Forum Pplware

Versão Completa: Noob em Linux
Está de momento a ver uma versão reduzida do nosso conteúdo. Ver versão completa com o formato adequado.
Boa tarde meus amigos

como o titulo indica sou iniciante em linux e gostaria de instalar o ubuntu na minha máquina.

O problema está e q desconheco as potencialidades e bons programas para se utilizar em ubuntu substitutos dos do windows.

Se alguem me poder dar umas luzes agradecia

Cumprimentos
carvalho Escreveu:Boa tarde meus amigos

como o titulo indica sou iniciante em linux e gostaria de instalar o ubuntu na minha máquina.

O problema está e q desconheco as potencialidades e bons programas para se utilizar em ubuntu substitutos dos do windows.

Se alguem me poder dar umas luzes agradecia

Cumprimentos

Então é assim:

Firefox > Firefox
Windows live Messenger > Pidgin
Microsoft Office > OpenOffice
Windows Media player > Totem Reprodutor de Filmes
Itunes > Rythmbox (com os devidas difernças óbvias)
Microsoft Outlook > Evolution
Paint > GIMP (muito melhor, mais perto do Photoshop que do paint)
Aplicação Bittorrent > Transmission

Isto já vem tudo instalado no Ubuntu
racoq mt obrigado pelas dicas

eu ainda nao o instalei mas em termos de facilidade de acesso ás ferramentas e assim como se desenrolam as coisas?bem?
Tens aí no menu do lado esquerdo, "Add/Remove programs". Tens do lado esquerdo categorias, e do lado direito os programas que vêm nos repositórios do Ubuntu. Têm também uma pequena descrição do que cada um faz, explora-os Smile
Para uma lista mais completa tens este site: linuxalt.com

EDIT: Esqueci-me de mencionar que muitas destas alternativas já vêm instaladas por defeito no Ubuntu.
E como eu costumo dizer, não se perde nada em experimentar 1º! =)
carvalho Escreveu:racoq mt obrigado pelas dicas

eu ainda nao o instalei mas em termos de facilidade de acesso ás ferramentas e assim como se desenrolam as coisas?bem?

Em termos de funcionalidades em relação ao ubuntu, é bastante completo, fácil e intuítivo, o melhor é mesmo ires ao site do ubuntu, e tirares o Live CD, e lançá-lo ao iniciares o computador, e selecionas a seguinte opção "Experimentar Ubuntu sem fazer alteração no seu Computador".

Assim não instalas o Ubuntu no teu pc, e podes interagir com o CD como se o tivesses instalado no computador. Só depois de te sentires confortável com o Ubuntu, e teres a certeza que queres instalar, éque deves proceder com a instalação.
Usas o Wubi, instalação do ubuntu. Cria dual boot, o Windows continua por defeito e é mais bonito e fácil de usar. Gostei muito!
Sim, o wubi é excelente, mas eu há pouco tempo instalei o Ubuntu pelo Wubi no PC dum amigo meu, e ficou uma treta... Depois tentá-mos instalar normalmente, e funcionou muito bem.. o problema iniciar é que o Ubuntu estava lento a iniciar e não tinha o desempenho de uma distro Linux...

Bom, mas agora, esse meu amigo tem o Linux Mint, as I do Smile .. Very fast, very cool -- its Linux Big Grin

Eu acho que o pessoal não deve 'ter medo ' do Linux... O Linux já não é o que era há 6 meses por exemplo.. Mudou muito.. Mesmo.. é muito mais user-friendly...

Já não é necessário recorrer tanto à consola (embora a maioria das vezes seja mais pratico Tongue)

etc.. Mesmo assim acho o Linux Mint mais atraente para um newbie que o Ubuntu.

=)

~Penguin Community
Outro site muito interessante de alternativas!
http://www.osalt.com/
URL's de Referência