Forum Pplware

Versão Completa: Supercomputadores com base em telemóveis
Está de momento a ver uma versão reduzida do nosso conteúdo. Ver versão completa com o formato adequado.
Um projeto de uma universidade alemã pretende criar um supercomputador ligando telemóveis em rede.

O conceito de computação em clasuter já não é novo. Como também não é nova a ideia de se dividir tarefas computacionais gigantescas em pequenas parcelas, que são depois entregues e processadas por computadores de desempenho modesto. É, por exemplo, o que acontece com o projeto Folding@Home, que junta o poder computacional de milhares de computadores pessoais e consolas de jogos para ajudar os cientistas no estudo de doenças graves.

O mesmo conceito foi aplicado a uma rede de telemóveis pelos investigadores da universidade técnica de Braunschweig, na Alemanha. De acordo com a New Scientist, os investigadores juntaram telemóveis Android de baixo consumo energético numa rede Wi-Fi. Cada telemóvel tem uma capacidade de processamento relativamente reduzida, de apenas 5,8 milhões de cálculos por segundo. No entanto, em rede podem atingir taxas de processamento significativas.

A ideia é utilizar o poder computacional dos telemóveis apenas enquanto estão a ser carregados e ligados à mesma rede Wi-Fi, para que a autonomia do terminal não seja reduzida.

Fonte:http://exameinformatica.sapo.pt/noticias...z25VYNhaUK
URL's de Referência