Forum Pplware

Versão Completa: A tua história com GNU/Linux.
Está de momento a ver uma versão reduzida do nosso conteúdo. Ver versão completa com o formato adequado.
Dado que o Peopleware é um dos sítios mais usados para informação digital, dado que agora tem um acervo (fórum oficial) e sobretudo verificando que os fóruns PT de Linux e comunidades se encontram tão parados (refiro-me apenas à comunidade portuguesa e não Brasileira).

Gostava de convidar-vos àqueles Linuxers de hoje a darem a conhecer a vossa História com GNU/Linux- seguindo mais o menos estes passos.

1-Qual foi o teu primeiro contacto / a tua primeira Distro?

2- Há quanto tempo estás envolvido na comunidade "TUX"?

3- Onde utilizas GNU/Linux e porquê?

4- A tua escola os locais públicos que frequentas usam / divulgam ambientes livres?

5- Estás envolvido em algum projecto (recordo que estar a participar num sub-fórum como este ajudando outros já é uma contribuição)?

6- Quais os teus projectos preferidos?

7-Quais as principais características que gostas no GNU/Linux?

8- A quantos passas-te esta epidemia do "sêr livre"?

9- Achas que usar / contribuír para a comunidade livre te dá mais responsabilidade humana na tua participação social?

------
Pronto isto seria uma maneira de dar a conhecer a outros users porque usamos GNU/Linux, ao mesmo tempo estes temas tornam-se importantes uma vez que depois de têr falado com alguns developers de distros, penso que os testemunhos reais dos users reais valem mais que mil imagens e agradecimentos, por outro lado demonstramos quantos somos, quem somos e que estamos cá com a nossa cultura. Um outra importante faceta é que enfatizamos a valorização social e humana do movimento livre.

Quem quiser pode então escrever, caso o tema seja de facto do interesse!

Cumprimentos.
Já utilizo o Linux, desde o Caixa Mágica 12, tenho utilizado várias distribuições, como são o caso do Ubuntu, Fedora, OpenSuse, Caixa Mágica, Linux Mint, Mageia, Epidemic Linux, Ekaaty, Debian, Mandriva mas actualmente estou a utilizar o Caixa Mágica 18 e o Fedora 17
Viva,
já havia um tópico sobre esta questão.

Aqui vai a minha resposta:
http://forum.pplware.com/showthread.php?...6#pid32036
Obrigado pelo link.
A minha primeira e maravilhosa distro foi Ubuntu 9.10, conhecia em casa dos primos. Foi quase um choque, porque não imaginava que existiam outras coisa diferentes do Windows e não tinha noção de Sistema Operativo (problema que acredito que muitos sofrem). Depois disso quis saber um bocadinho mais. A pergunta 8 fez-me rir, não foi à muito tempo que passei essa fase. Caraterísticas que gosto no GNU/Linux são a comunidade, as cenas que o sistema permite fazer (e eu considero-me ainda um noob) e o mais importante de tudo - vários desktops virtuais. Uma coisa que gostava de fazer era ajudar mais, mas também nao sei muito, mas naquilo que sei ajudo.
Todos os meus amigos são antiLinux (nunca percebi porquê) ou não se importam com SO que usam e já estão habituados ao windows como lapas.
(25-08-2012 00:31)sobrinho Escreveu: [ -> ]Uma coisa que gostava de fazer era ajudar mais, mas também nao sei muito, mas naquilo que sei ajudo.
Todos os meus amigos são antiLinux (nunca percebi porquê) ou não se importam com SO que usam e já estão habituados ao windows como lapas.

CAro sobrinho é da minha altura a sua 1 experiência com GNU/Linux, tb comecei com o 9.10.

Voçê pode ajudar de distintas formas, aliás participar em fóruns é um grande exemplo.

Mas pode tb traduzir, manter ou desenhar, novos/as "coisas" dentro da comunidade.
Por exemplo eu tenho participações desde o Dragora Linux ao Pardus, em coisas maiores ou mais pequenas, é só começar...

Quanto ao ser antilinux, é moda passageira, com a chegada de jogos mantidos para Linux e gráficas compativies o mundo GNU/Linux vai dar um grande salto, eu acho que já o deu, mas vai ser estilo catapulta.
1-Qual foi o teu primeiro contacto / a tua primeira Distro?
O primeiro contato com com a Red Hat. Já faz muitos anos e não me lembro da versão.

2- Há quanto tempo estás envolvido na comunidade "TUX"?
Já lá vão uns aninhos... Mais de dez... Entretanto só há dois abandonei o Windows para ser *pure linux user*.

3- Onde utilizas GNU/Linux e porquê?
Tanto como SO Servidor como workstation. A empresa em que trabalho dá a liberdade de se escolher o SO e isso foi o bastante para deixar de vez o Windows.

4- A tua escola os locais públicos que frequentas usam / divulgam ambientes livres?
Todas as lojas que conheço fazem questão de divulgar que sou livremente obrigado a pagar por uma licença Windows quando compro um portátil novo...

5-Estás envolvido em algum projecto (recordo que estar a participar num sub-fórum como este ajudando outros já é uma contribuição)?
Nope

6- Quais os teus projectos preferidos?
Boa pergunta... Gosto do Kabikaboo, serve?

7-Quais as principais características que gostas no GNU/Linux?
Há muitas mas, principalmente, gosto de um sistema que não me limite naquilo que posso fazer dentro dele.

8- A quantos passas-te esta epidemia do "sêr livre"?
Não percebi bem a pergunta mas se quiseste dizer o que eu penso, não faço a menor ideia ;-)

9- Achas que usar / contribuír para a comunidade livre te dá mais responsabilidade humana na tua participação social?
lololol! Claro que não! Software é negócio (embora possa ser diversão também). Ganham dinheiro com Windows. Ganham dinheiro com Linux. Se queres ter responsabilidades sociais, vai prestar há sempre uma instituição de solidariedade social a precisar de voluntários.
1-Qual foi o teu primeiro contacto / a tua primeira Distro?

Linux Mandrake, em meados de 1998

2- Há quanto tempo estás envolvido na comunidade "TUX"?

Desde 2000, penso eu.

3- Onde utilizas GNU/Linux e porquê?

Servidores e no local de trabalho...
Servidores por razões óbvias e no trabalho por estabilidade e redução de custos.

4- A tua escola os locais públicos que frequentas usam / divulgam ambientes livres?

Sinceramente não conheço nenhum, salvo algumas empresas, algumas influenciadas por nós que utilizam Linux.

5- Estás envolvido em algum projecto (recordo que estar a participar num sub-fórum como este ajudando outros já é uma contribuição)?


Neste momento não.

6- Quais os teus projectos preferidos?

Todos cada um a sua maneira desde que seja para evoluir.

7-Quais as principais características que gostas no GNU/Linux?

Unix Based, estabilidade.

8- A quantos passas-te esta epidemia do "sêr livre"?

Não existe epidemia nenhuma, simplesmente existem sistemas operativos abertos e outros fechados, cada um tem as suas vantagens e desvantagens...

9- Achas que usar / contribuír para a comunidade livre te dá mais responsabilidade humana na tua participação social?


Não sem margem para dúvidas.
1-Qual foi o teu primeiro contacto / a tua primeira Distro?
Red Hat Linux 5.1, em 1998.

2- Há quanto tempo estás envolvido na comunidade "TUX"?
Desde que saiu a banda larga em Portugal, pois antes era complicado usar Linux em desktop/workstation.

3- Onde utilizas GNU/Linux e porquê?
Num portátil que tenho a funcionar como desktop em casa e no portátil da empresa. Já há anos que não tenho servidores em casa, principalmente desde que saí de casa dos meus pais. Mas como tenho muitos na empresa, não é coisa que me incomode Smile

4- A tua escola os locais públicos que frequentas usam / divulgam ambientes livres?
Infelizmente não... No meu trabalho a ideia é usar Windows, mas alguns dos Linux SysAdmins optam por Linux (por seu próprio risco).

5-Estás envolvido em algum projecto (recordo que estar a participar num sub-fórum como este ajudando outros já é uma contribuição)?
Trabalho na área, tanto em administração de sistemas Linux, como desenvolvimento para automação de tarefas e estou a evoluir na área de desenvolvimento para Android. Já trabalhei muito em projectos com PHP, MySQL, PostgreSQL e outras tecnologias OpenSource, no entanto, em projectos de comunidades não estou activo.

6- Quais os teus projectos preferidos?
Há vários projectos internacionais, como Android, distribuições Linux, VLC, Chrome/Chromium, alguns jogos OpenSource, etc. Interesso-me pelo mundo OpenSource em geral.

7-Quais as principais características que gostas no GNU/Linux?
A forma como tudo é modular e personalizável.

8- A quantos passaste esta epidemia do "ser livre"?
Não sou evangelista de nada, cada um é livre de usar o que quiser.

9- Achas que usar / contribuír para a comunidade livre te dá mais responsabilidade humana na tua participação social?
Não. Tudo tem a ver com interesses. O Software e o Hardware existem para isso mesmo. Concordo com quem disse que é negócio.
Responsabilidade social é outra coisa, que nada tem a ver com informática, mas com as mais básicas necessidades da sociedade.
URL's de Referência