Forum Pplware

Versão Completa: Resolução em Ubuntu 9.04
Está de momento a ver uma versão reduzida do nosso conteúdo. Ver versão completa com o formato adequado.
Páginas: 1 2 3
Instalei o Ubuntu 9.04 Beta no meu portátil Fujitsu Siemens Esprimo Mobile V5515. Funciona tudo cinco estrelas mas tou preso à resolução de 800x600. Vou a Sistema>Preferências>Ecrã mas não deixa aumentar a resolução e no parâmetro Monitor diz Desconhecido. A gráfica deste sistema é a SiS 771/671 PCIE VGA Display Adapter (segundo o Sysinfo) e penso que esteja a funcionar com as drivers VESA, o único driver proprietário que posso activar é o da placa de rede (que por sinal não preciso). Li em alguns sites que existem mais pessoas com o mesmo problema que eu, mas sem solução. Neste site o utilizador do segundo comentário fala dum driver 2D mas não o consigo instalar, não sei instalar os ficheiros em formato tarball. Experimentei a solução do Ricardo Vieira (reconfigurar o xorg) mas não chego à parte das resoluções. Depois de configurar o teclado volta para a Consola e aparece a seguinte mensagem:
Citar:xserver-xorg postinst warning: overwriting possibly-customised configuration
file; backup in /etc/X11/xorg.conf.20090411211439

Alguém sabe como posso resolver este problema?
Pelo que vi 3D deve ser para esquecer mas talvez te safes com o 2D.
Tenta procurar por video-sis ou qualquer coisa desse género e se o nome sugerir que é um driver instala, depois edita o xorg.conf e muda a linha Driver "vesa" para Driver "sis".
Podes por um cardinal atrás dessa linha e acrescentar uma nova. Depois reinicia o pc e vê o que dá, pode ser que esse driver pelo menos te deixe usar a resolução nativa do monitor.
No entanto eu não esperava muito disso, parece que tiveste azar com a placa que te calhou na rifa.
Pelo que seio novo driver para essas placas ja vem incluido e activo por defeito. Fazer override no xorg.conf deixou de funcionar desde o xorg novo na versão 8.10 do Ubuntu. Agora a selecção do driver é feita automaticamente pelo xorg.

Essas sis são um pincel para por a funcar em linux, podes fazer das duas uma:

- tentar instalar o sisctrl, um utilitario para configurar a tua placa grafica (em anexo assumindo que a tua arquitectura é x86), depois de instalado na consola escreve sudo sisctrl , para lançares a aplicação de controle.
ATENÇÃO: renomeio o ficheiro zip em anexo para .deb, e instala clicando duas vezes

- podes tentar remover os divers sis do xorg de modo ao xorg ser obrigado a te usar o vesa (e diga-se de passagem o suporte vesa não fica atrás desse driver).

Para desinstalares vai a sistema > administração > gestor de pacotes synaptic, e procura por xserver-xorg-video, e desinstala tudo o que encontrares com a designação sis, tens a seguinte imagem de exemplo:

[Imagem: capturaecrasis.png]

Espero ter ajudado

(12-04-2009 00:16)R00KIE Escreveu: [ -> ]Pelo que vi 3D deve ser para esquecer mas talvez te safes com o 2D.
Tenta procurar por video-sis ou qualquer coisa desse género e se o nome sugerir que é um driver instala, depois edita o xorg.conf e muda a linha Driver "vesa" para Driver "sis".
Podes por um cardinal atrás dessa linha e acrescentar uma nova. Depois reinicia o pc e vê o que dá, pode ser que esse driver pelo menos te deixe usar a resolução nativa do monitor.
No entanto eu não esperava muito disso, parece que tiveste azar com a placa que te calhou na rifa.
A selecção do driver só é feita automaticamente caso não exista um ficheiro de configuração (xorg.conf) e essa detecção pode não ser feita correctamente logo vai tentar usar o driver errado mesmo que só exista o driver certo no disco.

Quanto aos drivers vesa, podem trabalhar bem ou não (e como indicado o driver vesa não deixa usar mais de 800x600), há casos em que o driver vesa consegue usar a resolução nativa do monitor e outros casos em que não o consegue fazer, é uma coisa que tem que ser vista caso a caso sendo preferível indicar qual o driver que deve ser usado.

Uma solução alternativa será remover todos os drivers menos aquele que te interessa e tentar gerar um novo xorg.conf com "sudo X -configure". Vai ficar um ficheiro xorg.conf.new na raiz da tua pasta home. Esse ficheiro já deve ter definições relativamente sensatas, verifica apenas que driver está a tentar usar e se não for o sis muda. depois copias esse ficheiro para /etc/X11 com o nome xorg.conf e reinicia o pc (não seria necessário mas é mais fácil que andar à caça de módulos que não sejam necessários e remove-los manualmente).
Como já disse, eu já tentei em inumeras vees subrepor o xorg.conf no 8.10, e nunca aceitou as minhas alteração ao nivel de selecção de drivers. ROOKIE podes propor as alterações que quiseres do xorg.conf ao nivel de mudança de driver, mas não vai funcionar.

Estás também a a assumir que o ubuntu está a detectar o driver vesa, e se é o contrário e é como digo, ou seja ele está a usar o driver da SIS?(como tenha quase de certeza, pois o driver da sis era suposto ser incluido na 9.04 beta) O que afirmas do driver vesa também não é verdade, já consegui meter esse driver a uma resolução de 1280 (e no geral consegue sempre correr mais que 800x600).

O problema aqui é que esta placa da sis, é demasiado má, e quase de certeza deve ser um daqueles portáteis da e-escola que eu já tentei uma vez instalar o ubuntu. E se assim for, o driver vesa é a melhor opção para essa placa gráfica.
Só me estou a basear no que o Diogo.AOS disse no primeiro post.

Para além disso se no ubuntu a selecção manual do driver através do xorg.conf não funciona é porque é burro (o ubuntu claro). O que deixou de ser controlado no xorg.conf é a configuração do teclado, rato, touchpad e o comportamento do ctrl+alt+backspace e mesmo isso dá para mudar e voltar a funcionar como estava antes.

Eu estou a usar o xorg-server 1.6 e é como disse, se não houver xorg.conf ele escolhe o primeiro driver que lhe der na bolha e a maior parte das vezes acerta, no entanto com a placa que tenho e dependendo dos drivers que tenho instalados ele pode conseguir escolher o driver certo ou não, sabendo dessa possibilidade apenas avisei, não quer dizer que seja o caso aqui.

Quanto à resolução ou não me expliquei bem ou percebeste mal, os 800x600 é para este caso e isto assumindo que o driver que está a ser usado é o vesa, dito pelo Diogo.AOS não fui eu que inventei. Também disse a seguir que há casos em que o driver vesa consegue usar a resolução nativa do monitor, isso inclui os 1280x* ou outra resolução qualquer que seja a resolução nativa do monitor e também isto depende do que estiver no xorg.conf. Mais, a configuração que o X gera serve apenas de guia pois pode não conseguir detectar tudo bem ou ser necessário acrescentar mais coisas, o problema pode até nem ser do driver mas de outras coisas que estão no ficheiro ou que não estão e deveriam estar.

Posto isto será melhor o Diogo.AOS colocar aqui o xorg.conf que tem agora e depois logo se vê se mudando o driver ou alguma coisa no ficheiro resolve o problema.
Obrigado pelas rápidas respostas e peço desculpa pelo atraso na minha.

racoq, isto é de facto um dos tais computadores do E-Escola, dos da primeira edição ainda, e é de facto uma porcaria. Também é por isso que quero por Linux, não fica tão mal.

Tentei fazer o que me disseste acerca das drivers. Desliguei as drivers SiS, reiniciei e ficou pior. Depois experimentei desligar a driver VESA e ligar as outras, reiniciei e fiquei-me pela consola, não iniciou o ambiente gráfico (penso eu). Ainda tentei contornar o problema mas como não tinha documentos ou outras coisas gravadas no Ubuntu, instalei novamente o Ubuntu 9.04 Beta.

Instalei o tal sisctrl e reiniciei o computador. Quando instroduzi o comando sudo sisctrl apareceu-me a seguinte mensagem:
Citar:Failed to find SISCTRL extension, your X driver is out-dated
SiS 3xx video adaptor not found
This program is for the SiS 300, 315, 330, 340 and 350 series only
and requires the Xv (XVideo) extension.

ROOKIE, realmente já deveria ter posto o xorg.conf, esqueci-me no primeiro post. Aqui está:

Citar:Section "Device"
Identifier "Configured Video Device"
EndSection

Section "Monitor"
Identifier "Configured Monitor"
EndSection

Section "Screen"
Identifier "Default Screen"
Monitor "Configured Monitor"
Device "Configured Video Device"
EndSection

Sinceramente acho estranho ter um xorg.conf assim tão "pobre".

Não haverá maneira de obrigar o Ubuntu a apresentar uma certa resolução mesmo sem as drivers indicadas?

Desde já agradeço a ajuda.
desligaste os drivers da sis como? removeste-os como disse no synaptic?

Se sim e nada deu, tenta acrescentar as seguinte linhas a negrito, na secção Monitor do ficheiro xorg.conf

gksudo gedit /etc/X11/xorg.conf


Section "Monitor"
Identifier "Configured Monitor"
Option "DPMS"
HorizSync 28-72
VertRefresh 43-60
EndSection
Funcionou! Já consigo ter a resolução nativa do computador.

Muito obrigado.

Já agora (só por curiosidade) o que é que essas linhas de código fazem ao certo?
(13-04-2009 21:18)Diogo.AOS Escreveu: [ -> ]Funcionou! Já consigo ter a resolução nativa do computador.

Muito obrigado.

Já agora (só por curiosidade) o que é que essas linhas de código fazem ao certo?

configuram o X server para um perfil de um monitor, tipico de um portatil.

Atenção, não puxes muito por esse driver a nivel de jogos, pois como a placa grafica é fraquitao o mais certo é que só tenhas suporte 2D, para ver filmes e alguns jogos modestos.
Páginas: 1 2 3
URL's de Referência