que funciona em várias arquiteturas.

A nova metodologia, que acaba de ser publicada na Signal Processing Magazine do Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE), promete ser especialmente útil numa época em que a tecnologia multicore tende a expandir-se.

A nova metodologia de programação tem como principal vantagem a substituição de soluções dedicadas por um único código, que é aplicável aos vários sistemas agregados em tecnologias de múltiplos núcleos de computação, explica um comunicado da Universidade de Coimbra.

Gabriel Falcão, investigador da Universidade de Coimbra que desenvolveu a nova metodologia em parceria com a Leonel Sousa, do Instituto Superior Técnico, lembra que, ao unificar a programação de aplicações para as várias arquiteturas, a nova metodologia pode aumentar a capacidade de processamento de jogos, bases de dados, imagens ou programas mais exigentes e complexos.

O investigador da Universidade de Coimbra aponta ainda para o facto de, nos últimos anos, terem surgido «diferentes famílias de computadores multicore com os respetivos modelos de programação associados. Dominar todas essas arquiteturas e modelos de programação representa uma tarefa complexa, na medida em que cada arquitetura exige um modelo de programação próprio, o que coloca dificuldades e desafios constantes aos programadores».

Os dois investigadores portugueses estão a partilhar na Internet a informação referente à nova metodologia.

Fonte:http://exameinformatica.sapo.pt/noticias...z227nlkzKm
URL's de Referência