Forum Pplware

Versão Completa: Barco que se move sem motor ou velas
Está de momento a ver uma versão reduzida do nosso conteúdo. Ver versão completa com o formato adequado.
Vi isso e achei interessante.

"... capacidade de se moverem sobre a água sem necessitarem dos meios de obtenção de potência tradicionais, como motor, velas ou remos. "

Fonte: Exame Informática
Ainda falta muito para aquilo ser um barco.
Pois, concordo contigo, mas a verdade é que começamos a "navegar" em cima de um conjunto de troncos. quando demos por nós tinhamos frotas de navios. Hoje em dia é o que é. Penso e espero, que devido ao mundo que vivemos, e com a conjuntura de recursos que há, que muitas tecnologias como essa em muitas áreas apareçam e sejam desenvolvidas com muita maior densidade.
Eu acho que enjoava naquele barco LOL
Parece interessante, será que conseguem usar um sistema desses no barco "a sério"?
Já existe um barco que consegue navegar com bastante precisão...ou seja...sem velas, motor ou remos...aliás esse barco (e consequente principio de "propulsão") já tem bastante tempo, mais de um século inclusive.

Basicamente no centro do navio é introduzido um cilindro gigante (sim é mesmo um cilindro) que poderá ter um diâmetro de alguns metros, que terá uma altura ainda considerável, talvez um pouco mais alto que um vulgar mastro, mas não tem velas nem motor, nem remos...o cilindro roda sobre si próprio devido à força do vento. O Cilindro não funciona como vela nem coisa parecida...quando o cilindro começa a rodar para um dos lados, irá obrigatoriamente fazer uma deslocação do ar envolvente ao cilindro, quanto maior a deslocação mais a velocidade do navio, sei que parece um quanto ou pouco "esquisito" no mínimo esta explicação, e parece inacreditável que o navio se consiga mover assim desta forma, mas é mesmo possível...aquilo dependendo do tamanho, peso e outras condicionantes do navio, assim como do cilindro pode ter uma velocidade já razoável de alguns nós...

Estava aqui a tentar encontrar imagens de um navio deste tipo na net, mas não consigo encontrar nenhuma...se alguém souber do que estou a falar e tiver alguma imagem que junte aqui ao post...e se eu expliquei alguma coisa errado que me corrija obviamente...agora que existe um barco deste tipo que expliquei existe, porque como diz o outro:"já o vi...com estes olhos que a terra há-de comer"..


Abraço
Tambem confirmo a existencia desse barco! Mas tambem nao consigo encontrar nenhuma imagem ou noticia sobre ele Confused

Vi um documentario sobre esse barco no Discovery Channel, se nao estou em erro, chegaram mesmo a construir um protótipo com 2 ou 3 cilindros desses. Se nao estou enganado foi na serie Project Earth do Discovery Channel, no episódio Brighter Earth mas nao aparece como noticia principal, talvez so com o episodio completo se consegue ver o barco.

Cumps
Será disto que o povo fala?
[Imagem: Digitalizar0002.jpg]
Calypso II, de Jacques Cousteau

HISTORICAL NOTE: In the early 1920's the force from a rotating cylinder was used to power a sailing ship. The idea, proposed by Anton Flettner of Germany, was to replace the mast and cloth sails with a large cylinder rotated by an engine below deck. The idea worked, but the propulsion force generated was less than the motor would have generated if it had been connected to a standard marine propeller! Here's a picture of the ship provided by Brian Adkins, BAE, Georgia Tech, 1993.
[Imagem: flettner.gif]
[size=xx-small]in [url]http://www.grc.nasa.gov/WWW/K-12/airplane/cyl.html[/size[/url]]
É exactamente disso que o povo fala!

Flettner rotor boats

Agora que ja sei o nome foi muito mais facil encontrar informação.
Está aqui o prototipo feito pela equipa da discovery e aqui a informação sobre o projecto.

Mistério resolvido Wink

Cumps
Há pessoal que não perdoa...eheheheh...é mesmo isso...

Confesso que nunca vi o tal documentário, mas agora também o vou procurar para o ver...uns minutos a ver televisão com certeza não me farão mal...


Abraço
Se necessita de um motor (provavelmente de combustão interna) e tem uma eficiência menor que um sistema convencional não passa de uma prova que o conceito funciona.
Quanto ao novo desenvolvimento ..... então não é suposto os barcos andarem em frente? Aquilo não se inclina como diz no artigo da Exame Informática (que não refere a sua fonte).
Só acredito neste novo desenvolvimento quando vir isso confirmado por outro grupo de investigação .... não digo mais.
URL's de Referência