Forum Pplware

Versão Completa: Ontologia CytiGML
Está de momento a ver uma versão reduzida do nosso conteúdo. Ver versão completa com o formato adequado.
Estou a desenvolver um trabalho em ontologia, a ontologia que estou a utilizar é o CytiGML. a ferramenta k estou a pensar utilizar para desenvolver a minha ontologia é o protege. Na qual vou utilizar uma ontologia existente e adaptar depois ao conteúdo que eu tenho. Alguém sabe como posso introduzir os dados no protege?
Olá Smile

Achei o tópico interessante, mas não sei se te posso ajudar. Smile
De qualquer forma não custa nada tentar e pode ser que aprenda algo de novo, daí o "interessante". Smile

Suponho que a ontologia que estás a falar seja a ontologia na área da computação, ou seja, um modelo de dados, certo?

Esse modelo de dados está de "acordo" com o CityGML que pelo que entendi é um "tipo" de modelo de dados/informação para ambientes urbanos, com determinadas características. Rolleyes

O que tu vais fazer é pegar num modelo de dados já existem, no "formato" CityGML e introduzi-lo no Protégé e depois modificar esse modelo com os dados que tu tens, certo?

O teu problema está em como introduzir esses dados no programa.... não faço ideia. Mr Green

Que tipo de dados, ou conteúdo como tu dizes, tens de introduzir/modificar?

Coloca aqui os termos técnicos da "coisa". Tongue

Citar:Classes, subclasses, superclasses, hierarquias, slots.?

Fiz uma pesquisa e encontrei o seguinte,

Noções básicas para uso do Protege

Construindo uma Ontologia com o Protege

Vê se ajuda. Smile
N estou a conseguir responder....
Nenhum dos links te ajudou?

Não consegues dizer o que tens de introduzir, alterar?
Ajuda os link k me enviou. Eu tinha preparado uma resposta, mas n me deixa introduzir.
O k eu vou fazer é uma ontologia de ambiente urbano, na área da computação.
eu ja tenho uma ontologia que retirei do site do CityGML so que esta incompleta, estou neste momento adaptar as classes, propriedades e indivíduos ao meu local que irei representar.
- Os dados que refiro sao por exemplo uma capela histórica, kd foi criada, expressura das paredes, quantas janelas.... Isto tudo com base em estudos feitos e com informação o mais original possível, para depois poder criar como era século k foi construída.

Eu tenho este manual sobre o protégé : http://mba.eci.ufmg.br/onto_frames/#enter_instances

Neste momento ando a adaptar ao que eu quero fazer....
Como te disse não sei se te consigo ajudar, fiz umas pesquisas mas não consigo encontrar nada assim tão especifico, não falo da "capela histórica", mas sim desse tipo de dados a serem introduzidos.
URL's de Referência