Forum Pplware

Versão Completa: A minha experiência com Ubuntu e o motivo de o ter desistalado
Está de momento a ver uma versão reduzida do nosso conteúdo. Ver versão completa com o formato adequado.
Viva,

Pois é, migrei para o Ubuntu deixando a imagem de backup do meu windows guardada - podia vir a ser necessário de novo.

E não é que foi!

Bem, primeiro vou partilhar a minha experiência com a última versão do Ubuntu.

Foi mágico. Identifiquei-me com o linux e cada dia que passava sentia-me em casa.

Os softwares que usamos no windows, muitos deles não existem para Linux, o exemplo pode estar errado mas penso que o Photoshop (adobe) não existe para Linux. E agora o que fazer?

É aqui que começa a magia. Existe um aplicativo chamado Wine (no linux) que permite a instalação de software do windows. Não é perfeita a aplicação mas funciona com uma grande parte dos programas.

Depois a melhor parte, para quem se está a tornar "vegetariano" sabe que é mais fácil procurar comida com texturas e sabores que imitem a carne. Contudo, para quem já é há mais tempo ou simplesmente não quer recordar o seu passado sangrento existe a boa e saudável comida. Aquela que não tenta imitar privando do verdadeiro sabor dos vegetais, frutas e cereais. Pois é, falo-vos dos softwares gratuitos e poderosos.

Existe uma grande lista de muitos deles aqui no forum. Posso citar o GIM que é um grande substituto do Potoshop. Ok, vão me dizer que não tem nada haver.

Reparem, o GIM trabalha por camadas e tem poderosas ferramentas, muito parecido ao photoshop. Além disso existem profissionais da área fotográfica que o utilizam por acreditarem no seu potencial. Claro, é gratuito ao contrario do preço aberrante do photoshop. E é massa!

Depois quão bons somos para sabermos usar 70% das ferramentas do photoshop? É uma ilusão.

Então temos fantásticos softwares livres para serem usados no Linux.

Outra experiência que quero partilhar convosco é sem dúvida o layout. É tudo tão limpo e intuitivo que só usa-lo se compreende. No inicio, para quem está habituado ao Windows é tudo estranho - até o botão para fechar as pastas fica no lado oposto. Não desistir e explorar este novo mundo é a chave para compreender todo o potencial do Ubuntu. Existem outras distribuições, experimentei algumas: Mint, Kubuntu, Xubuntu, Elementary... Acabei por optar por o Ubuntu não só pelo layout como também pelas actualizações e visão da empresa que está por detrás. Mas as outras têm enorme potencial e também são baseadas no Ubuntu. O xubuntu é muito utilizado nas máquinas mais fracas por ser muito leve, por exemplo - é leve e há quem diga que é bem melhor que o Ubuntu.

Já vinham muitas ferramentas instaladas no Ubuntu: "word"; "excel"; "powerpoint"; etc. Tudo gratuito e legal.

O ubuntu rodou no meu pc ainda um mês. Acabei por desinstalar e voltar instalar o windows por alguns motivos que passo já a explicar.

Agora vêm as partes menos boas - acredito que se resolvam no curto espaço de tempo.

Primeiro lugar - O meu monitor é 1920x1080. Do que pesquisei parece-me que o linux ao contrário do windows e Mac, não está preparado para receber esta resolução. O linux detectou o monitor e a placa gráfica mas mesmo assim os sites dos navegadores aparecem mais pequenos que o normal e os menus dos programas a mesma coisa. Ora, para quem está a aprender linguagem de marcação, necessita da resolução correcta para que os sites sejam bem elaborados. Este foi o que me levou a desinstalar depois de pesquisar e não encontrar solução.

Segundo - Não sei como se faz imagem de backup no linux. Dava-me muito jeito ter no disco externo uma imagem do linux para qualquer eventualidade. Pesquisei e o que encontrei pareceu-me difícil de perceber para iniciados.

Estas foram as únicas razões que me fizeram sair para já do ubuntu. Entretanto tenho em máquina virtual o ubuntu e ando há procura de soluções para voltar.

Se alguém sabe como resolver estes problemas diga alguma coisa sf.

Até breve.
Instalaste os drivers da gráfica? Digo isto porque te estou a responder de um portatil com um 2o ecran a trabalhar exactamente a 1920x1080, e tenho um portátil aqui ao lado com a resolução nativa de 1600x1200.

Nota que os drivers das gráficas normalmente são proprietários e por isso nem sempre são instalados por defeito, mas existe uma ferramenta (pelo menos no 12.04) que verifica se precisas deles e os instala. Trata-se do jockey, que aqui me aparece no menú Sistema, opção Drivers Adicionais.

Quanto a fazeres um imagem do sistema, usa o Clonezilla numa pen bootable.
Iep.
Faço minhas as palavras do Corvus. Wink
(12-06-2014 09:24)Corvus Escreveu: [ -> ]Instalaste os drivers da gráfica? Digo isto porque te estou a responder de um portatil com um 2o ecran a trabalhar exactamente a 1920x1080, e tenho um portátil aqui ao lado com a resolução nativa de 1600x1200.

Nota que os drivers das gráficas normalmente são proprietários e por isso nem sempre são instalados por defeito, mas existe uma ferramenta (pelo menos no 12.04) que verifica se precisas deles e os instala. Trata-se do jockey, que aqui me aparece no menú Sistema, opção Drivers Adicionais.

Quanto a fazeres um imagem do sistema, usa o Clonezilla numa pen bootable.

O linux detecta a minha placa gráfica e monitor. E nas opções no painel de actualizações é possível dizer que quero que as actualizações da placa grafica venham da empresa que a fabrica. Mas mesmo assim o problema com a resolução permanece.
Citar:Primeiro lugar - O meu monitor é 1920x1080. Do que pesquisei parece-me que o linux ao contrário do windows e Mac, não está preparado para receber esta resolução
Não se deve ao "linux" mas sim aos drivers utilizados para a gráfica quer sejam proprietários ou não.

O resto são ajustes no Xorg em xorg.conf no caso de necessidade.


Citar:Segundo - Não sei como se faz imagem de backup no linux. Dava-me muito jeito ter no disco externo uma imagem do linux para qualquer eventualidade. Pesquisei e o que encontrei pareceu-me difícil de perceber para iniciados.

A forma mais simples de fazer backup em linux é basicamente fazer um "zip" de todos os ficheiros do  disco e pode ser facilmente feito com um live cd.

Tens duas formas. Se o live cd te mostrar os discos do PC logo no desktop como por exemplo o knoppix linux basta copiares de um disco para o outro todo o conteúdo para backup. Caso contrario a linha de comandos resolve sempre tudo da melhor forma.

Inicias um live cd de qualquer distro e digitas.


Código:
mkdir -p /mnt/ficheiros
mount /dev/sda1 /mnt/ficheiros

Isto vai montar o que está no disco dentro de um diretoria. sda1 é a identificação do disco atual e pode ser outra se usas mais que uma partição ou disco)


Código:
mkdir -p /mnt/backup
mount /dev/novodisco /mnt/backup
Isto vai criar um ponto de montagem ao disco onde vais guardar o backup. Nota que onde está escrito novo disco será a identificação do novo disco. Será algo tipo sdb1 e não será sdA.

Agora de seguida copias os ficheiros da directoria ficheiros para backupSmile

Código:
 cp -a /mnt/ficheiros/* /mnt/backup

No final podes zipar tudo. Usa o tar e está feito. Se pretendes usar o backup mais tarde; revertes o processo e reativas o grub. Podes usar o backup como SO ligado por usb também iniciando o PC com boot via usb.


Citar:Entretanto tenho em máquina virtual o ubuntu e ando há procura de soluções para voltar.
Dentro da maquina virtual os drivers de utilizador para o SO não serão os mesmos que usados no hardware ativamente. o que inclui a gráfica.


Citar:quero que as atualizações da placa grafica venham da empresa que a fabrica
Depende se a empresa disponibiliza para linux e se  o ubuntu suporta o pacote disponibilizado. Normalmente não é boa ideia em nenhum caso.

Quando puderes inicia um live cd e como root digita o seguinte e posta aqui o resultado.


Código:
lspci
lspci -k
 
Isto irá dar informação detalhada do teu hardware e drivers que está a utilizar no momento.
Se o comado não existir; instala o pacote necessário:


Código:
apt-get install pciutils


Existem outras formas de fazer estas coisas e resolver este tipo de problemas mas não educam o utilizador a aprender como as coisas funcionam na realidade e mais cedo ou mais tarde ficam sem saber como resolver o problema.
(02-08-2014 14:40)migs Escreveu: [ -> ]
Citar:Primeiro lugar - O meu monitor é 1920x1080. Do que pesquisei parece-me que o linux ao contrário do windows e Mac, não está preparado para receber esta resolução
Não se deve ao "linux" mas sim aos drivers utilizados para a gráfica quer sejam proprietários ou não.

O resto são ajustes no Xorg em xorg.conf no caso de necessidade.


Citar:Segundo - Não sei como se faz imagem de backup no linux. Dava-me muito jeito ter no disco externo uma imagem do linux para qualquer eventualidade. Pesquisei e o que encontrei pareceu-me difícil de perceber para iniciados.

A forma mais simples de fazer backup em linux é basicamente fazer um "zip" de todos os ficheiros do  disco e pode ser facilmente feito com um live cd.

Tens duas formas. Se o live cd te mostrar os discos do PC logo no desktop como por exemplo o knoppix linux basta copiares de um disco para o outro todo o conteúdo para backup. Caso contrario a linha de comandos resolve sempre tudo da melhor forma.

Inicias um live cd de qualquer distro e digitas.


Código:
mkdir -p /mnt/ficheiros
mount /dev/sda1 /mnt/ficheiros

Isto vai montar o que está no disco dentro de um diretoria. sda1 é a identificação do disco atual e pode ser outra se usas mais que uma partição ou disco)


Código:
mkdir -p /mnt/backup
mount /dev/novodisco /mnt/backup
Isto vai criar um ponto de montagem ao disco onde vais guardar o backup. Nota que onde está escrito novo disco será a identificação do novo disco. Será algo tipo sdb1 e não será sdA.

Agora de seguida copias os ficheiros da directoria ficheiros para backupSmile

Código:
 cp -a /mnt/ficheiros/* /mnt/backup

No final podes zipar tudo. Usa o tar e está feito. Se pretendes usar o backup mais tarde; revertes o processo e reativas o grub. Podes usar o backup como SO ligado por usb também iniciando o PC com boot via usb.


Citar:Entretanto tenho em máquina virtual o ubuntu e ando há procura de soluções para voltar.
Dentro da maquina virtual os drivers de utilizador para o SO não serão os mesmos que usados no hardware ativamente. o que inclui a gráfica.


Citar:quero que as atualizações da placa grafica venham da empresa que a fabrica
Depende se a empresa disponibiliza para linux e se  o ubuntu suporta o pacote disponibilizado. Normalmente não é boa ideia em nenhum caso.

Quando puderes inicia um live cd e como root digita o seguinte e posta aqui o resultado.


Código:
lspci
lspci -k
 
Isto irá dar informação detalhada do teu hardware e drivers que está a utilizar no momento.
Se o comado não existir; instala o pacote necessário:


Código:
apt-get install pciutils


Existem outras formas de fazer estas coisas e resolver este tipo de problemas mas não educam o utilizador a aprender como as coisas funcionam na realidade e mais cedo ou mais tarde ficam sem saber como resolver o problema.
Viva,

Obrigado pela ajuda. Já está tudo ok. Continuo com algumas dúvidas de outros aspectos mas por agora está tudo bem Smile
URL's de Referência