Forum Pplware

Versão Completa: [Help!] Windows XP Crash (Investigação)
Está de momento a ver uma versão reduzida do nosso conteúdo. Ver versão completa com o formato adequado.
Páginas: 1 2 3
Boas!

Vamos lá ver se alguém me consegue ajudar por aqui.
De algumas (longas) semanas a esta parte, o meu PC desliga-se de repente, sem mais nem menos!
Não dá nenhum bluescreen, nem nenhuma janela de erro. Simplesmente faz reboot!
Algumas vezes, também acontece ficar tudo bloqueado no arranque do Windows.... só após restart é que volta ao normal.

Se não estou em erro, estes problemas começaram, após ter feito uma desfragmentação do disco, com o Smart Defrag, que tinha tido boas referências aqui no PPLW
É de notar, que eu instalei este WinXP quando comprei o PC e nunca mais formatei o PC (há quase 5 anos!)! É ainda a mesma instalação de origem!

Há poucos dias fiz um Checkdisk (o do windows) e não me apercebi que tivesse algum erro.
Hoje também fiz um teste à memória, com o Memtest86... e não deu erro nenhum.

Tudo me leva a crer que deve ser algum programa, driver, ou o próprio Windows que está a dar problemas.
Mas como é que eu descubro???
Alguém me sugere alguma ideia? Algum software que faça um log no momento do crash, de modo a que se perceba qual é a origem?

O meu PC:

- ASUS M2N32-SLI Deluxe/Wireless Edition
- AMD Athlon 64 X2 Dual Core 4200+ (2,21GHz)
- 2 x 1GB 533MHz DDR2 - Kingston
- NVIDIA GeForce 7600 GT - 256Mb
- MS Windows XP Pro 32Bit SP3 (updated)
- Kaspersky Internet Security 2009

Vá... quem é o Sherlock Holmes que me quer ajudar? Tongue
Basta ires ao visualizador de eventos, disponível nas ferramentas administrativas, lá há de aparecer o erro ou pelo menos o que aconteceu antes do erro.

PS: qt aos "reboots", basta configurar no msconfig para aparecer o bsod, em princípio deve ser isso Tongue
Acho que em primeiro lugar devias fazer uma limpeza com o Ccleaner por exemplo. Depois podes sempre fazer um scan com o antivirus, só porque sim.. Smile

Podes também pesquisar por erros no Visualizador de Eventos do Windows, Iniciar > Executar e escreve eventvwr.msc, no painel da esquerda clica em Sistema e procura possíveis erros.

É também possível desligar o reiniciar automático, desta forma pode ser que apareça alguma descrição de um eventual erro, Vai a Iniciar > Executar e escreve sysdm.cpl ,3 em Inicialização e recuperação clica no botão Configurações, desmarca a opção Reiniciar automaticamente e faz Ok e Ok.

Depois de reiniciar não aparece nenhum relatório de erros?

Podes tambem iniciar o Windows em modo de Arranque Limpo, vê aqui como o fazer, isto faz com que o Windows arranque apenas com o básico, desta forma podes ver se é problema do Windows ou de algum programa que tens instalado e que te faz "empancar" no arranque.

Já tens algum material para te divertires... Tongue

Edit: Ricardo Antunes, não vi o teu post
Não sei se será estúpida a resposta mas não poderá ser também de temperatura quando o pc atinge uma determinada temperatura elevada reinicia automaticamente. Não sei se terá algum fundamento está resposta mas aqui fica.
Cumps
Hum... obrigado pela sugestão.
Mas agora é complicado analisar os dados.
Em relação Às aplicações, já vi que o software da Western Digital que faz os backups para o meu disco externo está a dar erros.
Mas em relação aos erros do sistema, é quase tudo chinês...
Coloca aqui a informação dos erros para o pessoal analisar, pode ser que dê para perceber alguma coisa.
(08-01-2010 01:06)nioxys Escreveu: [ -> ]Acho que em primeiro lugar devias fazer uma limpeza com o Ccleaner por exemplo. Depois podes sempre fazer um scan com o antivirus, só porque sim.. Smile

Podes também pesquisar por erros no Visualizador de Eventos do Windows, Iniciar > Executar e escreve eventvwr.msc, no painel da esquerda clica em Sistema e procura possíveis erros.

É também possível desligar o reiniciar automático, desta forma pode ser que apareça alguma descrição de um eventual erro, Vai a Iniciar > Executar e escreve sysdm.cpl ,3 em Inicialização e recuperação clica no botão Configurações, desmarca a opção Reiniciar automaticamente e faz Ok e Ok.

Depois de reiniciar não aparece nenhum relatório de erros?

Podes tambem iniciar o Windows em modo de Arranque Limpo, vê aqui como o fazer, isto faz com que o Windows arranque apenas com o básico, desta forma podes ver se é problema do Windows ou de algum programa que tens instalado e que te faz "empancar" no arranque.

Já tens algum material para te divertires... Tongue

Edit: Ricardo Antunes, não vi o teu post
Por acaso o Antivirus já corri...
Mas vou experimentar as outras sugestões, a ver no que resulta
Estes são alguns dos erros que me aparecem no arranque.

Citar:Descrição:
O serviço {95808DC4-FA4A-4C74-92FE-5B863F82066B} falhou o arranque devido ao seguinte erro:
O sistema não conseguiu localizar o ficheiro especificado
.

Citar:Descrição:
Tempo de espera esgotado (30000 milissegundos) a aguardar por uma resposta de transacção a partir do serviço NVSvc.

Citar:Descrição:
O browser principal recebeu um aviso de servidor a partir do computador (outro PC na minha rede) que pensa que é o browser principal do domínio no transporte NetBT_Tcpip_{DF110BEC-527E-4BFC. O browser principal está a ser terminado ou está a ser forçada uma eleição.

Citar:Descrição:
O serviço {95808DC4-FA4A-4C74-92FE-5B863F82066B} falhou o arranque devido ao seguinte erro:
O sistema não conseguiu localizar o ficheiro especificado.
Desta vez, consegui isolar um só erro, que congelou o sistema no arranque.

Citar:Descrição:
O serviço {95808DC4-FA4A-4C74-92FE-5B863F82066B} falhou o arranque devido ao seguinte erro:
O sistema não conseguiu localizar o ficheiro especificado.
Tens o PowerDVD da Cyberlink instalado ou já o tiveste? Reinstala.

Instala o Malwarebytes’ Anti-Malware e faz um scan exaustivo.
Páginas: 1 2 3
URL's de Referência