Forum Pplware

Versão Completa: Drivers para Linux
Está de momento a ver uma versão reduzida do nosso conteúdo. Ver versão completa com o formato adequado.
Páginas: 1 2 3
(19-02-2010 22:43)MrKarvalhovsky Escreveu: [ -> ]Relativamente às partições quero ser eu a configurar. O objectivo é evoluir, não ficar na mesma... Smile Até porque já o fiz antes...

Quanto ao Mint já tinha ouvido falar, mas nunca experimentei e não é muito falado...

A dúvida continua mesmo entre Fedora e Ubuntu. Vejo que existe rivalidade entre estas 2 distro e ao que parece o Fedora é mesmo melhor, mas para começar talvez instale então o Ubuntu, para não estar a preocupar-me para já com drivers...

Podes instalar o que quiseres, agora quando dizes que és iniciante, é óbvio que tenho que recomendar ubuntu em relação a fedora pelas razões que referi. Queres outra distribuição boa? OpenSuse, agora qualquer uma delas é na minha opinião mais adequada que fedora agora tu é que sabes.

A configuração de partições swap em linux é tipicamente O dobro da memória ram que o equipamento tiver se este tiver menos que 1GB de memória ram. Se tiver mais que isso 1 GB chega sempre já que é muito difícil que seja usada a swap.
Aconselho a instalares o Mint talvez vais gostar mais do KDE (parecido ao windows mas mais bonito na minha opinião) ou o kubuntu. Ambos são o ubuntu. O kubuntu é feito pela mesma empresa.

Não vaz para o fedora eu todas as vezes que toquei num fedora assustei-me...ficava a olhar para o monitor e não fazia nada.

A primeira distribuição que usei de linux foi o mandriva e tão tem problemas de maior com drivers e software...depende como o ubuntu...foruns de ajuda é que não sei mas acho muito mas muito mais fácil de usar que o ubuntu mas é a minha opinião.

Eu gosto de linux no desktop só no meu pendrive.
@ Guilherme de Sousa
Não conhecia essa do swapp já tinha lido muita coisa(ex:como obrigar a escrever sempre na ram até esta estar cheia) mas nunca tinha lido isso. Obrigado pela informação.
Sou iniciante, mas também não é propriamente a 1ª vez que vejo o Linux à frente. A minha primeira experiência com Linux, foi com o Fedora nos tempos da faculdade. Era o fedora 3 penso eu e até gostei.

Depois experimentei o ubuntu só através de um live cd e agora voltei a testar o último Ubuntu 9.10 através do VMWare. Uma coisa que gostei é que me permitia definir completamente o desktop.

OpenSuse é mais um que conheço apenas de nome... Smile
Assim cada vez fica mais difícil. Tongue

Em relação ao Kubuntu, pelo que sei, o que muda em relação ao Ubuntu é o interface gráfico que é KDE e não do projecto Gnome, por isso vai dar ao mesmo...

Agora, tendo em conta que o Fedora é para um nível já um pouco mais avançado, e para me decidir de uma vez por todas entre Mint, Ubuntu e OpenSuse, em termos de drivers, documentação e acima de tudo performance (velocidade + estabilidade), qual é o que mais se adequa no vosso entender ao meu perfil?
Com o opensuse tive problemas com o touch(rato) do portátil, mas eu não o uso. No ubuntu funciona.
(velocidade + estabilidade) é relativo como o que disse em cima.

No ubuntu o que eu não consigo fazer (devo ser mesmo muito burro Tongue) que gosto de fazer em todos os sistemas linux é o start em modo texto (no boot o iniciar), nos outros que quis fazer isso fiz através de um gui qualquer.Dá para fazer mas não sei como, mas também nunca pedi ajuda talvez quando instalar a LTS em Abril peça.
Após ter pesquisado um pouco, e depois de o ter testado através do liveCD, decidi instalar o OpenSuse 11.2 KDE.
O Fedora e o Ubuntu já conhecia, além disso o primeiro impacto com o OpenSuse foi bastante interessante. E por isso, desde já agradeço ao colega de fórum racoq, pela sugestão...

Agora que tenho um sistema de Dual Boot (OpenSuse + Win7) instalado no meu portátil, surgiram 2 dúvidas:

1.) Esta primeira dúvida é uma curiosidade.
Para a instalação do Linux, tinha deixado reservados 20 Gb livres.
Na instalação aceitei aquela que é proposta por defeito, que me criou uma partição estendida onde as outras estão contidas. Mais concretamente a swap de 2Gb (parece-me bem já que tenho 3 Gb de Ram) e depois criou-me mais 2 partições (uma root partition de 7.6 Gb + uma partição na home de 10.4 Gb). É aqui a minha dúvida: Para quê estas 2 últimas partições e não uma?
Na root fica os ficheiros de sistema das várias contas e na home as contas dos vários users?

2.) Este é mais sério. Não é uma mera curiosidade, mas sim um problema sério. Disseram-me que não precisava preocupar-me com os drivers, mas o facto é que não consigo ter wireless. Ainda não testei por cabo, mas nos dias de hoje, um portátil sem wireless é quase como ter um carro sem rodas...

Se alguém conseguir ajudar agradeço.
1- a /home e onde fica os ficheiros dos utilizadores, e e bom ter isso em uma partiçao separada para quando quiseres formatar o pc, nao tenhas que andar sempre a mover os ficheiros.
2-por cabo nao deves ter problemas, hoje em dia e dificel encontar wireless sem suporte
Eu disse que não te terias de preocupar muito se usasses ubuntu (e mesmo assim nada é certo). Vês agora porque aconselhava ubuntu? Outras distribuições não posso dar tantas certezas.

O único conselho que posso dar neste caso é ligares o pc a um cabo e tentar fazeres actualizações, pode ser que já haja solução para suporte wireless para o teu portátil. Vê também se tens o interruptor de wireless ligado e tenta novamente.



(21-02-2010 18:52)MrKarvalhovsky Escreveu: [ -> ]2.) Este é mais sério. Não é uma mera curiosidade, mas sim um problema sério. Disseram-me que não precisava preocupar-me com os drivers, mas o facto é que não consigo ter wireless. Ainda não testei por cabo, mas nos dias de hoje, um portátil sem wireless é quase como ter um carro sem rodas...

Se alguém conseguir ajudar agradeço.
(21-02-2010 22:39)racoq Escreveu: [ -> ]Vê também se tens o interruptor de wireless ligado e tenta novamente.

Isso seria óbvio... Smile
Aliás, tive a oportunidade de verificar os "quick launch buttons" e touch pad que funcionam bem.

Por outro lado, após pesquisar no google, verifiquei num fórum que indicavam a instalação do Ndiswrapper, um driver para o XP que funciona em linux, ainda que com algumas limitações.
O que dizem acerca disto?
(21-02-2010 20:56)Mkman Escreveu: [ -> ]1- a /home e onde fica os ficheiros dos utilizadores, e e bom ter isso em uma partiçao separada para quando quiseres formatar o pc, nao tenhas que andar sempre a mover os ficheiros.

Era +/- aquilo que pensava. Obrigado pelo esclarecimento.
Já conectei via cabo que detectou sem problemas, mas via wireless continuo sem conseguir ter net para a minha BCM4312.
Ao fim de várias tentativas sem êxito, estou a pensar em instalar o Ubuntu 9.10 (esperando que este detecte a wireless).

Já agora, aproveito para esclarecer outra dúvida (para quem é ainda um menino em Linux, existem sempre muitas dúvidas...):
Numa das tentativas que fiz, instalei o repositório packman onde tinha o package de uns drivers que em princípio resolveriam o meu problema...
A questão é: Como funciona exactamente isto dos "repositories"?
Pelo que percebi, basicamente são packages de softwares opensource disponibilizados pela comunidade dos sistemas linux, que os utilizadores podem descarregar para o seu computador... É assim?
Segundo este tópico, tens que instalar o package Broadcom-wl do yast2 no opensuse

http://forums.opensuse.org/network-inter...ost1943458

EDIT:
Mais abaixo nesse link, diz que precisas de activar o repositório packman:

http://packman.links2linux.org/package/broadcom-wl


Os repositórios podem ter ou não aplicações open source, são muitas vezes localizações para servidores não oficiais, disponibilizados por terceiros, com pacotes (aplicações, controladores, kernels, etc...), pré-compilados e prontos adequados para a versão da distribuição que está a ser usada.
Páginas: 1 2 3
URL's de Referência