Forum Pplware

Versão Completa: Chat de voz será o futuro da comunicação online, diz a Intel
Está de momento a ver uma versão reduzida do nosso conteúdo. Ver versão completa com o formato adequado.
Fabricante de chips está a desenvolver recurso que pode substituir os sistemas de mensagens instantâneas de texto por mensagens de voz.

Dentro de alguns anos, em vez de receber uma mensagem de texto instantânea, os funcionários poderão ver o rosto do chefe aparecer no ecrã e a falar. Esta é, pelo menos é a visão do CTO da Intel, Justin Rattner.
Em entrevista à Computerworld, Rattner disse que os investigadores da Intel estão a trabalhar no que ele chama de Avatar Chat – uma tecnologia de mensagens instantâneas que substituirá as mensagens de texto por um avatar que fala e demonstra expressões faciais.
Rattner disse que essa capacidade poderá estar disponível dentro de um ano ou dois. “De vez em quando fazemos algo nos laboratórios [da Intel] e penso, ‘Oh, isto é muito bom”, disse.
Usando o sistema, a pessoa recebe “uma mensagem e, em vez de olhar para um texto, o avatar realmente fala. Quando interagir com ele, ouvirá a minha voz e verá o meu avatar com o meu rosto a mover-se em sincronia com o que eu estou a dizer. É como correio de voz com um avatar”, acrescentou.
O Avatar Chat contará com produtos de áudio, câmara e tecnologia de reconhecimento facial – a mesma que já existe em computadores, tablets e smartphones. Os avatares vão utilizar a gravação de voz enquanto imitam os movimentos e expressões faciais da pessoa que envia a mensagem.
Basicamente, como a aplicação grava a voz do utilizador, também gravará as suas expressões para que elas possam ser adicionadas ao personagem – que poderá parecer-se exactamente com o utilizador ou uma versão diferente dele. “É a maneira como você se vê versus a maneira como você realmente é”, disse Rattner, rindo. “O meu avatar tem mais cabelo”.
Os utilizadores também serão capazes de criar um personagem pessoal a partir de uma lista de desenhos animados, super-heróis e animais. “Achamos que pode ser o equivalente visual dos toques nos telemóveis”, refere Rattner. “Você pode manter um catálogo inteiro de avatares e dizer: ‘hoje, sinto-se como um gato ou o Hulk’, e escolher o seu avatar”.
“O avatar em desenho já existe há algum tempo em chats mas a Intel está a elevá-lo a um novo patamar com uma abordagem muito mais realista, além de adicionar voz”, nota o analista da Moor Insights & Strategy, Patrick Moorhead.
“Ao adicionar voz e gestos faciais, o contexto melhora e permite ao utilizador executar múltiplas tarefas sem ter que olhar para o ecrã do chat para comunicar”, acrescentou. Moorhead refere ainda que o sistema pode melhorar a comunicação entre trabalhadores.
“Ao longo do tempo, com o aumento da inovação, esta tecnologia pode ser muito importante para o trabalho”, disse. “O contexto no local de trabalho é tão importante quanto é em casa. Ao mudar dos ‘smileys’ (emoticons) para um avatar realmente sorrindo, isso aumenta o valor da comunicação”.
O analista da ZK Research, Zeus Kerravala, considera que se quiser ver a expressão de alguém, especialmente no local de trabalho, provavelmente se irá optar por uma chamada de vídeo. “Um avatar ainda não é você”, disse. “Acho que [a proposta da Intel] tem o seu espaço, certamente, em jogos ou para os fãs do Justin Bieber que querem criar os seus próprios avatares. Caso contrário, por que não usar o vídeo?”
Apesar disso, Kerravala nota que o Avatar Chat pode ser útil para pessoas que não querem aparecer em vídeos, como aquelas que trabalham em casa e passam boa parte do seu dia em pijama.

Fonte:http://www.computerworld.com.pt/2012/09/...z-a-intel/
URL's de Referência