Forum Pplware

Versão Completa: PT já não quer TDT?
Está de momento a ver uma versão reduzida do nosso conteúdo. Ver versão completa com o formato adequado.
A PT solicitou à Anacom a revogação da licença de exploração do serviço de canais pagos da Televisão Digital Terrestre (TDT). O espectro pode vir a ser usado na transmissão de canais em Alta Definição (HD).

[Imagem: comando-tv-ef76.jpg]

Segundo a Lusa, a PT estará a negociar com a Anacom a redistribuição do espectro do novo serviço de TDT pelos canais generalistas portugueses que, assim, podem iniciar transmissões em HD por via hertziana.

A proposta de redistribuição do sinal de TDT surgiu pouco depois de a PT ter solicitado junto da Anacom e da ERC (Entidade Reguladora para a Comunicação Social) a revogação da licença, que havia ganho após uma longa disputa legal com a AirPlus TV.

A Anacom e a ERC ainda não se pronunciaram a favor ou contra o pedido de revogação de licença de exploração.

De acordo com o Jornal de Negócios, a PT justifica o pedido de revogação com a transformação do cenário tecnológico e comercial, que aparentemente, terá tornado a distribuição de canais de TV pagos por via hertziana menos apetecível para consumidor.

A PT refere ainda que o lançamento do serviço, que está agendado oficialmente para 31 de Janeiro, foi sujeito a um atraso devido à impugnação interposta pela operadora escandinava AirPlus TV, que haveria de perder o caso nos tribunais.

O crescente investimento nas redes de fibra óptica e o sucesso das plataformas de IPTV também terão contribuído para o pedido e revogação agora anunciado (na variante paga, a TDT poderá actuar como complemento ou alternativa do cabo, ADSL, ou mesmo fibra).

A revogação apenas deverá produzir efeito sobre o serviço de TDT pago. Pelo que a PT deverá manter em funcionamento a modalidade gratuita, que prevê a distribuição, por via hertziana, dos canais generalistas pelo País.


in Exame Informática
URL's de Referência