Forum Pplware

Versão Completa: Heavy Rain - Um exclusivo PS3
Está de momento a ver uma versão reduzida do nosso conteúdo. Ver versão completa com o formato adequado.
[Imagem: 3002593_heavy_rain.png]

Devo confessar que estava um pouco ansioso com a chegada deste exclusivo às lojas! Apesar de eu não ser muito a favor de exclusivos para as consolas, sabendo que poderá haver muita gente a criticar esta minha posição, eu penso que quanto mais jogadores melhor, pois podemos partilhar as experiências virtuais, e não vai ser por haver mais alguém a jogar o mesmo jogo que eu mas em outra consola, que me vai retirar diversão. Embora eu compreenda que muitas vezes são estes exclusivos que fazem algumas marcas terem avanços importantes na sua quota de mercado. Mas bem, isto é mesmo outro assunto, um pouco em off-topic, e desde já, peço desculpa por isso.

Voltando ao tópico principal, estava eu a dizer que me encontrava um pouco ansioso por este jogo, e então decidi adquirir a minha cópia, que mal cheguei a casa introduzi na minha PS3.

Já tinha experimentado a demo, já tinha lido umas antevisões, e o início era exactamente aquilo que eu estava à espera. Acima de tudo, os gráficos estão estonteantes, dando das melhores sensações de realismo a nível de vídeojogos. Estamos perante um obra de arte onde os poros da pele e a barba parecem ter sido desenhados poro a poro e pêlo a pêlo.

Para quem ainda não souber muito bem, o jogador terá que comandar a vida de quatro personagens, sendo elas Ethan Mars um arquitecto, Norman Jayden detective do FBI, Scott Shelby ex-polícia e agora detective privado, e Madison Paige, jornalista.

Todas as acções do jogador vão influenciar o desenrolar da estória, e os mais pequenos detalhes, mesmo os mais pequenos pormenores poderão e irão fazer toda a diferença.

Inicialmente custou-me a adaptar à jogabilidade, para além de ser algo completamente diferente, ter que carregar para andar (R2) e o joystick esquerdo para controlar a direcção estava mesmo a dar comigo em doido! Eu ia contra todas as paredes e mais algumas, mas ao fim de 5 minutos lá me fui habituando.

No que diz respeito às opções que tomamos ao longo do jogo, elas vão desde as mais triviais como ir à casa-de-banho para as mais importantes como premir o gatilho com a nossa 9mm encostada à cabeça de um indivíduo. No entanto, devo dizer que muitas vezes ao longo do jogo eu pensei algo do género: "Era escusado ter que desempenhar estas acções tão triviais", no entanto, teremos que encarar que isto é um jogo que ainda não se enquadra em nenhum género, em nenhum estilo e que não há mesmo nada feito igual ou parecido!

Para se jogar Heavy Rain, é preciso ir com o espírito aberto, e acima de tudo, saber desfrutar de um longo filme de umas quantas horas, pois é isso que aquele jogo "praticamente é". Estamos perante uma nova realidade. Este jogo é a maior aproximação entre um vídeojogo e um filme. Não existe linha mais ténue para já!
Imaginem um filme em que nós é que podemos tomar as decisões pelos personagens... Agora imaginem uma mistura de Saw com Seven com Memento...

Aquilo que mais me agrada no lançamento deste jogo, são as possibilidades que irá abrir aos futuros jogos lançados que se queiram inspirar neste modelo de filme interactivo ou jogo cinematográfico ou como lhe quiserem chamar, porque para já, ainda não existe nome!

Algo de realçar também são as possibilidades de finais do jogo... creio que andam perto de umas 20! Eu no primeiro dia (em que fiquei 12 horas a jogar... sim eu sei, colado) cheguei ao final, mas porque fui "matando" as minhas personagens para experimentar um dos finais mais rápidos e para ver como acontecia. Agora a próxima vez que jogar já será com toda a calma e de forma a tentar que o jogo leve o máximo tempo possível.
Não pensem que não é preciso ter perícia para este jogo, apesar da curva de aprendizagem ser bastante elevada existem momentos determinantes em que se as coisas não nos correm bem o rumo da estória altera-se 180º graus.

Algo que gostaria de referir também, são os problemas que este jogo tem dado! Pessoalmente, apenas senti volta e meia durante o jogo um lapso no som com duração não superior a 1 segundo, mas já li por aí que há jogadores que estão mesmo a sofrer com as primeiras versões que saíram, especialmente as de colecção. Ainda bem que tive "sorte", mas penso que a Quantic Dream deveria solucionar este problema o mais breve possível, pois uma coisa são uns Bugs que muitas vezes poderão passar por despercebidos... Mas os problemas que têm surgido vão muito acima disso. É o que dá a pressão cada vez maior para o rápido e "em-cima-do-joelho" lançamento de jogos altamente antecipados!

Bem, para já fica aqui o meu contributo sobre este jogo.

Abraços!

Pedro Almeida
Boa descrição Pedro Almeida.

Gostaria de referir que os direitos de adaptação cinematográficos do jogo já se encontram atribuídos há algum tempo, à New Line Productions.

É claro que não quer dizer obrigatoriamente que vá existir efectivamente um filme sobre o jogo, mas é um indicio ...
De qualquer forma, e como o Pedro Almeida referiu, e bem, este jogo aproxima-se mais dum filme/série que dum jogo típico ... pelo que é capaz de se tornar mais atractivo do que outro jogo qualquer, para uma futura adaptação para a 7ªarte.

Vamos aguardar ... o jogo tem sido um sucesso de vendas, pelo que tudo é possível ..
Vídeo de nudez de Madison que entre outros, criou (e está a criar) alguma polémica:
Sim, no Dubai o jogo foi proibido!
Sim, conforme já tinha sido aqui postado ...
http://forum.pplware.com/showthread.php?tid=5046

O que não afecta no entanto em nada a qualidade do jogo ... Pessoalmente acho-o um sério candidato a Jogo do Ano, e ainda só vamos em Março ....
É um sério candidato sim, mas ainda tem que sair muita coisa até ao final do ano! Mas uma coisa é certa, este jogo irá mudar completamente o rumo de futuros jogos, talvez até embarcando no mundo dos "Sand Boxs" (do Mundo Aberto). Imaginar um GTA com componentes de um Heavy Rain é de um tipo se ficar a babar!
URL's de Referência