Forum Pplware

Versão Completa: Crescimento do número de telemóveis está a abrandar em Portugal
Está de momento a ver uma versão reduzida do nosso conteúdo. Ver versão completa com o formato adequado.
O crescimento do número de telemóveis em Portugal parece estar a abrandar. A conclusão pode ser retirada do último relatório da sobre comunicações móveis, divulgado hoje pela Anacom - Autoridade Nacional das Comunicações.

Os dados agora divulgados revelam um decréscimo de 0,8% no número de cartões SIM ativos, face ao trimestre anterior. E, nos últimos dois anos, é a quarta vez que se regista uma diminuição trimestral deste indicador, refere a nota oficial que acompanha o estudo.

São 16,6 milhões as "estações móveis ativas associadas a planos tarifários pós-pagos, pré-pagos e híbridos", apurou o regulador. Embora o número seja sinónimo de um crescimento em relação ao mesmo período de 2011, trata-se da segunda taxa de crescimento anual mais baixa da última década, realça a Anacom.

A percentagem de números ativos efetivamente utilizados aumentou, porém. São agora cerca de 13,3 milhões os cartões em utilização, o que corresponde a 80% do total - mais 1% que no primeiro trimestre do ano e mais 1,5 pontos percentuais que no mesmo período de 2011.

Excluindo os números relativos a placas para acesso à Internet móvel, o número de cartões ativos e efetivamente usados situa-se nos 12,3 milhões (mais 1,3% que no primeiro trimestre), detalha o relatório. Já o número de utilizadores de banda larga móvel diminuiu 1,1% em relação ao primeiro trimestre do ano, mas cresceu 2% face a um ano antes, situando-se agora nos 4 milhões, dos quais apenas 1 milhão recorrem a placas/modem para o efeito.

Aumentou também o número de chamadas realizadas e o volume de minutos de conversação - ainda que ligeiramente, este último. Durante os três meses em análise, os portugueses fizeram 2,2 mil milhões de chamadas (mais 1,5% que no trimestre anterior), com uma média de 59 chamadas feitas a partir de cada número ativo e em utilização. O número de minutos de conversação aumentou 0,2% em relação ao trimestre anterior, para os 5,3 mil milhões e a duração média das chamadas foi de 146 segundos por ligação.

O que também cresceu - e de forma expressiva - foi a utilização da televisão no telemóvel (mobile TV), nota a Anacom. O aumento face ao trimestre anterior foi de 4 pontos percentuais, para um serviço cujo número de utilizadores ascendeu a 34,7 milhares. Em média, cada utilizador terá assistido a 24 sessões de TV em dispositivos móveis, quase o dobro das registadas no mesmo período de 2011.

O envio de SMS registou um aumento de 6,2% em relação ao ano passado, enquanto o recurso às videochamadas manteve a tendência decrescente. O uso de MMS, embora "relativamente reduzido", tem vindo a crescer.

Fonte:http://tek.sapo.pt/noticias/telecomunica...65834.html
URL's de Referência