Forum Pplware

Versão Completa: Ultrabooks vão carregar a bateria dos smartphones sem fios
Está de momento a ver uma versão reduzida do nosso conteúdo. Ver versão completa com o formato adequado.
E se pudesse carregar a bateria do seu smartphone, sem fios, a partir do portátil? Pois bem, ao que tudo indica, a hipótese tornar-se-á realidade - pelo menos em protótipos - ainda no início do próximo ano, graças ao trabalho da Intel e da Integrated Device Technology - IDT.

A Intel revelou ontem que a IDT está a trabalhar no desenvolvimento de chips com tecnologia Wireless Charging Technology da Intel (WCT). A novidade vai permitir aos utilizadores de Ultrabooks carregarem a bateria de dispositivos móveis dispensando a ligação de cabos entre os equipamentos.

A fabricante vai criar e fornecer chips para integrar nos ultraportáteis que os dotarão desta capacidade - cuja utilização fica condicionada aos smartphones que assegurem compatibilidade com o sistema, integrando eles próprios um chip para o efeito.

O objetivo da Intel passa também por levar a tecnologia a carregadores e outros equipamentos cujas baterias são atualmente carregadas através de ligação por cabos, pelo que está a colaborar também com fabricantes de periféricos (impressoras, câmaras, etc), OEMs e outros parceiros tecnológicos, com o objetivo de tornar mais competitiva a solução.

Segundo a mensagem publicada no blog da IDT, o design de referência dos chips deverá estar pronto "no início de 2013", mas a Intel não se compromete para já com datas para a disponibilização comercial da tecnologia. O Register, que falou com fonte da Intel, aponta "meados de 2013" como altura provável para início da produção e 2014 como horizonte para o desenvolvimento comercial da mesma.

De acordo com a explicação fornecida, uma vez integrada nos Ultrabooks, este sistema será de utilização simples. Bastará aproximar o telefone do portátil (sendo a distância de uma polegada apontada como referência), colocar a correr o programa criado para o efeito e esperar que o computador detete a presença do dispositivo. Uma vez feito o emparelhamento dos equipamentos, é dado início à transferência de energia, que carrega a bateria do telefone.

A IDT estima que uma hora seja suficiente para deixar um telemóvel totalmente descarregado com autonomia para uma tarde de utilização, escreve no comunicado online. Ao Register, o responsável de comunicação da Intel disse que os tempos de carregamento serão semelhantes aos oferecidos por um carregador USB tradicional.

Fonte:http://tek.sapo.pt/noticias/computadores...66221.html
URL's de Referência