Forum Pplware

Versão Completa: Questões acerca dos drivers e programas dos drivers.
Está de momento a ver uma versão reduzida do nosso conteúdo. Ver versão completa com o formato adequado.
Páginas: 1 2
Actualizei o meu Toshiba L50-B-16X PSKTAE-03900LEP para o Windows 10 x64 (vinha com o Windows 8.1 x64) e gostava de saber por onde actualizo os meus drivers e programas dos drivers: através do site da Toshiba, de um programa de actualização de drivers, do Windows Update (penso que o Gestor de Dispositivos o utilize), dos sites dos fabricantes de componentes que não são da Toshiba ou de sites de actualização de software e drivers?

O site da Toshiba praticamente não tem, sabe-se lá porquê, actualizações para os drivers e programas dos drivers mas sim na sua esmagadora maioria programas da Toshiba que se calhar são praticamente inúteis e só enchem o disco.
Depois de seleccionar a Família ("Satellite"), a Série ("Satellite L50-B") e o Modelo ("Satellite L50-B-16") aparecem-me 3 drivers (pelo menos é o nome que o site da Toshiba lhes dá): ".Windows 10 Upgrade Drivers", "BIOS Update" e "Wireless Display". Em "Sistema operativo" posso escolher o "Windows 10 - 64 BIT" (o Windows 10 só tem uma categoria).
Depois de carregar no driver ".Windows 10 Upgrade Drivers" sou redireccionado para uma página que fala no Windows 10 e que tem vários links. Debaixo de "Download Toshiba drivers for Windows 10" aparece escrito "Click here to download drivers for Windows 10". A seguir a carregar neste link sou redireccionado para uma página em que aparecem categorias para eu preencher que correspondam às do meu PC: "Series", "Model" e "Model Code" (não sei por que me perguntam isto depois de eu anteriormente e como referi aqui já ter escolhido a Família, a Série e o Modelo do meu PC). Em vez de preencher estas categorias posso preencher em alternativa apenas a que me aparece em baixo que é a do "Part Number". Posteriormente a seleccionar as que correspondem ao meu PC, aparece a lista referida em cima de programas da Toshiba (debaixo de "Software Updates"). Os programas que aparecem são o "Cyberlink Media Show 6 for Toshiba (64bit)" (há duas versões com tamanho diferente não sei porquê), "DTS Studio Sound (32/64bit)", "TOSHIBA Blu-ray Disc Player (32/64bit)", TOSHIBA Desktop Assist (32/64bit)", TOSHIBA Display Utility (64bit)", "TOSHIBA eco Utility (32/64bit)", "TOSHIBA Function Key (32/64bit)", "TOSHIBA PC Health Monitor (32bit)", "TOSHIBA PC Health Monitor (64bit)", "TOSHIBA System Driver (32/64bit)" e "TOSHIBA System Settings (32/64bit)". Estes programas são necessários, isto é, acrescentam alguma funcionalidade ao PC ou são praticamente inúteis? Não era suposto aparecer no site da Toshiba mais actualizações dos drivers e programas dos drivers e não apenas programas da Toshiba?
O meu PC já tem a última versão da BIOS.
Após descarregar e executar o Wireless Display nada acontece (pelo menos penso eu), isto é, não é aberta nenhuma janela. O ficheiro é um extractor de arquivo da Toshiba. No entanto, se eu o "abrir" com o WinRAR e executar o instalador já consigo instalar o programa, curiosamente. Na Internet encontrei o instalador de uma versão mais recente do que a que está disponível no site da Toshiba e consigo instalá-la sem utilizar este procedimento (nem sequer consigo "abrir" o instalador com o WinRAR). O programa aparece em "Programas e Funcionalidades" com o nome "Intel WiDi.

Os instaladores dos drivers e programas dos drivers muitas vezes não detectam versões dos drivers mais recentes quando na verdade existem, detectam e instalam versões mais antigas ou então detectam e instalam versões que causam problemas ao PC.

Quanto ao Windows Update, ele actualiza alguns drivers e programas dos drivers mas não instala as versões mais recentes (isto acontece no Gestor de Dispositivos que suponho que utilize o Windows Update). 
Após instalar o Windows 10, em "Programas e Funcionalidades" aparecem-me os programas dos drivers Conexant HD Audio, Controlador de gráficos Intel e Synaptics Pointing Device Driver. Não sei se foram instalados pelo Windows Update mas eu encontrei novas versões mais recentes destes programas na Internet e instalei-as (houve umas que eu não consegui instalar como explicarei mais abaixo). Quando procuro por novas versões dos drivers dos programas dos drivers Conexant HD Audio, Controlador de gráficos Intel e Synaptics Pointing Device Driver (carregando nas opções "Atualizar controlador de Software..." e "Procurar automaticamente software do controlador atualizado") o Gestor de Dispositivos instala-me as versões desactualizadas que tinha anteriormente! O Gestor de Dispositivos raramente detecta versões mais recentes dos drivers mesmo quando elas estão disponíveis e para as detectar à força (depois de eu as descarregar da Internet) é preciso ser eu a carregar nas opções "Atualizar controlador de Software...", "Procurar software do controlador no computador", "Permitir escolha a partir de uma lista de controladores de dispositivos no computador" e "Disco..." e apontar para a pasta onde estão os drivers com a extensão ".INF" (se em vez de fazer este procedimento carregar nas opções "Atualizar controlador de Software...", "Procurar software do controlador no computador" e "Procurar" e apontar para a pasta onde estão os drivers com a extensão ".INF" raramente o Gestor de Dispositivos detecta uma nova versão, não sei porquê). Há drivers que para além de virem com a extensão ".INF" vêm com instalador e por isso é mais fácil (à partida) serem instalados. De vez em quando durante este procedimento sou avisado antes de continuar e por vezes dá erro a instalar o driver após ignorar esse aviso porque suponho que não seja compatível com o meu PC. Só costuma dar este erro após ser avisado e decidido prosseguir mas há vezes em que sou avisado e não dá erro a instalar o driver após continuar. Os drivers que eu tenho descarregado dos programas Controlador de gráficos Intel e Synaptics Pointing Device Driver têm vindo todos com extensões ".INF" e ainda instaladores enquanto que os drivers do programa Conexant HD Audio só tem vindo com a extensão ".INF". 
Curiosamente, já tive problemas em instalar drivers do programa Controlador de gráficos Intel que vieram com instaladores após executar os mesmos mas consegui instalá-los através do procedimento do Gestor de Dispositivos. Já encontrei versões de drivers em sites que aparentemente são mais recentes que as dos sites oficiais, o que é estranho.

Já quanto ao sites dos fabricantes dos componentes que não são da Toshiba estou-me a referir a ir ao site da AMD actualizar o driver e o programa do driver da minha placa gráfica, ao site da Intel actualizar o driver e o programa do driver da Internet sem fios, ao site da Realtek actualizar o driver e o programa do driver da Internet com fios, etc. Será que vale a pena actualizar estes drivers e programas dos drivers ou limitar-me apenas aos drivers e programas dos drivers dos programas Conexant HD Audio, Controlador de gráficos Intel e Synaptics Pointing Device Driver como tenho feito (para além dos programas disponíveis no site da Toshiba), visto que não quero perder muito tempo com isto das actualizações e gosto de ter os programas que aparecem em "Programas e Funcionalidades" actualizados?

Por fim, a última versão dos drivers e programas dos drivers disponível nos sites de actualização de software e drivers como o Softpedia, de onde descarreguei e posteriormente instalei as versões dos drivers mais recentes do que as que estavam instaladas, pode não ser a mais recente ou ser incompatível com o meu PC.

O procedimento que eu tenho utilizado é actualizar os programas da Toshiba através do site da mesma e os drivers e programas dos drivers que aparecem em "Programas e Funcionalidades" (tanto os que aparecem a seguir a instalar o Windows 10 como o Conexant HD Audio, o Controlador de gráficos Intel e o Synaptics Pointing Device Driver, como o Intel WiDi que é descarregado do site da Toshiba) através do Softpedia. O Softpedia não tem as versões mais recentes de alguns dos programas da Toshiba disponíveis no seu site e de outros programas da Toshiba não as têm de todo, para além de me parecer ser mais fácil encontrar versões mais recentes dos drivers e programas dos drivers que eu mencionei neste site do que nos sites da Conexant, Intel e Synaptics.
Eu tenho utilizado o Driver talente e nunca tive problemas , tenta ver se te resolve.

Driver Talent
Eu preferia não utilizar programas para actualizar os drivers e programas dos drivers devido ao que escrevi em cima acerca deles.
Eu só sugeri e as alternativas estão todas no teu post, ou vai à unha ou pelo software, como já disse e outros aqui no fórum nunca tiveram problemas com este software, queres saber,  antes de ele instalar mostra-te o que vai instalar e só instala o que quiseres. Não te podes queixar muito porque as alternativa estão dadas.
Não me detectou novas versões quando no site da Intel (por exemplo) estão disponíveis versões mais recentes...
Ninguém?
Sabes que drivers do windows 10 ainda não estão 100% operacionais.
Eu costumo utilizar o driver booster ou faço download a partir da página do fabricante.

PS: Esse portátil já está "discontinued" !
Mas já deviam estar.
Esses programas dão cabo do PC.
Como, se o comprei em Agosto de 2014 e dá para ser seleccionado no site da Toshiba?
Ainda dizem que linux é dificil. Como os fabricantes não colocam os drivers no SO dão estes problemas e a M$ pelos vistos também falha não desenvolver os genéricos...
O que faço?
Páginas: 1 2
URL's de Referência