Forum Pplware

Versão Completa: Activista contra Jogos Violentos australiano demite-se ...
Está de momento a ver uma versão reduzida do nosso conteúdo. Ver versão completa com o formato adequado.
O Procurador geral da Justiça sul-australiano Michael Atkinson, recentemente dado a conhecer por ser um defensor acérrimo, e em parte responsável pela aprovação da lei australiana contra a venda de jogos catalogados como para Maiores de 18, demitiu-se recentemente.

A recente eleição recente sul-australiana resultou numa reviravolta negativa para o partido de Atkinson, pelo que a demissão foi o caminho a tomar.

Será que isto quererá dizer que, o final da interdição de venda de jogos poderá estar a chegar ao fim?

Vamos aguardar para ver ... mas pode ser um bom sinal ...

O jogo Alien vs Predator foi uma dos mais recentes vitimas de Atkinson:


[Imagem: 3146265_australia.jpg]
Entretanto, e num outro local do globo bem mais perto, as noticias que nos chegam são bem mais perturbadoras.

A Suiça acaba de aprovar, conforme antecipado aqui, uma lei que prepara o caminho para uma futura sanção idêntica naquele país alpino.

As totais implicações deste documento agora aceite ainda não são totalmente compreendidas, uma vez que o governo suiço ainda terá de expor quais os requisitos exactos que essa lei implica, algo que ainda não está decidido.
O que já se encontra decidido sim, é que neste momento o governo suiço tem à sua disposição os meios para tomar qualquer tipo de decisão neste aspecto, podendo passar por banir os jogos considerados violentos, ou apenas por normas mais restritas de venda por exemplo.

No entanto, o resultado mais provável é que se venha a observar no curto prazo a sanções que impossibilitem a distribuição e venda de jogos considerados de índole mais violenta, ou seja, jogos categorizados como para maiores de 18 ou mesmo 16 anos.

Vamos aguardar por novidades... mas que se a decisão for mesmo essa, então estaremos perante mais um grave ataque ao Direito de Cidadania e de Escolha.
Nuvens de mudança podem estar a formar-se em território australiano ... não só pela demissão de Michael Atkinson, acima identificada, mas também por começarem a aparecer alternativas e ideias menos "castradoras" da liberdade de escolha para os seus cidadãos ...

Neste momento começa-se a formar a ideia de que realmente poderá vir a aparecer a catalogação dos videojogos mais violentos numa categoria de R+18, à semelhança com o que já acontece naquele país com os filmes.

Numa entrevista ao site Gamespot.AU, John Rau, o novo Procurador-Geral de Justiça australiano, identifica claramente o caminho a seguir. No entanto, assinala também, que certas cautelas terão de ser tidas em conta, quando se fala da inclusão da categoria R+18, conforme se pode confirmar pelas suas próprias palavras: "no preconceptions about this issue and intend[s] to listen to the arguments. I can neither support nor wisely argue against a position if I am not aware of the relevant factors."

Rumores apontam para Rau seja bem capaz de vir a apoiar esta medida, mas no entanto ainda há um longo caminho a percorrer. De qualquer forma, é já uma vitória para a comunidade gamer australiana, e sua liberdade de escolha o facto de se começar a falar nisto com contornos bem mais reais e sérios. Michael Atkinson, o seu antecessor era um acérrimo defensor de de que se deveriam banir os jogos denominados violentos, mas o discurso com Rau começa a virar gradualmente. Resta-nos, e especialmente aos gamers australianos aguardar e verificar se irá virar os 180º ....
URL's de Referência