Forum Pplware

Versão Completa: First time MAC
Está de momento a ver uma versão reduzida do nosso conteúdo. Ver versão completa com o formato adequado.
Ola!
hoje recebi de prenda de natal o white mac 13' 2.4G.
acho que recebi 1 prenda fantastica ate porque o mundo mac fascina-me mas nunca mexi em nenhum mac na realidade, apenas aquelas pequenas experiencias de mexer no teclado nas lojas de electrodomesticos.

Ora muito bem, o meu post tem haver com algumas, muitas duvidas sobre este novo SO visto que sempre usei XP e de mac nao percebo nem sei nada. lol

(ja vi o post Software indispensável em mac, achei muito bom mas fiquei com algumas duvidas ainda)

aqui vão:

1 - Antivirus é preciso?? pra certo tipo de fiicheiros ou realmente nao é preciso..

1.1 - e antivirus para Pen's?? tipo eu usava o ninja pendisk para windows..

2- alem do safari, firefox ou opera, qual o que se comporta melhor??

3 - é necessario desfragmentador de disco??

4 - programas tipo Ccleaner para apagar historicos, registo e desisntalar e etc;
existem ou nem é necessario?

5 - gravador de cds e dvds qual o que aconselham??

6 - suite de office nao veio no meu mac.
ja ouvi falar em openoffice (que uso em XP) e no neoOffice??
ou iWork?? como este é a pagar nao sei se se arranja facilmente "por outras bandas.."

7 - para ver videos usava o k-lite codec packs e via tudo com o media player classic.
com o quicktime ve-se tudo e tem codecs??

8 - para ouvir musica itunes certo??

9 - 7zip existe?? ou o leopard ja traz 1 descompressor??

10 - gerenciador de downloads e preciso?? tipo Orbit ou freedmanger..

11 - torrents: utorrent ou transmission ja ouvi falar..??

12 - thunderbird ou o programa que ja vem é parecido??

13 - para syncronizar pastas eu usava o synctoy da micrsoft,xegavame

14 - para transferir ficheiro grandes de pastas pra pastas eu usava 1 progrma muito bom no XP, TERACOPY. será necessario aqui??

Acho que é tudo!! lol Tongue

Desculpem o post tar enorme e a quantidade de perguntas mas realmente nao sei quase nada...
Ora bem, excelente prenda que recebeste, com o tempo vais-te habituando ao sistema e verás que é muito mais simples e mais seguro que o Windows, e por isso mesmo, exclui-se algumas perguntas que colocaste cá. Deixo aqui algumas dicas básicas para começar a dar os primeiros toques no sistema.

Para instalares aplicações simplesmente arrastas o ficheiro executável do programa para a pasta das Aplicações (Applications), para desinstalares, arrastas da pasta Applications para a lixeira, muito simples.

Mas existem certos programas que são pacotes, chamados .pkg, que são de instalação género "setup" tal como no Windows, dois clicks, e segues os passos.

Para colocares aplicações na Dock para um acesso rápido arrastas a aplicação que pretendes colocar para cima da Dock e pronto.

Segue o meu último post neste tópico, tem uma lista grande de aplicações úteis para tudo o que pretendas fazer. Deixo o link de acesso directo ao post - http://forum.pplware.com/showthread.php?...23#pid6723


Respostas

1. Não precisas de anti-virus nem de firewall, para nada, nem para o próprio sistema nem para pen's, discos externos, etc...

2. Utiliza Safari e Firefox apenas, existem outros, mas estes são definitivamente os melhores.

3. Não necessitas de desfragmentador de disco, tens o Disk Utility, uma aplicação do sistema que apenas precisas de correr quando verificares alguma lentidão ou problemas com permissões no sistema (o que é extremamento raro diga-se já), caso contrário, nem precisas de usar.

4. Não, não necessitas de programas desses porque nem é necessário.

5. Para gravação de CD's, DVD's, Blu-Ray, podes utilizar o "Toast Titanium 8", simples, rápido, excelente.

6. Podes instalar Microsoft Office que existem para MacOS X. Smile

7. Utiliza o VLC, não necessitas de instalar codecs nem nada do género, lê praticamente todos os tipos de ficheiros de vídeo, .avi, .mkv, .mp4, .mpg, entre outros...

8. Sim, para ouvir música, organizares os teus albúms e músicas, ouvir podcasts e fazer backup de cd's, sim, o iTunes.

9. O Leopard traz um descompressor para ficheiros do tipo .zip, instala o UnRarX, que suporta imensos tipos de ficheiros incluindo claro, o .rar.

10. Não necessitas de gerenciador de Downloads, mas podes usar o DAP (Download Accelerator Plus).

11. uTorrent, simples, rápido, customizável.

12. O Mail client que vem instalado no sistema é praticamente igual, mas podes usar também o Thunderbird, mas o Mail é muito bom também, é uma questão de opção.

13. Tens o iSync, e também o Fullsync que também é muito bom e sincroniza pastas entre Windows e MacOS X.

14. Não, não necessitas de programas adicionais para ficheiros enormes.


Bem, penso que ficaste bem esclarecido, qualquer dúvida não hesites em perguntar estamos cá para nos ajudar uns aos outros.

Cumprimentos e já agora desejo um Feliz Natal atrasado e um Bom Ano Novo a todos. Smile
Quanto ao ponto 4 podes instalar o MainMenu, que te deixa um ícone na barra de menus onde agrega esse tipo de operações (limpeza de caches, reparação de permissões, ...). Quanto à desinstalação, se quiseres também apagar os ficheiros de preferências que as aplicações deizam de serem eliminadas podes usar o AppTrap.
muito obrigado!!!!
e 1 grande 2009 para todos voces!!
Se calhar era tempo de fazer um guia para os novos mac-users… Com combinaçoes de teclas, softs uteis e etc…
Excelente ideia, podemos tratar disso...e pedir a um moderador que destaque o tópico... Smile

P.S: MacMarcio tens 200Mb 7200RPM na tua assinatura, não era suposto ser 200GB? Smile
(30-12-2008 17:33)MacMarcio Escreveu: [ -> ]Se calhar era tempo de fazer um guia para os novos mac-users… Com combinaçoes de teclas, softs uteis e etc…

mas que ideia excelente.
vou aguardar por esse novo topico, axo que vai dar uma grande ajuda.
ainda tou muito perro nisto.
abraço
(02-01-2009 21:12)ekanja Escreveu: [ -> ]
(30-12-2008 17:33)MacMarcio Escreveu: [ -> ]Se calhar era tempo de fazer um guia para os novos mac-users… Com combinaçoes de teclas, softs uteis e etc…

mas que ideia excelente.
vou aguardar por esse novo topico, axo que vai dar uma grande ajuda.
ainda tou muito perro nisto.
abraço

Oi ekanja,
comecei o guia para os novos Mac-Users, com fotos e tudo, tento falar de um pouco de tudo, desde a configuraçao, do spotlight, do dock, caracteres especiais, até a combinaçao de teclas etc… E falo tambem de coisas que um Mac nao pode ainda fazer.
Se tiveres alguma sugestao, estas à vontade…
O que precisas mais de saber ?
Cumps.
URL's de Referência