Forum Pplware

Versão Completa: Comprar portátil sem OS ou com Linux
Está de momento a ver uma versão reduzida do nosso conteúdo. Ver versão completa com o formato adequado.
Páginas: 1 2 3
(07-10-2009 14:48)PerGon Escreveu: [ -> ]nuno_nunes: verdade! Ainda que certamente a maior parte das pessoas fossem para os sistemas microsoft, pelo menos ficavam a saber que havia alternativas.

Rookie: O meu problema não é instalar linux, ou formatar, ou fazer resize das partições! Que fosse esse o problema! Acontece que além de usar Linux, se quiser usar Windows, tenho-os à borla! Estudo numa universidade que tem acordos com a Microsoft e tenho à minha disposição todos os sistemas operativos de forma legal! Por isso pergunto eu, para que quero MAIS UMA licença? Mas porque raio tenho que pagar por algo que não vou usar ou que tenho de borla? Não dei já dinheiro suficiente à empresa de Redmond?

Nem que tenha que galgar vales e montes, vou comprar o portátil que quero, e não vou pagar além do valor do portátil. Agora é mais uma questão de teimosia Tongue

Por isso é que a maior parte das pessoas só pensam que só existe um sistema operativo que é o windows e mais nenhum.

(07-10-2009 14:50)Ferreira Escreveu: [ -> ]Vocês têm consciência que isso se ia reflectir num aumento de custos (e consequentemente do preço) dos computadores, certo?

Isto é um roubo aos utilizadores de coisas que não vão utilizar
(07-10-2009 14:50)Ferreira Escreveu: [ -> ]Vocês têm consciência que isso se ia reflectir num aumento de custos (e consequentemente do preço) dos computadores, certo?

Poderão haver algumas teorias que defendam que os preços dos computadores iriam aumentar. Não digam que não estejam correctas, mas será certamente difícil de as provar, tal como será difícil provar o contrário!

Cá eu, não estou a ver onde é que, comprando um aparelho com "menos" possa sair mais caro! Uma licença do windows vendida à parte custa o quê? 100€ a mais barata? Tendo em conta os negócios que os construtores de pc's fazem com microsoft a licença fica a quanto? 60€ , 70€? Vou ser razoável, 40€! Não estou a ver, onde um equipamento que traz "menos" vai custar mais contra um equipamento que traz um produto que na melhor das hipóteses custa 40€!

Atenção, eu não sou um defensor convicto do Linux, mas também não sou do Windows. Trabalho com os dois sistemas com igual prazer! E até gosto do meu querido XP!
Mas não me venham impingir mais uma licença que eu não pago!
É verdade que está a comprar um aparelho com menos.

Mas lembra-te de uma coisa: existindo a hipótese de comprar com ou sem Windows vais passar a ter dois produtos onde actualmente só existe um. E isso pode (e provavelmente vai) implicar um aumento do custo de produção: o dobro das linhas de montagem, o dobro dos produtos diferentes em armazém...

E isto tem custos que fazem todo o sentido ser pagos pelo consumidor. Concordas?

Para além disso, esses negócios de que falas só são possíveis porque as licenças são compradas em grandes quantidades. A Microsoft (ou qualquer outra empresa, não necessariamente de informática) não faz reduções desse tipo para produtos individuais.

Como vês, não é por ter menos que vai ser mais barato, principalmente se isto introduzir custos extra. Na melhor das hipóteses, em vez de um portátil com Windows por 1000 € ias vê-lo por 1200 €, ficando a versão sem Windows aos memsos 1000 € que tinhas antes (mas sem o Windows).
Até que faz sentido.

Não conheço as linhas de montagens de computadores, mas duvido que fossem preciso duas distintas! quando muito, o pc sem sistema operativo ficava a "meio" da linha de montagem! E cá para mim, os sistemas operativos são instalados nos discos antes de estes serem montados nos PC's. Só teriam que haver: discos sem nada, e discos com windows. Contudo, admito, faz um certo sentido o que dizes.

Contudo, a microsoft não ia ficar pobrezinha! Iria continuar a vender as licenças em massa. 99% das pessoas continuavam a comprar o tal pc com windows.

Tal como a UE, obrigou a Microsoft a pagar multa por causa do IE e do Media Player (é só ver os post do pplware de à uns tempos atrás), mais tarde ou mais cedo vai acontecer o mesmo com o sistema operativo, no que toca os construtores de pc's! É o cliente que deve escolher se quer ou não utilizar o XP, Vista ou afins! É só uma questão de tempo.
Entao para isso tb quero comprar um mac com windows, eu quero aquele hardware, mas por ventura nao gosto de MAC OSX e agora? >_>

Se nao tas convencido com a historia das linhas de montagem pensa assim: as companhias fazem as coisas a pensar nas massas, normalmente os individuos k kerem X e Y tem conhecimentos p formatar, meter o SO que quiserem etc.

As massas de certeza k n sabem sequer instalar um SO, nem sequer se querem dar a esse trabalho...

Btw, se alguem da fnac te disse akilo sobre as outras lojas está-te a ajudar para nao teres de perder tempo, nao vejo mal nisso...
(07-10-2009 15:28)PerGon Escreveu: [ -> ]Até que faz sentido.

Não conheço as linhas de montagens de computadores, mas duvido que fossem preciso duas distintas! quando muito, o pc sem sistema operativo ficava a "meio" da linha de montagem! E cá para mim, os sistemas operativos são instalados nos discos antes de estes serem montados nos PC's. Só teriam que haver: discos sem nada, e discos com windows. Contudo, admito, faz um certo sentido o que dizes.

Contudo, a microsoft não ia ficar pobrezinha! Iria continuar a vender as licenças em massa. 99% das pessoas continuavam a comprar o tal pc com windows.

Tal como a UE, obrigou a Microsoft a pagar multa por causa do IE e do Media Player (é só ver os post do pplware de à uns tempos atrás), mais tarde ou mais cedo vai acontecer o mesmo com o sistema operativo, no que toca os construtores de pc's! É o cliente que deve escolher se quer ou não utilizar o XP, Vista ou afins! É só uma questão de tempo.

A questão que o Ferreira levantou faz todo o sentido, pelas razões que ele próprio já disse.
Um PC jamais poderia sair de uma linha de montágem sem qualquer sistema operativo, se não como é que existia controlo de qualidade?E tu?Quando o vais comprar, como é que tens a certeza que estás a comprar algo que funciona realmente?
Isso seria custos acrescidos para a marca com garantias e para o cliente com deslocações.
Depois tens outra situação que é, se é mais barato vamos lá comprar, depois vemos o que fazemos...Imagina que quem compra o pc nem tem noção do que está a comprar e apenas está a comprar por ser mais barato?
Iria também dar origem a mais pirataria e consequentemente ao aumento do custo do sistema operativo da Microsoft.
As coisas não poderão ser assim tão lineares ou facilitadas pois existe um mercado por trás e quando se pensa no consumidor final tem de se pensar antes na estrutura da empresa que cria tudo isto...

P.S - Na generalidade dos casos, o sistema operativo apenas é colocado no disco após a sua produção, mais que não seja já despista casos de problemas.
Sim é apenas uma imagem que serve para todos, logo terias de ter duas linhas onde estariam pessoas a instalar sistemas operativos diferentes.
Isto para além de que o sistema operativo não é o único negócio na venda de um computador, mas principalmente a assistência que vem a seguir...
Esse argumento das linhas de montagem ...

pensa assim, se existe industria que sabe o que são linhas de montagem, é a industria automóvel, e tu só pagas mais para meter componentes e nunca para tirar.

aliás, os portateis podem ser instalados todos exactamente da mesma forma.

a pequena mudança era no preço:
Queres o Windows, é-te entregue uma etiqueta com a licença OEM e tu terminas a instalação OEM, não queres ... não tens a licença, não te entreguam a etiqueta, e, das duas uma, ou formatas tu, ou pagas a quem te formate e meta outro SO....
Vendo as coisas por esse lado também tens razão, mas, é há sempre um mas...
A industria automovel retira-te preço no custo final do carro para te retirar extras, mas o valor que te retiram é o do que retiraste ou menos um bom bocado?
é que estamos a falar de uma diferença de 60€ no custo final, que vai ter de pagar algo...
A situação de te entregarem a vinheta ou não, sim também era válida mas...

O grave problema é que toda a gente está habituada a Windows, e a comprar um Pc sem sistema operativo ou com Linux é porque seria mais barato...ora vê lá bem o caso do E-escolas com o Insys?
Quantos é que achas que ainda andam com linux? Tive um surto muito grande de pessoas a pedir para instalar Windows naqueles portateis e quando lhes dizia que para isso teriam de adquirir a respectiva licença ficavam doidos porque não entendem porque é que tem de pagar por algo que podem ir buscar sem pagar a Internet...
Enfim...
Não fugindo ao assunto, sim é um futuro, mas não acredito que seja para já e também não acredito que vá trazer muitas vantagens ao consumidor final...
Para já tens marcas "brancas" como w3bsys e Insys que te vendem o Portatil/PC com sistema operativo que quiseres no entanto estamos a falar de empresas Pequenas...ou "pequenas", quando muito virá com os dois sistemas operativos já pré-instalados como já acontece em alguns casos.
Relativamente ao "surto", posso-te dizer que também já cortei nisso à um bom tempo, teve 3 efeitos imediatos
1 - Menos cópias piratas na rua
2 - mais linux na rua
3 - menos gente a me chatear para o free support do pós instalação e confesso que gradualmente menos gente a me chatear para ir instalar.

As pessoas têm que se mentalizar que se querem windows paguem, se podem ir buscar á borla á net? sim podem, que vão, e não me chateiem.

A questão de as pessoas só verem windows, tem duas grandes causas, a primeira é que quer queiramos ou nao, o Linux ainda não tem expressão junto do grande público. a segunda é que por esse motivo, os fabricantes de hardware não se chegam á frente com um dual install, ou outro esquema qualquer.

Eu sou adepto da escolha.
E como tal, causa-me urticaria não ter escolha, e ainda me chateia mais, ter que pagar a licença OEM que não vou utilizar.

Vou-te dar um exemplo ainda mais gritante.

Na minha empresa, temos VLK (Volume Licence Key), penso que ainda seja esse o nome, para todos efeitos é um licenciamento corporativo.
No entanto, as máquinas DELL que chegam, trazem SEMPRE a oem tag colada. Por acaso não sei se cobram isso ou não, mas de certeza que cobram, senão era imbecil ter a etiqueta ... adivinha, por cada PC desses a M$ vende na realidade duas licenças. uma a um preço baixo de OEM e outra a um preço estupidamente baixo de um VLK, mas ainda assim ... vende duas.
Quanto ao equipamento ser mais barato, sim seria, um exemplo é o dos netbooks em que havia ou ainda há escolha entre windows ou linux.

Quanto há questão do controlo de qualidade, isso resolvia-se muito bem e servia para o caso do portátil trazer windows/linux ou nada. Bastava meterem uma partição de self-test ou embeberem isso numa flash na board, acho que até era melhor para os fabricantes, em caso de problemas só diziam ao cliente para correr aquilo e dizer o que saía do diagnostico.

Essa ideia de se o utilizador não quiser o windows não lhe ser dado o autocolante é boa, assim acabava-se o filme de tentar recuperar o dinheiro da licença e com o dinheiro da licença podia-se comprar outra coisa, tipo uma mala/mochila para transportar o portátil ou outra coisa qualquer que faça jeito.
Páginas: 1 2 3
URL's de Referência