Forum Pplware

Versão Completa: Access
Está de momento a ver uma versão reduzida do nosso conteúdo. Ver versão completa com o formato adequado.
Páginas: 1 2 3 4 5 6 7
(02-12-2012 23:39)Macavi Escreveu: [ -> ]resto do problema é este:

o restante do problema e este abaixo mencionado.

- sobre o cliente
nome,morada,localidade,telefone,nº contribuinte,nº bi
classificação como regular ou frotista
vendedor associado

-sobre o fornecedor e proprietário anterior
nome,morada,localidade,telefone,fax,nºcontribuinte,nº bi

-sobre os tipos de custo
custos associados ao veiculo (bate-chapa,pintura,electricista,combustivel,transporte,despesas de legalização,despesas de importação,manutenção

-sobre os valores
valor de compra do veiculo
indicação do valor pelo qual se pretende vender o veiculo
indicação dos custos atribuidos a este veiculo (necessário para o calculo do custo do veiculo)
preço da venda, data e condições

*é importante guardar as vendas efectuadas por cada vendedor, com as respectivas datas e comissões sobre as vendas, para calculo do premio mensal dos vendedores.

*os veiculos novos são fornecidos por um fornecedor e os veiculos usados são comprados ao seu propreitario anterior.

Com base naquilo que já foi feito, vê lá o que consegues fazer.

(02-12-2012 23:54)Corvus Escreveu: [ -> ]
(02-12-2012 23:12)Progster Escreveu: [ -> ]Sugiro o seguinte:

- Tabela Veículos (ID_Veiculo, Matricula, marca, modelo);
- Tabela TipoVeículos (ID_Tipo, Tipo, Cilindrada, Potência, Quilometragem, Estado, Combustível, Cor);
- Tabela Categoria (ID_Categoria, Categoria, Data_Entrada, Data_Saída);

Ainda te falta aqui a tabela Clientes. Wink

Um pormenor: embora o tipo, cilindrada, potencia e combustivel (e talvez a cor, mas não me soa muito bem) sejam suficientemente genéricos para estarem numa tabela própria e evitar repetições, a quilometragem e estado são informações que dizem respeito a um veículo especifico e devem fazer parte da tabela de veiculos. O que se pode fazer é, ou ter uma tabela especifica para o estado do veículo ou então usar um enum com os estados possíveis, dentro da tabela de veículos.

Concordo, a quilometragem e o estado ficam melhor na Tabela Veiculo.
Tabela veículos (id_veiculos,matricula,marca,modelo,kms,estado)
Tabela tipo veículos (id_tipo,tipo,cilindrada,potência,combustível,cor)
Tabela categoria (id_categoria,data_entrada)
Tabela clientes ( id_clientes,clientes,nome,morada,localidade,telefone,n.contribuinte,n.bi,classif​icação (regular ou frigistes),vendedor associado.
Tabela fornecedor(id_fornecedor,nome,morada,localidade,telefone,fax,n.contribuinte,n.bi​)
Tabela proprietário anterior ( id_proprietario,nome,morada,localidade,telefone,fax,n.contribuinte,n.bi)
Tabela custos (id_custos,custos (bate_chapa,pintura,etc))
Tabela valores (id_valores,valor compra do veiculo,valor se pretende vender,custos atribuídos ao veiculo,preço venda,data,condições)

O que acham?
Marca e modelo deviam passar para a tabela tipo veiculo.
De resto parece-me bem, embora te faltem as "foreign keys", que te permitem associar uma tabela a outra. Por ex., na tabela veiculos precisas de um campo para por o id do registo correspondente na tabela de tipo veiculos.
Tabela veículos (id_veiculos,matricula,kms,estado)
Tabela tipo veículos (id_tipo,tipo,cilindrada,potência,combustível,cor,marca,modelo)
Tabela categoria (id_categoria,data_entrada)
Tabela clientes ( id_clientes,clientes,nome,morada,localidade,telefone,n.contribuinte,n.bi,classif​icação (regular ou frigistes),vendedor associado.
Tabela fornecedor(id_fornecedor,nome,morada,localidade,telefone,fax,n.contribuinte,n.bi​)
Tabela proprietário anterior ( id_proprietario,nome,morada,localidade,telefone,fax,n.contribuinte,n.bi)
Tabela custos (id_custos,custos (bate_chapa,pintura,etc))
Tabela valores (id_valores,valor compra do veiculo,valor se pretende vender,custos atribuídos ao veiculo,preço venda,data,condições)

podes dar um exemplo para eu perceber.
(03-12-2012 09:55)Corvus Escreveu: [ -> ]Marca e modelo deviam passar para a tabela tipo veiculo.

Discordo, mas pronto são opiniões.
(03-12-2012 10:36)Macavi Escreveu: [ -> ]podes dar um exemplo para eu perceber.

Vai fazendo alguma coisa, não estejas à espera que te façam a papinha toda. Dá uma vista de olhos no link que te dei.
Embora não o tenha na minha assinatura como o Progster (Wink), não respondo a dúvidas via PM
(03-12-2012 15:03)Corvus Escreveu: [ -> ]Embora não o tenha na minha assinatura como o Progster (Wink), não respondo a dúvidas via PM

LOL Não sei porque, mas aqui o amigo @Macavi mesmo após várias chamadas de atenção continua a enviar PM's com dúvidas. Mr Green
Eu não quero que me façam a papinha toda, so queria um exemplo para ver.
(02-12-2012 21:06)Progster Escreveu: [ -> ]Sugiro que o id de veiculo seja a chave primaria.

Para que id de localizacao?
Concordo
O exemplo já te o tinha dado:

(02-12-2012 17:46)Progster Escreveu: [ -> ]Para as ligares tens de pensar da seguinte maneira:

- A uma ocorrencia da tabela A, corresponde uma ou varias ocorrencias da tabela B?

Wink
Páginas: 1 2 3 4 5 6 7
URL's de Referência