Forum Pplware

Versão Completa: Medo de instalar o Ubuntu 8.04.1 de 64 bits
Está de momento a ver uma versão reduzida do nosso conteúdo. Ver versão completa com o formato adequado.
Caríssimos,

Estou realmente interessado em instalar o Ubuntu 8.04.1 64 na minha máquina, porém já encarei esta semana um tremendo problema por causa disto. Vejam aqui: http://forum.pplware.com/showthread.php?tid=527

Para solucionar o problema acima, tive até de adquirir um novo disco (?!), o que me deixa absolutamente ressabiado, mas estou decidido: quero o Ubuntu!

Só que ainda não tenho muitas certezas quanto à instalação do GRUB e como ele lida com SATA II, e me apavora perder dados (ou pior: a partição do XP!).

Em resumo: tenho hoje 2 discos SATA II (160 e 500GB) e um disco IDE de 80GB, particionado em 2x40GB.

O disco IDE é onde se encontra a instalação do XP (C: ). A outra partição (D: ) está vazia, e desejo instalar o Ubuntu ali.

Os outros discos, ambos SATA II, somente contêm dados. Ontem à noite fiz toda a instalação do Ubuntu 64 (8.04.1), tendo tido o cuidado de deixar apenas o disco IDE e o menor dos discos SATA. Ao final da instalação, o sistema informava que não conseguia gravar o GRUB.

Já fiz, anteriormente, instalação via Wubi no mesmo disco. Será que isto tem a ver?
Penso que nao tem a ver dado o Booltoader do Wubi, é o do Windows Vista, e o Bootloader de uma instalação nativa do ubuntu é o Grub, penso que o problema e outro.
Acho que houve algum equívoco na resposta,pois eu uso o XP, não o Vista...
(31-08-2008 03:08)felipe_rei Escreveu: [ -> ]Acho que houve algum equívoco na resposta,pois eu uso o XP, não o Vista...

Equivoco nenhum, apenas no nome do SO, mas ambos têm um bootloader proprio boot loader do windows usado no wubi, é diferente do bootloader grub, quando se faz uma instalação de raiz.
Ok. Tem alguma ideia de como resolver isto? Talvez usando o GAG?...
(01-09-2008 17:03)felipe_rei Escreveu: [ -> ]Ok. Tem alguma ideia de como resolver isto? Talvez usando o GAG?...

Deve lançar o Live CD do ubuntu, e deve ir a Sistema > Administração > Editor de Partições, ness programa deve selecionar entre os dispositivos que tem aquele que tem o Windws XP (basta procurar pela partição que tem como formato ntfs), a partição contigua a essa deve estar com outra partição. Deve apagar a partição contigua aquela que tem o windows XP para deixar esse espaço em disco não particionado. Depois nos passos de instalação, no passo de particionador assistido deve instalar algo parecido com "instalar no máximo espaço contíguo", e o Ubuntu deverá sem problemas detectar o espaço em disco que acabou de "desparticionar". Note ainda, que antes de proceder à instalação, no ecrã em que o instalador lhe dá o resumo da sua instalação, deve carregar em avançado. Nessa opção deve-se certificar que a secção de "Instalar Grub está activa" e proceder instalação.
Penso que depois disto não terá problemas dado que o Ubuntu convive bastante bem com um disco ontre o Windows XP e Vista estejam instalados, e haja espaço em disco não particionado. Caso tenha o grub instalado anteriormente ou mesmo o bootloader do windows, esse será subreposto.

Espero ter ajudado.
"(...) Note ainda, que antes de proceder à instalação, no ecrã em que o instalador lhe dá o resumo da sua instalação, deve carregar em avançado. Nessa opção deve-se certificar que a secção de "Instalar Grub está activa" e proceder instalação".

Obrigado. Realmente, não havia prestado atenção a esta opção "avançado". Vou tentar novamente.
Aguarde... Wink
para quem usa pouco o pc e não joga o ubuntu é muito bom é claro que ainda não aceita todos os progamas que o xp tem mas lá virá a altura em que dá para tudo
(23-02-2009 03:01)madiswil Escreveu: [ -> ]para quem usa pouco o pc e não joga o ubuntu é muito bom é claro que ainda não aceita todos os progamas que o xp tem mas lá virá a altura em que dá para tudo

Pois, isso é verdade. Mas no pouco tempo que estou a usar o Ubuntu mais "a sério", tenho vindo a descobrir soluções alternativas para Ubuntu de igual qualidade. O que tem é que "custa" saber o que é que faz o que (as vezes coisas obvias passam-nos ao lado), e pormenores de instalação, passado isso, até não é tão mau quanto isso Big Grin.

ps: continuo a ser um utilizador Windows (nem que seja por questões de trabalho), e gosto do SO, mas é sempre bom ter uma alternativa fiável Smile.
URL's de Referência