Forum Pplware

Versão Completa: Novas distribuições? Novas Alternativas?
Está de momento a ver uma versão reduzida do nosso conteúdo. Ver versão completa com o formato adequado.
Páginas: 1 2
Isto não é de forma alguma o futuro que as distribuições abaixo descritas vão seguir; trata-se de expandir as potencialidades de dois conceitos engraçados.

Reparei em 3 notícias que me deixaram um pouco curioso. E devo confessar que já comecei a dar uso ao Virtualbox para ver até que ponto é que isto poderá ser um marco, ou uma excelente alternativa a um conceito já enraizado na utilização de sistemas Linux/ baseados em UNIX.


Abordo em primeiro lugar a distribuição não comercial do Software Livre chamada "Debian GNU/Linux.

Foi nos últimos meses que foi anunciado um processo que durou um bom par de anos.
Esta distribuição iria passar a utilizar oficialmente, não só o kernel Linux, mas também o kernel do FreeBSD, permitindo desde já todo um novo processo de instalação/configuração do nosso computador ou servidor, dando-se assim o início oficial do Debian GNU/kFreeBSD.


Temos então duas arquitecturas de momento disponíveis no Debian archive.

-kfreebsd-i386 AKA GNU/kFreeBSD i386
-kfreebsd-amd64 AKA GNU/kFreeBSD amd64

Ambas disponíveis aqui e com o respectivo guia de instalação aqui.

Deixo-vos também um link para o LiveCD do mesmo, disponível aqui.


Resumindo e baralhando:

Tivemos Debian tradicional, instalado de uma maneira, e agora temos uma completamente diferente disponível. Que isto seja visto como a excelência de configuração dos sistemas xBSD agregado à panóplia de opções disponíveis nos sistemas Debian.


Ainda há mais um bónus no que diz respeito à "casa Debian".

Muita gente já ouviu certamente falar do Solaris. Outros tantos da vertente Opensolaris. E a grande maioria já ouviu falar no Ubuntu como é lógico.

Há então um OS híbrido chamado Nexenta, que utiliza um kernel do Opensolaris. E tudo isto claro está, baseado em pacotes do Ubuntu 8.04 LTS.

Com esta pequena brincadeira, herdamos o ZFS, o Solaris Containers, entre outros "brindes" Solaris.

Lamentavelmente não temos nenhum mirror nacional com o Nexenta. Aparentemente a FEUP cansou-se de ter isto alojado. Terão mesmo que optar pela lista de mirrors do site do Nextenta, aqui.

Por fim, falo do projecto mais recente, que ainda se encontra em fase embrionária. O do Gentoo, a tão afamada distro que demora séculos a instalar e dá um par de dores de cabeça a quem não esteja habituado a estas andanças de ter que andar a compilar source.

Calma lá... Isto de compilar source também acontece noutros sistemas... FreeBSD? (o OpenBSD, NetBSD, e o DragonflyBSD também estão dados como sendo ports activas, mas estas são as únicas que andam a ter algum acompanhamento/desenvolvimento expressivo).

Façam uma fusão entre a elevada capacidade de administração do Gentoo e o kernel e a userland do FreeBSD. Ficam com o Gento/FBSD.

Deixo então o guia de instalação aqui. Esta instalação depende de uma distribuição BSD-Based chamada FreeSBIE, disponível em muitos mirrors nacionais. Escolhi o "Darkstar".


Como podem ver, têm aqui 3 alternativas que se podem tornar extremamente interessantes no que diz respeito à senda por novos conceitos de sistema linux/unix/ etc e tal.

De salientar também, que a única distribuição que se encontra num dito ambiente estável é (e lamentavelmente para alguns) o Nexenta. No entanto, arrisquem!


Terminei. Quem quiser pode começar a mandar batatas, tomates, ovos podres, e afins!

Mr Green


L.



Ferramentas de virtualização


Qemu Manager para Windows

Ferramenta de virtualização muito conhecida em ambientes não-Windows, de distribuição gratuita, desta vez com um interface gráfico para todos aqueles que detestam linha de comandos. Smile

Cria imagens de disco suportadas tanto pelos produtos VMware, como pelos virtualbox.
É de uma utilização intuitiva, prática e utiliza pouquíssimos recursos, fazendo o trabalho dos "concorrentes" na perfeição.


Virtualbox


O conhecido Virtualbox da Sun.

VMware Player

Juntamente com o EasyVMX, podem criar à vontade imagens de disco.
Muito bom post, já tinha lido sobre o Debian GNU/kFreeBSD mas nunca cheguei a experimentar. Os outros dois são coisas novas para mim. Talvez lá mais para o verão lhes dê uma vista de olhos a sério, entretanto vou procurando mais informações.

Vou apenas acrescentar mais uma coisa, assim se vê o horizonte enorme destes SO sempre com uma capacidade de inovar e evoluir. Mais alternativas são sempre bem-vindas, pois podem trazer conceitos que vinguem num futuro próximo para o bem de todos nós.
Viva,

Ironicamente, foi com o kFreeBSD que fiquei mais boquiaberto.
Editei o primeiro post desta thread de maneira a dar a conhecer aos utilizadores, a versão LiveCD do Debian Gnu/kFreeBSD. Peço desde já desculpa pelo lapso!

Gostaria de subscrever o que disseste no que disse respeito a conceito de alternativa.

Creio que, com esta tendência de criar novos sistemas híbridos, muito provavelmente irão surgir SO's cujo conceito de estabilidade poderá ter um significado diferente tanto na vertente servidor como na desktop. Acho que as associações de kernels com SO's base assim o ditam e falam por si.

Agora adaptando o post um pouco, gostaria mesmo de ver num tempo futuro uma espécie de "contra-medida" da parte da Red Hat face a estas implementações de kernels, gestores de pacotes, etc!!

L.
Epa vou exprimentar o Debian/FreeBSD deve ser altamente, gosto das duas distro em separado, mas juntas deve tar altamente
Atenção que vais ter um caminho penoso à tua frente... Consulta os guias de instalação que dá para teres uma ideia do nível de exigência do processo.


L.
Deve ser a instalaçao mais ao menos como o FreeBSD nao?
Não é mais ou menos. É instalação igual à do FreeBSD.



L.
acidizer, ja exprimentaste?
Sim, e foi a que apresentou mais estabilidade, mesmo tendo feito uma instalação reduzida.

O único tempo de maior que se perde (e que pode ser uma real dor de cabeça para algumas pessoas) é no particionamento do disco.


L.
Pois imagino, pois para ja eu vou continuar com o meu Arch, e nas ferias eu exprimentar aqui o Gentoo
Páginas: 1 2
URL's de Referência