Já consegui resolver o problema (sem ter de formatar o disco).
Cedo percebi que a única solução que teria, visto não ter cabos para pendurar o disco do portátil como slave numa outra máquina, seria editar a chave do registo do
userinit.exe offline usando um live CD de boot.
De todas as opções que encontrei a única que comigo funcionou foi a Bart's Preinstalled Environment (BartPE) bootable live windows CD/DVD, que podem obter
aqui (aconselho a darem uma vista de olhos à secção
Getting started).
Depois de criado o CD de boot, com os ficheiros de instalação do XP (se não tiverem o CD de setup/instalação podem obtê-los duma máquina que os tenha) inseri-o no drive do portátil e arranquei com a máquina. Depois de carregados todos os ficheiros aparece o écran do Bart PE no monitor e podemos começar.
1º - Inserir o comando
Regedit.exe no prompt (janela de linha de comandos)
2º - Seleccionar a árvore (ou colmeia)
HKEY_USERS
3º - Do menu
File, seleccionar a opção
Load Hive
4º - Na caixa de diálogo que surgir navegar até à pasta
C:\Windows\System32\config\ (atenção à letra do drive onde está instalado o sistema operativo, no meu caso era a C:\, mas noutros poderá não ser, têm de adequar ao vosso caso) e escolher o ficheiro
Software (atenção que é o que não tem extensões)
5º - Atribuir um nome à árvore/colmeia carregada (por exemplo MyXPHive)
6º - Uma vez carregada a árvore/colmeia
Software ela encontra-se sob a árvore/colmeia mãe
HKEY_USERS
7º - Para corrigir o valor da chave de registo na árvore/colmeia carregada devemos ir a
HKEY_USERS\MyXPHive\Microsoft\Windows NT\CurrentVersion\Winlogon, fazer duplo clique em
Userinit e corrigir o valor para
C:\Windows\System32\Userinit.exe,
Atenção à vírgula final, ela faz parte do valor da chave e uma vez mais alerto para a questão da letra do drive aonde está instalado o sistema operativo.
8º - Depois de corrigido o valor temos de descarregar a árvore/colmeia, seleccionando-a e indo ao menu
File escolher a opção
Unload Hive. Atenção à que escolhem tem de ser a que criaram, no meu caso era
MyXPHive
9º - Por fim apenas resta sair, e reiniciar a máquina que já será possível fazer o login.
Espero que esta solução possa ajudar outros e queria agradecer a todos aqueles que perderam o seu tempo a tentar ajudar-me.
David Manuel Pires