Forum Pplware

Versão Completa: PSP: Operação Carnaval em Segurança 2014 - RESULTADOS
Está de momento a ver uma versão reduzida do nosso conteúdo. Ver versão completa com o formato adequado.
A Operação Carnaval em Segurança - Polícia Sempre Presente 2014 da Polícia de Segurança Pública (PSP) chegou ontem ao seu fim. 

Durante 5 dias consecutivos, a PSP levou a efeito um conjunto de iniciativas para garantir e promover a segurança dos cidadãos em todas as áreas, tendo atingido elevados níveis de eficácia.

[Imagem: psp_02.jpg]

Com esta Operação de âmbito nacional, aumentámos de forma significativa os nosso índices operacionais, para além de contribuirmos para a prevenção e a redução dos índices de criminalidade geral e violenta e grave. Esta Operação, devido à época do Carnaval e a todos os fenómenos a ela inerentes, foi igualmente direcionada para um forte cunho de prevenção, facto este que conduziu a um aumento de apreensões de armas de fogo normalmente associadas a crimes graves e violentos (mais 4 que o ano passado) e a um aumento das apreensões de material pirotécnico e explosivo (quase 100 kg deste material diverso) o que se verificou numa redução dos índices de criminalidade verificada e dos incidentes relativos aos festejos carnavalescos na nossa área de competência.

Os resultados obtidos foram os seguintes:

1. 371 detenções pelos crimes de condução sob o efeito do álcool, condução sem habilitação legal, situação irregular em território nacional, tráfico de estupefacientes, furto/roubo e posse de arma ilegal;
2. 22.468 viaturas fiscalizadas, sendo detetadas cerca de 2.905 infrações ao Código de Estrada e 3.271 infrações por excesso de velocidade;
3. Apreensão de 2.338 doses de produto estupefaciente;
4. Apreensão de 13 armas de fogo e de 6 armas brancas, num balanço total de 22 armas apreendidas;
5. Apreensão de 87,5 kg de explosivos;
6. 156 infrações ao funcionamento de estabelecimentos, destacando-se 15 contra-ordenações por incumprimento de horários, 9 por falta de licença de utilização e 4 por falta do livro de reclamações; 
7. 840 acidentes de viação (mais 75 que em 2013), 11 feridos graves (os mesmos que em 2013) e 2 vítimas mortais (as mesmas que em 2013).


Foram portanto neste hiato reforçadas, com os polícias afetos ao Programa Escola Segura e do Departamento de Armas e Explosivos, as ações de sensibilização para os perigos associados a esta quadra carnavalesca, mormente na vertente pirotécnica. Sobre este fenómeno, a Polícia de Segurança Pública transmitiu mensagens de sensibilização para a compra e utilização de artigos de pirotecnia e os cuidados a observar para uma utilização segura.

Para além de todo o esforço do efetivo policial na vertente rodoviária e na fiscalização de estabelecimentos, bem como Armas e Segurança Privada.
URL's de Referência