Forum Pplware

Versão Completa: Redes Mesh
Está de momento a ver uma versão reduzida do nosso conteúdo. Ver versão completa com o formato adequado.
Uma pergunta:

Alguem sabe o que são Redes Mesh?
Obrigado Corvus.

O que eu gostava de saber é se o pessoal no geral sabe o que é, que protocolos usa, se sabe prós e contas deste tipo de rede, se tem alguma experiência com este formato de rede, se tem conhecimentos de alguma rede deste género em Portugal, etc.
Mais de 200 visualizações e ninguem respondeu positivamente, este assunto precisa de ser abordado no blog!

Alguem sabe alguma coisa acerca de protocolos como "Better Approach To Mobile Adhoc Networking (B.A.T.M.A.N.)” https://en.wikipedia.org/wiki/B.A.T.M.A.N."

Aqui deixo algumas vantagens acerca de Redes Mesh:

"Ao contrário de redes tradicionais que dependem de instalação, manutenção e administração centralizada uma rede mesh com mvwrt não necessita de administração técnica nem depende de um ponto de acesso específico para funcionar."

  • Software: Auto ajustável à rede detetando a topologia a inserindo-se na rede sem intervenção humana.
  • Routers: Equipamento que se pode obter em qualquer loja que venda material informático a preços a partir dos 20 euros.
  • Administração: Rede auto gerida pelo próprio software sem intervenção humana mantendo-se sempre ativa mesmo que um algum ponto de acesso tenha falha ou fique inativo.
  • Baixo custo: Implementação permitindo criar/fazer parte ou seu próprio equipamento com materiais caseiros.
  • Smartphones: Suporte e funcionalidade para smartphones como o android permitindo comunicação entre os utilizadores gratuitamente.
  • Segurança e privacidade: Utilizando os mais modernos meios de criptografia existentes na atualidade como por exemplo o tor e/ou gateways via vpn.
  • Flexibilidade: Fácil e rápida implementação em locais isolados, escolas, hospitais, municípios, prédios, zonas industriais, vigilância, eventos, armazéns, transportes, etc, com a mais alta fiabilidade, escalabilidade e interoperabilidade. 
URL's de Referência