Forum Pplware

Versão Completa: Mozilla propõe aos utilizadores trocar Google pelo Bing
Está de momento a ver uma versão reduzida do nosso conteúdo. Ver versão completa com o formato adequado.
Os utilizadores do browser Firefox foram aconselhados por um executivo da Mozilla a trocarem o motor de busca Google pelo Bing, da Microsoft. Esta foi uma reacção às polémicas palavras do CEO do Google, Eric Schmidt, sobre privacidade dos cibernautas.

[Imagem: bing-wallpaper.jpg]

Mozilla não gostou das palavras de Eric Schmidt sobre privacidade online

Em causa está uma resposta dada por Eric Schmidt durante uma entrevista à CNBC, onde questionado sobre a privacidade online o responsável do Google respondeu que «se alguém tem algo que não quer que as outras pessoas saibam, se calhar o melhor era não o fazer».

Para o CEO da empresa «se alguém precisa desse tipo de privacidade, a verdade é que os motores de busca, como o Google, guardam essa informação durante algum tempo e é importante, por exemplo, que todos estejamos sujeitos a isso nos EUA ao Patriot Act e é possível que essa informação seja disponibilizada às autoridades».


Estas declarações não caíram bem junto de Asa Dotzler, director da comunidade Mozilla, que se apressou a apresentar aos utilizadores do Firefox uma extensão que permite aceder ao Bing através da lista de motores de pesquisa do browser.



Num texto no seu blogue pessoal, o responsável da Mozilla defende que «aquele é Eric Schmidt, o CEO do Google, a dizer-lhe exactamente o que pensa sobre a sua privacidade».

Para Asa Dotzler «não há nenhuma ambiguidade, nem fora do contexto» nas declarações.

Vários analistas temem que esta decisão seja prejudicial para o Firefox, na medida em que uma grande parte dos lucros da Mozilla vêm de um acordo com o Google, que torna este o motor de busca por defeito no browser, acordo esse que termina em 2011.


Fonte: SOL
O pano caiu, e a tinta saiu, aqui está verdadeira faceta da google que há muitoi tempo eu refiro. Uma empresa opurtunista e que tem o mesmo respeito pelos utilizadores que a Microsoft tem.

Além de que isto demonstra bem a atitude monopolista da empresa no mercado de motores de busca, do estilo nós não queremos saber da privacidade dos utilizadores, por isso se não quiseram usar os nossos serviços azar,há mais quem use já que nós não queremos saber da privacidade dos utilizadores Tongue

Bad google, really Bad Goole.

Acho que a atitude do responsável da mozilla foi boa, é como digo a mozilla é a unica entidade que faz um browser sem nenhuma agenda por trás, e é o único browser realmente comunitário!
Se a resposta de Eric Schmidt não foi feliz, a saída de Asa Dotzler não terá sido muito melhor.

Devo eu trocar o meu motor de busca por outro com resultados comprovadamente inferiores, apenas com receio de que alguma vez, coisa que nunca no passado sucedeu, os meus termos de pesquisa caiam nas mãos erradas? Este tipo de vaticínio é típico da concorrência.

Os dados recolhidos durante a utilização dos serviços Google apenas são usados para os melhorar e para oferecer ao utilizador resultados de acordo com padrões de preferência. Nada mais há a acrescentar.

Se é possível que alguma vez haja uma "fuga" ou falha que comprometa a privacidade do utilizador? Sim, é possível. Tal como é igualmente provável (ou mais ainda) que alguém mal intenciado coloque um trojan, keylogger ou outro tipo de ameaça no meu computador. Tal como é igualmente provável (ou mais ainda) que se invadam computadores do estado e se revelem dados [esses sim] verdadeiramente importantes sobre cada um de nós.
Ricardo,
atenção que nós usamos menos serviços da Google que os americanos.

Ainda outro dia passou um documentário algures num canal da TV Cabo acerca disto mesmo.
Vi lá produtos que nem conhecia.
Um gajo que lá apareceu a ser entrevistado, fazia compras por um serviço qualquer da google, e havia registos de tudo o que ele tinha feito. inclusivamente quando ele usava o google earth (ou seria no maps?) surgiam identificadas as lojas onde ele já tinha feito compras porque havia integração com os registos de utilização do cartão de crédito. Posso ter falhado algum pormenor porque "debitei" isto de memória e já lá vai algum tempo.

Honestamente, do ponto de vista da "minha" utilização do Google, concordo contigo.
O máximo que sabem é se vejo "gajas" ou não. Algumas passwords e pouco mais.
No entanto, do ponto de vista do que foi apresentado no documentário, lembro-me perfeitamente de na altura pensar: Porra, estes gajos já sabem demais.

É exactamente pelo receio da politica da Google e de outras empresas que não uso muitos produtos da mesma empresa. Façam o que fizerem nunca vão ficar a saber assim tanto.
Dou um exemplo, não faço ideia se tiram alguma info do Picassa, além de que sou muito cioso da minha organização nas fotos, portanto não o utilizo.

Sejamos honestos, devo ser certamente conhecido no fórum por não ser propriamente amigo da Microsoft e tenho os meus motivos, mas do ponto de vista de informação, ao seu acesso, e à quantidade que já possuem, a Google é muito mas muito mais perigosa que a Microsoft.
Ora nem mais!
Agora reparem: página incial, motor de busca, gmail, chrome, dns, etc, etc, está a papinha toda feita!
A MS tem que ter o registo dos pc's, como o caso dos AV's pagos. Não tenho nada a esconder, mas fujo da Google a sete pés.
JPedrosa,

Suponho que te refiras ao Google Checkout. É igualmente óbvio que se eu fizer compras no eBay, ou outro site semelhante, ficaram lá registadas todas as minhas transacções, incluindo moradas de envio e de facturação. Aqui entramos num campo em que teremos obrigatoriamente de dar alguma razão a Eric Schmidt. Há determinadas coisas que o mais seguro será mesmo não fazer através da Internet. Falamos do envio e troca de documentos e informações confidenciais, por exemplo. É o mesmo que atravessar um campo minado. N coisas podem acontecer e comprometer a privacidade dessas informações; o problema não está na Google.

Por certo que, se havia integração do cartão de crédito dessa pessoa com os serviços Google, terá sido opção do próprio.
É certo e sabido que a Google domina o mercado da web. Ora isto tem duas vertentes:
  • Ou estão mal intencionados
  • Ou apenas usam os dados para estatistica e melhoria do sistema

Se estiverem mal intencionados, mais cedo ou mais tarde vem tudo à superfície da agua.

Se usarem para estatísticas, por mim não vejo qualquer tipo de problema... visto que muitas entidades governamentais, obrigam as empresas a fornecer todos os valores, registos, blablabla, etc, para estatística...

Uma coisa é certa: não há melhor motor de pesquisa no mercado! E nenhuma outra empresa oferece tantos serviços de excelente qualidade, seguros e FREE!! Que é muito importante.

No outro dia fiquei surpreendido, quando no Painel de Control do Google vi lá as minhas pesquisas, que tinha feito no motor de busca... fiquei um pouco surpreendido e um pouco chocado (há que ser franco) quando vi pesquisas do arco da velhas, cenas mesmo banais....

Mas também estava logado com a minha Google Account. Para tal não acontecer, basta fazer pesquisas em anonymous que já não deve haver problema (acho eu)!

Cumpz
Bem, na minha opinião, esta é uma questão algo complexa: o comum do utilizador informático quer cada vez mais uma integração das suas ferramentas de trabalho e lazer na Internet, mas por outro lado há sempre a questão da privacidade dos dados.

Ora, começo por acreditar que muitos utilizadores, inclusivamente jovens, recorrem a serviços como redes sociais (Hi 5, Facebook, etc.) ou sítios como o YouTube sem pensarem seriamente na privacidade dos seus dados disponibilizados. Se uma pessoa minimamente responsável sabe o que pode e o que não deve divulgar na Web, há pessoas que correm o risco de disponibilizar informação confidencial que, no limite, podem pôr em causa a segurança física e inclusivamente psicológica da própria pessoa. Nunca é demais sensibilizar os cibernautas para os perigos da Internet.

Por outro lado, há a questão das políticas de privacidade das empresas e aí estou de acordo que é preciso pensar seriamente na segurança dos dados armazenados pelos utilizadores. Defendo que, numa primeira instância, há que ter bom-senso e apenas divulgar online dados não comprometedores da vida privada, pessoal e profissional; por outro lado, há que verificar atentamente as políticas de segurança dos serviços online, e utilizar apenas serviços que ofereçam algumas garantias de segurança.

É óbvio que mesmo assim há riscos, mas é preciso ter sentido crítico para pensar que dados precisamos de divulgar e por que razão os divulgamos.

E, convenhamos, ao estar a escrever esta mensagem, sei perfeitamente que um Admin do fórum saberá o meu IP e eventualmente o meu SO e browser... pelo meu IP terá também a noção da região onde me encontro. Será que ao se registarem no fórum, todos os utilizadores terão a noção disso?
URL's de Referência